Fale com o produtor
Ingressinho icon

O evento já encerrou...

SIMPÓSIO - DIÁLOGO COM EDUCADORES 2024

Eventos para você

SIMPÓSIO - DIÁLOGO COM EDUCADORES 2024

26 mar - 2024 • 14:30 > 27 mar - 2024 • 17:30

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

SIMPÓSIO - DIÁLOGO COM EDUCADORES 2024

26 mar - 2024 • 14:30 > 27 mar - 2024 • 17:30

Evento Online via Youtube
Evento encerrado

Descrição do evento

SIMPÓSIO - DIÁLOGO COM EDUCADORES 2024

Saúde Mental, Educação e Inclusão

 

A segunda edição do Simpósio - Diálogo com Educadores 2024, será realizada online nos dias 26 e 27 de março de 2024, das 14h às 17h30.

 

Realizado anualmente, o evento oferece informações sobre temas atuais e relevantes para o cenário educacional, contribuindo para o fortalecimento do vínculo entre escola, educadores e estudantes. Nesta edição, os conteúdos apresentados vão abordar temas como Saúde Mental, Educação e Inclusão. Acreditamos que esses diálogos podem inspirar mudanças positivas e contribuir para a promoção de ambientes educacionais saudáveis e enriquecedores.

 

O evento é uma iniciativa da Teenager, empresa com 25 anos de expertise na realização de eventos educacionais e feiras de profissões. A Teenager é também a criadora da Uniexpo - Feiras de Profissões, que já beneficiou mais de meio milhão de estudantes gratuitamente.

 

O Simpósio se estenderá por dois dias (26 e 27 de março), com a realização de dois painéis temáticos em cada dia. Os temas dos painéis são: 1) O cuidado de quem educa, 2) Educação, Diversidade e Inclusão, 3) Saúde Mental, 4) Bullying e Cyberbullying.

 

O evento é gratuito e destinado a mantenedores, diretores e educadores de escolas públicas e particulares de todo o Brasil.

 

 

> INSCREVA-SE E PARTICIPE!

*Ao lado, clique em + para selecionar seu ingresso.

 

 

>> PROGRAMAÇÃO

SIMPÓSIO - Diálogo com Educadores 2024

Saúde Mental, Educação e Inclusão

Datas: 26 e 27 de março (terça e quarta-feira)

Horário: das 14h às 17h30 (horário de Brasília)

Evento on-line, ao vivo e gratuito (não ficará gravado)

Em cada painel, os participantes receberão um certificado.

 

- 26/03 (terça-feira)

Painel 1 - O cuidado de quem educa

Painel 2 - Educação, Diversidade e Inclusão

 

- 27/03 (quarta-feira)

Painel 3 - Saúde Mental

Painel 4 - Bullying e Cyberbullying



>>> SOBRE OS PAINÉIS

 

26/03 (terça-feira) das 14h30 às 16h

PAINEL 1 - O CUIDADO DE QUEM EDUCA

Quem são os educadores no ambiente escolar? Neste painel, abordaremos a importância do olhar de cuidado e autocuidado dos educadores, discutindo como esses cuidados impactam na saúde mental, na qualidade de vida e na construção de projetos. O objetivo é promover estratégias para cuidar da saúde da escola e daqueles que desempenham um papel fundamental na formação de futuras gerações.

 

- ESCOLA SAUDÁVEL, EDUCADORES FELIZES

Dentro dos aviões, é comum ouvirmos a orientação: "Em caso de emergência, máscaras cairão sob sua cabeça. Use primeiro a máscara em você, depois no outro". A ideia é que possamos primeiro cuidar da gente para que, estando bem, possamos ajudar outras pessoas. E quando o assunto é a sala de aula, os educadores, as relações na escola? Quais são os planos de segurança e cuidado para um bom voo? A partir dessas reflexões, vou compartilhar ideias e experiências que podem ajudar você, educador(a), na importante tarefa de se cuidar para poder educar.

PALESTRANTE: Tiago Tamborini

Psicólogo e Orientador de Carreira. Pós-graduado em Psicologia Educacional e Atendimento de crianças e adolescentes, ambas pela Universidade de São Paulo (USP). Sócio-fundador da UP2U Carreira. Autor do livro: “Como educar no século XXI? O guia antipânico para pais e mães”. Professor universitário e palestrante com atuação em diferentes escolas e empresas de todo o Brasil. Consultor convidado em diferentes mídias, tendo contribuído para Editora Globo, Rede Globo TV, Editora Abril, Portal UOL, Rede Record, SBT, Rede TV, TV Gazeta, TV Cultura, entre outras.

 

- EDUCADORES NO DIVÃ - EDUCAR É PRECISO, SE CUIDAR TAMBÉM É PRECISO

Geralmente grande parte das profissões, sobretudo as de maior exposição ao risco, possuem o seu conjunto de EPIs. Mas enquanto a pessoa que educa, o que a PROTEGE quando está no exercício de sua profissão em sala de aula? A Educação não é terapia, mas pode ser terapêutica. Além de conteúdo relevante, que aponta caminhos seguros para uma boa gestão dos fatores psicossociais de risco e de proteção na educação, os participantes desta palestra refletirão a respeito de uma estratégia que priorize e favoreça o autocuidado para uma saúde mental compatível com uma vida boa, leve e mais feliz.

PALESTRANTE: Alberto Carneiro

Palestrante, Escritor, Orientador Profissional, Especialista em Orientação Vocacional pela Universidade San Isidro na Argentina. Graduado em administração de empresas com habilitação em marketing. Psico-sócio-educador pós-graduado em Terapia em Sala de Aula - Educação e Conscientização. Especialista em Logoterapia com foco na Educação. Professor no curso de Pós-Graduação no Hospital Israelita Albert Einstein nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Saúde Mental e Liderança. Aluno do último ano de graduação em Psicologia pela Unifecaf e proprietário da Habitus Desenvolvimento Humano.

 

 

26/03 (terça-feira) das 16h às 17h30

PAINEL 2 - EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO

Este painel destaca a necessidade de uma educação inclusiva e diversificada. Abordaremos a multiplicidade de alunos e famílias, incluindo temas como neurodiversidade, pluralidade e equidade. Refletiremos sobre práticas acolhedoras que atendam às necessidades de todos os estudantes.

 

- O OUTRO ESTÁ EM MIM: DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO

O outro é diferente porque somos todos diferentes, mas a construção de nossa individualidade passa por todos os outros com que vivemos. O outro está em mim, diz Paul Ricœur. Somos coletivos. O outro me ensina até o que eu não quero ser, até quando eu não concordo em nada com sua forma de pensar, agir, viver. O outro é pedagógico, diz Paulo Freire. Em tempos de bolhas e ódio que se espalham no "bios midiático" de Muniz Sodré, o outro reassume a dimensão do inferno de Jean-Paul Sartre. Olhar para o outro, compreendê-lo em seu lugar social (Djamila Ribeiro) e em seu direito à dignidade, é uma necessidade civilizatória, porque o outro é caminho para a civilização, como nos ensina Francis Wolff. Maiorias, minorias, minorias sociais (Sodré), as diferenças no contexto escolar (Richard Miskolci) e o desafio de educar-se para educar respeitando as diversidades.

PALESTRANTE: Marcos Brogna

Doutorando e Mestre em Comunicação pela Unesp. Autor do livro "Viva (e entenda) a diferença" (Editora Senac São Paulo) e co-autor da coleção "Integramundo" (Editora Tulipa), aprovada no PNLD 2020. Professor universitário há dez anos no Senac Santo Amaro, onde participa do Comitê de Diversidade e coordena Projeto de Extensão sobre Povos Originários e América Latina.  Membro do grupo de Estudos MIDIAisthesis, sobre Comunicação, Experiência Estética e Alteridade. Bacharel em Jornalismo e Especialista em Comunicação Jornalística pela Cásper Líbero, com dez anos de experiência como editor-chefe de jornal.

 

- O PAPEL DO EDUCADOR NO ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS ATÍPICAS

A escola é fundamental no desenvolvimento das crianças, não só na sua formação acadêmica, mas também humana. Mas, como receber crianças atípicas e viabilizar da melhor maneira esse desenvolvimento? E a família? Como acolher os cuidadores tão fragilizados diante do diagnóstico? Vamos conversar sobre isso com dicas práticas de atitudes que podem fazer a diferença na vida dessas crianças.

PALESTRANTE: Dra. Laís Muniz Netto

CRM 160.837 / RQE 83.715

Médica pediatra atuante nos transtornos do neurodesenvolvimento e transtorno do espectro autista (TEA). Pós-graduada em Urgência e Emergência Pediátrica pelo Hospital Albert Einstein.

 

 

- TRANSFORMANDO DESAFIOS EM OPORTUNIDADES: INCLUSÃO ESCOLAR E PARCERIAS ESTRATÉGICAS

Em uma sociedade cada vez mais consciente da importância da inclusão, esta palestra oferece um olhar abrangente sobre como construir um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo e sustentável. Através de uma abordagem que valoriza a colaboração entre escolas, clínicas especializadas e famílias, exploramos os caminhos para superar desafios e promover o sucesso acadêmico e emocional de todos os alunos. Para ilustrar os conceitos discutidos, apresentamos estudos de caso e vídeos atuais da Clínica Formare, destacando os sucessos alcançados através de uma abordagem colaborativa e centrada no aluno. Por fim, convidamos todos os interessados a se juntarem a nós neste importante movimento em direção a uma educação verdadeiramente inclusiva. Com uma mistura de insights práticos, histórias inspiradoras e recursos tangíveis, esta palestra oferece um roteiro claro e acionável para transformar ideais de inclusão em realidade tangível nas salas de aula de hoje e do futuro.

PALESTRANTE: Marina Trunci

Psicóloga, Psicopedagoga, Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, Especialista em Saúde Mental da Infância e da Adolescência, Especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Especialista em Educação Matemática para anos iniciais e Ensino Fundamental I. São 23 anos de experiência com TEA, sendo 19 anos de experiência escolar, com atuação em sala de aula e dez anos na Coordenação do Setor de Autismo de escola particular em São Paulo. São 19 anos de experiência clínica com TEA e outros transtornos do neurodesenvolvimento. São 12 anos de Supervisão de TEA e em transtornos do neurodesenvolvimento e gestão de equipes multidisciplinares. São 15 anos de experiência de Consultoria para outros estados focadas em TEA e em transtornos do neurodesenvolvimento. E 6 anos Sócia Fundadora da Clínica Formare, clínica interdisciplinar localizada em São Paulo/capital.

 

 

27/03 (quarta-feira) das 14h30 às 16h

PAINEL 3 - SAÚDE MENTAL

Com foco nos desafios contemporâneos, este painel explorará as interações entre alunos, educadores e a escola, refletindo sobre conflitos, emoções e cuidados com a saúde mental. O objetivo é fornecer estratégias para promover um ambiente escolar mais saudável.

 

- CONSTRUINDO UM AMBIENTE SAUDÁVEL NA ESCOLA PARA PROFISSIONAIS, ALUNOS E FAMÍLIAS

Em nossas vidas existem os lugares e não-lugares, esta expressão, emprestada do etnólogo e antropólogo francês Marc Augé, nos apresenta uma importante inspiração para todos que compõem o ambiente escolar. A saúde mental é o produto das interações realizadas na escola e a partir desta, com as famílias e a comunidade de seu entorno. Como preservar e aprimorar a saúde mental dos professores, funcionários, equipe de apoio, gestão, estudantes e famílias? É sobre isso que iremos conversar nesta palestra inspiradora e transformadora. Afinal de contas, saúde mental é uma construção diária, feita a partir de pensamentos e sentimentos. Sendo um dever ético de todos nós preservá-la, tanto para o andamento como para o rendimento escolar, tanto para o sucesso da escola quanto para a felicidade daqueles que nela convivem.

PALESTRANTE: Prof. Leo Fraiman

Psicoterapeuta. Especialista em Psicologia Educacional. Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP. Master em Programação Neurolinguística. É certificado em Ciência da Felicidade, pela Happiness Study Academy, do professor Tal Ben-Shahar, de Harvard. Palestrante internacional. Foi conferencista na ONU no "Simpósio Internacional Formando Lideranças Para o Desenvolvimento Futuro". Recebeu a medalha da ordem do mérito das Forças Internacionais de Paz do Brasil, pela sua contribuição à sociedade em termos de saúde mental e projetos de vida com a Metodologia OPEE, presente hoje em mais de 1.500 escolas em todo o território nacional. Em suas redes sociais, Leo alcança mensalmente mais de 5 milhões de pessoas.

 

- SAÚDE MENTAL: UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL E NECESSÁRIA

Neste encontro abordaremos os conceitos de doença e saúde e as múltiplas possibilidades de lidar com as emoções humanas. Ao compreender a saúde mental como uma construção, refletiremos sobre formas de enfrentar o sofrimento humano e buscar caminhos frutíferos para uma vida com sentido e humanizada. 

PALESTRANTE: Mariana Gonçalo

Psicóloga formada pela PUC - SP. É pós-graduada em orientação profissional pelo Instituto Pieron, mestre em psicologia e educação pela Universidade de São Paulo e possui formação em orientação de carreira pela PUC-SP.
Revisora de publicações da Metodologia OPEE – Projeto de Vida e Atitude Empreendedora pela Editora OPEE. 

 

 

27/03 (quarta-feira) das 16h às 17h30

PAINEL 4 - BULLYING E CYBERBULLYING

Dedicado à conscientização e prevenção, este painel abordará a identificação de bullying e cyberbullying, discutindo a importância da prevenção e ações para combater essas práticas. Refletiremos sobre ações de proteção que podem promover uma cultura escolar de respeito e segurança.

 

- (CYBER) BULLYING, ESCOLAS E FAMÍLIAS: PAPÉIS E RESPONSABILIDADES

Bullying, cyberbullying, violência sistemática e por que não, assédio moral? Seja qual for a terminologia utilizada, o fato é que bem representa uma das formas de violência que mais cresce no mundo. Sempre existiu, é verdade, mas com a força das novas tecnologias, ganhou um poder de perpetuidade e disseminação ainda maior. Como prevenir, agir e reagir? O que a Lei 14.811/2024 trouxe de novo para as escolas?

PALESTRANTE: Alessandra Borelli

Advogada especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, sócia do Opice Blum Advogados e da Opice Blum Academy, autora do livro Crianças e Adolescentes no Mundo Digital - orientações essenciais, Ed. Autêntica, de diversos artigos e cartilhas relacionados ao tema.

  

- BULLYING, CYBERBULLYING E SUICÍDIO: IDENTIFICAÇÃO E AÇÃO

Esta palestra abordará a conexão entre bullying, cyberbullying e riscos de suicídio em jovens, destacando sinais de alerta e estratégias de prevenção e intervenção. Direcionada a educadores, pais e profissionais de saúde, visará refletir sobre como promover ambientes seguros e oferecer suporte às vítimas.

PALESTRANTE: Karen Scavacini

Psicóloga, Mestre em saúde pública pelo Instituto Karolinska (Suécia) na área de promoção de saúde mental e prevenção do suicídio, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, fundadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio (@vitaalere), representante do Brasil da IASP (Associação Internacional para prevenção do suicídio), diretora científica da ABEPS (Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio) e da ABRASES (Associação Brasileira de Sobreviventes Enlutados pelo suicídio), Co-coordenadora de pós-graduação. Autora de livros, capítulos e palestrante no tema suicídio. Integrante do conselho científico do CVV (Centro de Valorização da Vida) e da ABRINQ.

 

- CONEXÕES DE ESPERANÇA: ESCOLA E FAMÍLIA COMO SUPORTE NA ADOLESCÊNCIA

A esperança tem sido estudada como um importante fator protetivo em saúde mental na adolescência. As situações de bullying e cyberbullying nas escolas possuem um impacto significativo no estado emocional do adolescente. Portanto, é necessário que os adultos de referência – comunidade escolar e família – se instrumentalizem para agir no cuidado e na prevenção de agravos emocionais junto ao adolescente. Oferecer espaços para o estímulo e o resgate da esperança no ambiente escolar, pode contribuir para o bem-estar e a manutenção de perspectivas de futuro saudáveis nessa faixa etária.

PALESTRANTE: Cláudia Yaísa Gonçalves da Silva

Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica. Especialista em Psicanálise. Pesquisadora sobre o desenvolvimento emocional do adolescente e do jovem.

 

 


>>>> REALIZAÇÃO

 

Fundada em 1999, a Teenager é uma empresa especializada em eventos de profissões. Há mais de 20 anos mantém relacionamento com escolas e universidades, auxiliando-as no desenvolvimento de projetos de orientação profissional direcionados aos estudantes do ensino médio.

 

A empresa nasceu com o objetivo de criar conexões entre os principais pilares envolvidos no momento da Escolha da Profissão na vida do jovem, como os pais, os educadores, as escolas e as instituições de ensino superior. Ao longo dos anos realizou e consolidou importantes eventos de incentivo profissional, contribuindo com o processo de desenvolvimento pessoal e profissional na vida de quase 1 milhão de jovens.

 

Instagram: @teenager_oficial

Facebook: TeenagerAssessoriaProfissional

Site Teenager: https://teenager.com.br/


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes
Termos e políticas

Como acessar o evento

Acesse a aba Ingressos no site ou no app Sympla disponível para iOS e Android

Selecione o evento desejado e toque no botão acessar evento

Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.

Saiba mais sobre o acesso a eventos online

Sobre o produtor

Teenager

A Teenager nasceu com o objetivo de criar conexões entre os principais pilares envolvidos no momento da Escolha da Profissão na vida do jovem, como os pais, os educadores, as escolas e as instituições de ensino superior. Ao longo dos anos realizou e consolidou importantes eventos de incentivo profissional, contribuindo com o processo de desenvolvimento pessoal e profissional na vida de quase 1 milhão de jovens.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.