Fale com o produtor

SKETCHES OF SUPREME | Tributo aos 100 anos de Miles Davis e John Coltrane

05 set - 2026 • 16:00 > 05 set - 2026 • 17:00

Evento presencial em Instituto Ling, Porto Alegre - RS

SKETCHES OF SUPREME | Tributo aos 100 anos de Miles Davis e John Coltrane

05 set - 2026 • 16:00 > 05 set - 2026 • 17:00

Evento presencial em Instituto Ling, Porto Alegre - RS

Descrição do evento

O projeto Sketches of Supreme reúne um elenco de destaque do jazz gaúcho em uma homenagem ao centenário de nascimento de duas das maiores referências da história do gênero: Miles Davis e John Coltrane. No dia 5 de setembro, às 16h, o saxofonista Ronaldo Pereira e o trompetista Bruno Silva lideram um quinteto formado também por Ras Vicente (piano), André Mendonça (contrabaixo) e Martin Estevez (bateria), interpretando algumas das principais composições desses dois mestres do jazz.


Miles e Coltrane formaram uma das parcerias mais importantes do jazz de todos os tempos. O estilo econômico de Miles unido a energia e intensidade de Coltrane deu origem a uma dupla perfeita, que começou em 1955, quando formaram seu primeiro quinteto, ao lado do pianista Red Garland, do contrabaixista Paul Chambers e do baterista Philly Joe Jones. O auge desta parceria ocorreu em 1959, com o lançamento de Kind of Blue, o disco de jazz que atingiu a maior venda da história e que mais influenciou músicos por todo o mundo. Em 1960, realizaram a última turnê juntos pela Europa e John Coltrane iniciou sua incrível carreira solo. Até hoje, são considerados duas lendas do jazz, entre as maiores que o gênero musical já produziu.


O show acontece ao ar livre, em frente ao Instituto Ling, na Rua João Caetano, com entrada gratuita.


Para comodidade do público, algumas cadeiras estarão disponíveis, mas você também pode trazer sua canga, esteira, banquinho ou cadeira. Se você tiver alguma dificuldade em permanecer em pé, recomendamos que se apresente na Recepção do centro cultural até 30 minutos antes do início da apresentação para que possamos atendê-lo melhor.


Em caso de chuva, a apresentação será transferida para o salão de eventos do Instituto Ling, sem alteração na programação.



Sobre os músicos


Ronaldo Pereira é saxofonista, arranjador, compositor e professor. Após receber cinco indicações ao Prêmio Açorianos com seu antigo grupo, o Kula Jazz, incluindo Melhor Disco Instrumental, com o álbum KULA, o artista passou a desenvolver seu projeto solo, lançando um álbum com composições próprias, “Flower of Life”, em 2020. Um dos mais importantes nomes da cena jazz de Porto Alegre, tem atuado em diversos grupos e formações. 


Bruno Silva é trompetista, natural do Rio de Janeiro, iniciou seu contato musical na Igreja com o trompetista Geovane Desidério, posteriormente estudou harmonia e improvisação com Diego Garbin. Atualmente é aluno do Conservatório da OSPA e bacharelando em Música Popular pela UFRGS. Bruno também participou de shows e gravações ao lado de grandes nomes da música comercial e instrumental brasileira, como Samuel Rosa, Rashid, Nilze Carvalho, Thiago Espirito Santo, Edu Neves, Idriss Boudriou, Rafael Rocha, Josué Lopez, entre outros


Ras Vicente é pianista, instrumentista e professor, com atuação destacada na cena instrumental gaúcha. Integra projetos como Kula Jazz, Sinatra 1915 Tribute e Original Tons, entre outros. Bacharelando em Música pelo Instituto de Artes da UFRGS, atua como músico e educador. Em sua trajetória, colaborou com diversos artistas das cenas do jazz, hip hop e reggae, frequentemente promovendo o diálogo entre esses estilos. Também desenvolveu projetos ao lado de nomes como Jorginho do Trompete, Melina Vaz, Luis Vagner e Ras Bernardo, além de integrar as bandas Sessão Viva, Motivos Óbvios, Qse, GrooV.I e Petit Poá.


André Mendonça é um dos mais destacados contrabaixistas da cena jazzística gaúcha. Participou de projetos como o Jazz Day, no Farol Santander, e integrou o Ras Vicente Quinteto na primeira edição do Cambará Jazz Festival. Atua regularmente nos principais palcos de Porto Alegre, como o Grezz e o Espaço 373, além de participar de festivais em diferentes regiões do estado.


Martin Estevez é um destacado baterista da cena jazzística do Rio Grande do Sul. Presença constante nos palcos de Porto Alegre, destaca-se pela versatilidade e pela atuação em diferentes formações musicais. Integra grupos como Kula Jazz, Quarteto Sensorial e Funkyou, transitando por diferentes estilos do jazz.



Acessibilidade:

Para deficientes visuais, é possível acessar o espaço antes do início da programação para tocar nos instrumentos. Entre em contato com nossa equipe de atendimento: [email protected] ou WhatsApp: 51 99528-2738


Duração: 60 min.


Esta programação é uma realização do Instituto Ling e Ministério da Cultura/Governo Federal, com patrocínio da Crown Embalagens. Curadoria e produção Branco Produções.  


PRONAC 254634


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Instituto Ling

Rua João Caetano, 440 Três Figueiras

Porto Alegre, RS

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Instituto Ling

Somos um Centro Cultural localizado em Porto Alegre (RS), um lugar cheio de contemporaneidade feito especialmente para acolher pessoas que desejam alimentar a alma através da busca pelo conhecimento, do descobrimento de novas perspectivas e da troca de ideias, de maneira simples e prazerosa. Nossos horários de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h30 às 20h.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.