26 mar - 2024 • 14:30 > 27 mar - 2024 • 17:30
26 mar - 2024 • 14:30 > 27 mar - 2024 • 17:30
SIMPÓSIO - DIÁLOGO COM
EDUCADORES 2024
Saúde Mental, Educação
e Inclusão
A
segunda edição do Simpósio - Diálogo com Educadores 2024, será realizada
online nos dias 26 e 27 de março de 2024, das 14h às 17h30.
Realizado
anualmente, o evento oferece informações sobre temas atuais e relevantes para o
cenário educacional, contribuindo para o fortalecimento do vínculo entre
escola, educadores e estudantes. Nesta edição, os conteúdos apresentados vão
abordar temas como Saúde Mental,
Educação e Inclusão. Acreditamos que esses diálogos podem inspirar mudanças
positivas e contribuir para a promoção de ambientes educacionais saudáveis e
enriquecedores.
O
evento é uma iniciativa da Teenager,
empresa com 25 anos de expertise na realização de eventos educacionais e feiras
de profissões. A Teenager é também a criadora da Uniexpo - Feiras de
Profissões, que já beneficiou mais de meio milhão de estudantes gratuitamente.
O
Simpósio se estenderá por dois dias
(26 e 27 de março), com a realização de dois painéis temáticos em cada dia. Os
temas dos painéis são: 1) O cuidado de quem educa, 2) Educação, Diversidade e
Inclusão, 3) Saúde Mental, 4) Bullying e Cyberbullying.
O
evento é gratuito e destinado a mantenedores, diretores e educadores de escolas
públicas e particulares de todo o Brasil.
> INSCREVA-SE E
PARTICIPE!
*Ao
lado, clique em + para selecionar seu ingresso.
>> PROGRAMAÇÃO
SIMPÓSIO - Diálogo com
Educadores 2024
Saúde Mental, Educação
e Inclusão
Datas: 26 e 27 de março
(terça e quarta-feira)
Horário: das 14h às 17h30
(horário de Brasília)
Evento on-line, ao vivo
e gratuito (não ficará gravado)
Em cada painel, os
participantes receberão um certificado.
- 26/03 (terça-feira)
Painel
1 - O cuidado de quem educa
Painel
2 - Educação, Diversidade e Inclusão
- 27/03 (quarta-feira)
Painel
3 - Saúde Mental
Painel
4 - Bullying e Cyberbullying
>>> SOBRE OS
PAINÉIS
26/03 (terça-feira) das 14h30 às 16h
PAINEL 1 - O CUIDADO DE QUEM EDUCA
Quem são os educadores no ambiente escolar? Neste painel, abordaremos a
importância do olhar de cuidado e autocuidado dos educadores, discutindo como
esses cuidados impactam na saúde mental, na qualidade de vida e na construção
de projetos. O objetivo é promover estratégias para cuidar da saúde da escola e
daqueles que desempenham um papel fundamental na formação de futuras gerações.
- ESCOLA SAUDÁVEL, EDUCADORES FELIZES
Dentro dos aviões, é
comum ouvirmos a orientação: "Em caso de emergência, máscaras cairão sob
sua cabeça. Use primeiro a máscara em você, depois no outro". A ideia é
que possamos primeiro cuidar da gente para que, estando bem, possamos ajudar
outras pessoas. E quando o assunto é a sala de aula, os educadores, as relações
na escola? Quais são os planos de segurança e cuidado para um bom voo? A partir
dessas reflexões, vou compartilhar ideias e experiências que podem ajudar você,
educador(a), na importante tarefa de se cuidar para poder educar.
PALESTRANTE: Tiago Tamborini
Psicólogo e Orientador de Carreira. Pós-graduado
em Psicologia Educacional e Atendimento de crianças e adolescentes, ambas pela
Universidade de São Paulo (USP). Sócio-fundador da UP2U Carreira. Autor do
livro: “Como educar no século XXI? O guia antipânico
para pais e mães”. Professor universitário e palestrante com atuação em
diferentes escolas e empresas de todo o Brasil. Consultor convidado em
diferentes mídias, tendo contribuído para Editora Globo, Rede Globo TV, Editora
Abril, Portal UOL, Rede Record, SBT, Rede TV, TV Gazeta, TV Cultura, entre
outras.
- EDUCADORES NO DIVÃ - EDUCAR É PRECISO, SE CUIDAR TAMBÉM É
PRECISO
Geralmente grande parte das
profissões, sobretudo as de maior exposição ao risco, possuem o seu conjunto de
EPIs. Mas enquanto a pessoa que educa, o que a PROTEGE quando está no exercício
de sua profissão em sala de aula? A Educação não é terapia, mas pode ser
terapêutica. Além de conteúdo relevante, que aponta caminhos seguros para uma
boa gestão dos fatores psicossociais de risco e de proteção na educação, os
participantes desta palestra refletirão a respeito de uma estratégia que
priorize e favoreça o autocuidado para uma saúde mental compatível com uma vida
boa, leve e mais feliz.
Palestrante, Escritor, Orientador Profissional,
Especialista em Orientação Vocacional pela Universidade San Isidro na
Argentina. Graduado em administração de empresas com habilitação em marketing.
Psico-sócio-educador pós-graduado em Terapia em Sala de Aula - Educação e
Conscientização. Especialista em Logoterapia com foco na Educação. Professor no
curso de Pós-Graduação no Hospital Israelita Albert Einstein nas
disciplinas de Gestão de Pessoas, Saúde Mental e Liderança. Aluno do último ano
de graduação em Psicologia pela Unifecaf e proprietário da Habitus
Desenvolvimento Humano.
26/03 (terça-feira) das 16h às 17h30
PAINEL 2 - EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Este painel destaca a necessidade de uma educação inclusiva e
diversificada. Abordaremos a multiplicidade de alunos e famílias, incluindo
temas como neurodiversidade, pluralidade e equidade. Refletiremos sobre
práticas acolhedoras que atendam às necessidades de todos os estudantes.
- O OUTRO ESTÁ EM MIM: DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO
O outro é diferente porque somos todos diferentes, mas a
construção de nossa individualidade passa por todos os outros com que vivemos.
O outro está em mim, diz Paul Ricœur. Somos coletivos. O outro me ensina até o
que eu não quero ser, até quando eu não concordo em nada com sua forma de
pensar, agir, viver. O outro é pedagógico, diz Paulo Freire. Em tempos de
bolhas e ódio que se espalham no "bios midiático" de Muniz Sodré, o
outro reassume a dimensão do inferno de Jean-Paul Sartre. Olhar para o outro,
compreendê-lo em seu lugar social (Djamila Ribeiro) e em seu direito à
dignidade, é uma necessidade civilizatória, porque o outro é caminho para a
civilização, como nos ensina Francis Wolff. Maiorias, minorias, minorias
sociais (Sodré), as diferenças no contexto escolar (Richard Miskolci) e o
desafio de educar-se para educar respeitando as diversidades.
PALESTRANTE: Marcos Brogna
Doutorando e Mestre em Comunicação
pela Unesp. Autor do livro "Viva (e entenda) a diferença" (Editora
Senac São Paulo) e co-autor da coleção "Integramundo" (Editora
Tulipa), aprovada no PNLD 2020. Professor universitário há dez anos no Senac
Santo Amaro, onde participa do Comitê de Diversidade e coordena Projeto de
Extensão sobre Povos Originários e América Latina. Membro do grupo
de Estudos MIDIAisthesis, sobre Comunicação, Experiência Estética e Alteridade.
Bacharel em Jornalismo e Especialista em Comunicação Jornalística pela
Cásper Líbero, com dez anos de experiência como editor-chefe de jornal.
- O PAPEL DO EDUCADOR NO ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS ATÍPICAS
A escola é fundamental no desenvolvimento das crianças, não só na sua
formação acadêmica, mas também humana. Mas, como receber crianças atípicas e
viabilizar da melhor maneira esse desenvolvimento? E a família? Como acolher os
cuidadores tão fragilizados diante do diagnóstico? Vamos conversar sobre isso
com dicas práticas de atitudes que podem fazer a diferença na vida dessas
crianças.
PALESTRANTE: Dra. Laís Muniz Netto
CRM 160.837 / RQE 83.715
Médica pediatra atuante nos
transtornos do neurodesenvolvimento e transtorno do espectro autista (TEA).
Pós-graduada em Urgência e Emergência Pediátrica pelo Hospital Albert Einstein.
- TRANSFORMANDO DESAFIOS EM OPORTUNIDADES: INCLUSÃO ESCOLAR E PARCERIAS
ESTRATÉGICAS
Em uma sociedade cada vez mais
consciente da importância da inclusão, esta palestra oferece um olhar abrangente
sobre como construir um ambiente educacional verdadeiramente inclusivo e
sustentável. Através de uma abordagem que valoriza a colaboração entre escolas,
clínicas especializadas e famílias, exploramos os caminhos para superar
desafios e promover o sucesso acadêmico e emocional de todos os alunos. Para
ilustrar os conceitos discutidos, apresentamos estudos de caso e vídeos atuais
da Clínica Formare, destacando os sucessos alcançados através de uma abordagem
colaborativa e centrada no aluno. Por fim, convidamos todos os interessados a
se juntarem a nós neste importante movimento em direção a uma educação
verdadeiramente inclusiva. Com uma mistura de insights práticos, histórias
inspiradoras e recursos tangíveis, esta palestra oferece um roteiro claro e
acionável para transformar ideais de inclusão em realidade tangível nas salas
de aula de hoje e do futuro.
PALESTRANTE: Marina Trunci
Psicóloga,
Psicopedagoga, Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento, Especialista em Saúde
Mental da Infância e da Adolescência, Especialista em Análise do Comportamento
Aplicada (ABA), Especialista em Educação Matemática para anos iniciais e Ensino
Fundamental I. São 23 anos de experiência com TEA, sendo 19 anos de
experiência escolar, com atuação em sala de aula e dez anos na Coordenação
do Setor de Autismo de escola particular em São Paulo. São 19 anos de
experiência clínica com TEA e outros transtornos do neurodesenvolvimento. São
12 anos de Supervisão de TEA e em transtornos do neurodesenvolvimento e
gestão de equipes multidisciplinares. São 15 anos de experiência de Consultoria
para outros estados focadas em TEA e em transtornos do
neurodesenvolvimento. E 6 anos Sócia Fundadora da Clínica Formare, clínica
interdisciplinar localizada em São Paulo/capital.
27/03 (quarta-feira) das 14h30 às 16h
PAINEL 3 - SAÚDE MENTAL
Com foco nos desafios contemporâneos, este painel explorará as
interações entre alunos, educadores e a escola, refletindo sobre conflitos,
emoções e cuidados com a saúde mental. O objetivo é fornecer estratégias para
promover um ambiente escolar mais saudável.
- CONSTRUINDO UM AMBIENTE SAUDÁVEL NA ESCOLA PARA
PROFISSIONAIS, ALUNOS E FAMÍLIAS
Em
nossas vidas existem os lugares e não-lugares, esta expressão, emprestada do
etnólogo e antropólogo francês Marc Augé, nos apresenta uma importante
inspiração para todos que compõem o ambiente escolar. A saúde mental é o
produto das interações realizadas na escola e a partir desta, com as famílias e
a comunidade de seu entorno. Como preservar e aprimorar a saúde mental dos
professores, funcionários, equipe de apoio, gestão, estudantes e famílias? É
sobre isso que iremos conversar nesta palestra inspiradora e transformadora.
Afinal de contas, saúde mental é uma construção diária, feita a partir de
pensamentos e sentimentos. Sendo um dever ético de todos nós preservá-la, tanto
para o andamento como para o rendimento escolar, tanto para o sucesso da escola
quanto para a felicidade daqueles que nela convivem.
PALESTRANTE: Prof. Leo Fraiman
Psicoterapeuta.
Especialista em Psicologia Educacional. Mestre em Psicologia Escolar e do
Desenvolvimento Humano pela USP. Master em Programação Neurolinguística. É
certificado em Ciência da Felicidade, pela Happiness Study Academy, do
professor Tal Ben-Shahar, de Harvard. Palestrante internacional. Foi
conferencista na ONU no "Simpósio Internacional Formando Lideranças Para o
Desenvolvimento Futuro". Recebeu a medalha da ordem do mérito das Forças
Internacionais de Paz do Brasil, pela sua contribuição à sociedade em termos de
saúde mental e projetos de vida com a Metodologia OPEE,
presente hoje em mais de 1.500 escolas em todo o território nacional.
Em suas redes sociais, Leo alcança mensalmente mais de 5 milhões de pessoas.
- SAÚDE MENTAL: UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL E
NECESSÁRIA
Neste encontro abordaremos os conceitos de
doença e saúde e as múltiplas possibilidades de lidar com as emoções humanas.
Ao compreender a saúde mental como uma construção, refletiremos sobre formas de
enfrentar o sofrimento humano e buscar caminhos frutíferos para uma vida com
sentido e humanizada.
PALESTRANTE: Mariana Gonçalo
Psicóloga formada
pela PUC - SP. É pós-graduada em orientação profissional pelo Instituto Pieron,
mestre em psicologia e educação pela Universidade de São Paulo e possui
formação em orientação de carreira pela PUC-SP.
Revisora de publicações da Metodologia OPEE – Projeto de Vida e Atitude
Empreendedora pela Editora OPEE.
27/03 (quarta-feira) das 16h às 17h30
PAINEL 4 - BULLYING E CYBERBULLYING
Dedicado à conscientização e prevenção, este painel abordará a
identificação de bullying e cyberbullying, discutindo a importância da
prevenção e ações para combater essas práticas. Refletiremos sobre ações de
proteção que podem promover uma cultura escolar de respeito e segurança.
- (CYBER) BULLYING, ESCOLAS E FAMÍLIAS: PAPÉIS E
RESPONSABILIDADES
Bullying, cyberbullying, violência sistemática e
por que não, assédio moral? Seja qual for a terminologia utilizada, o fato é
que bem representa uma das formas de violência que mais cresce no mundo. Sempre
existiu, é verdade, mas com a força das novas tecnologias, ganhou um poder de
perpetuidade e disseminação ainda maior. Como prevenir, agir e reagir? O que a
Lei 14.811/2024 trouxe de novo para as escolas?
PALESTRANTE: Alessandra Borelli
Advogada
especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, sócia do Opice Blum
Advogados e da Opice Blum Academy, autora do livro Crianças e Adolescentes no
Mundo Digital - orientações essenciais, Ed. Autêntica, de diversos artigos e
cartilhas relacionados ao tema.
- BULLYING, CYBERBULLYING E SUICÍDIO: IDENTIFICAÇÃO E AÇÃO
Esta palestra abordará a conexão entre bullying,
cyberbullying e riscos de suicídio em jovens, destacando sinais de alerta e
estratégias de prevenção e intervenção. Direcionada a educadores, pais e
profissionais de saúde, visará refletir sobre como promover ambientes seguros e
oferecer suporte às vítimas.
PALESTRANTE: Karen Scavacini
Psicóloga, Mestre em saúde pública pelo
Instituto Karolinska (Suécia) na área de promoção de saúde mental e prevenção
do suicídio, Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela
USP, fundadora do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio
(@vitaalere), representante do Brasil da IASP (Associação Internacional para
prevenção do suicídio), diretora científica da ABEPS (Associação Brasileira de
Estudos e Prevenção do Suicídio) e da ABRASES (Associação Brasileira de
Sobreviventes Enlutados pelo suicídio), Co-coordenadora de pós-graduação.
Autora de livros, capítulos e palestrante no tema suicídio. Integrante do
conselho científico do CVV (Centro de Valorização da Vida) e da ABRINQ.
- CONEXÕES DE ESPERANÇA: ESCOLA E
FAMÍLIA COMO SUPORTE NA ADOLESCÊNCIA
A esperança
tem sido estudada como um importante fator protetivo em saúde mental na
adolescência. As situações de bullying e cyberbullying nas escolas possuem um
impacto significativo no estado emocional do adolescente. Portanto, é
necessário que os adultos de referência – comunidade escolar e família – se
instrumentalizem para agir no cuidado e na prevenção de agravos emocionais
junto ao adolescente. Oferecer espaços para o estímulo e o resgate da esperança
no ambiente escolar, pode contribuir para o bem-estar e a manutenção de
perspectivas de futuro saudáveis nessa faixa etária.
PALESTRANTE: Cláudia Yaísa Gonçalves da Silva
Psicóloga. Doutora em Psicologia Clínica.
Especialista em Psicanálise. Pesquisadora sobre o desenvolvimento emocional do
adolescente e do jovem.
>>>> REALIZAÇÃO
Fundada
em 1999, a Teenager é uma
empresa especializada em eventos de profissões. Há mais de 20 anos mantém
relacionamento com escolas e universidades, auxiliando-as no desenvolvimento de
projetos de orientação profissional direcionados aos estudantes do ensino
médio.
A
empresa nasceu com o objetivo de criar conexões entre os principais pilares
envolvidos no momento da Escolha da Profissão na vida do jovem, como os pais,
os educadores, as escolas e as instituições de ensino superior. Ao longo dos
anos realizou e consolidou importantes eventos de incentivo profissional,
contribuindo com o processo de desenvolvimento pessoal e profissional na vida
de quase 1 milhão de jovens.
Instagram: @teenager_oficial
Facebook:
TeenagerAssessoriaProfissional
Site Teenager: https://teenager.com.br/
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesSelecione o evento desejado e toque no botão acessar evento
Pronto! O link de acesso também será enviado para você por email.
Teenager
A Teenager nasceu com o objetivo de criar conexões entre os principais pilares envolvidos no momento da Escolha da Profissão na vida do jovem, como os pais, os educadores, as escolas e as instituições de ensino superior. Ao longo dos anos realizou e consolidou importantes eventos de incentivo profissional, contribuindo com o processo de desenvolvimento pessoal e profissional na vida de quase 1 milhão de jovens.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.