ÁRIA - Ana Salvagni e Ricardo Henrique - voz e violão
O duo, que estreou em 2023, apresenta este trabalho dedicado à canção, ou ária, que, em sentido amplo, é o nome que se dá a uma peça escrita para voz solista com acompanhamento instrumental. Neste show, o duo traz a Ária pelos caminhos da canção brasileira em diversos formatos, expandindo também suas fronteiras temporais e culturais, e reafirmando a força interpretativa do encontro entre o canto e o violão.
O espetáculo celebra alguns dos compositores que são a alma e o alicerce da nossa música, além de ampliar seus limites e chegar a outros ritmos e estilos: Dorival Caymmi, João do Vale, Heitor Villa-Lobos, Fátima Guedes, Elomar Figueira Mello, Alaíde Costa e até Claudio Monteverdi (Itália, 1567-1643), entre outros.
Ana Salvagni é cantora, regente, poeta e professora de canto. Tem bacharelado em Regência pela Unicamp e já atuou com grandes nomes da música em Campinas e São Paulo, dentre eles, José Eduardo Gramani, Patrícia Gatti, Paulo Freire, Edmilson Capelupi e Eduardo Lobo. Em 2019 apresentou-se em show comemorativo aos seus 25 anos de carreira no Teatro Castro Mendes. É regente dos grupos: Coral Volare, Coral da Quinta, e Madrigal a Tempo. Publicou os livros de poesia: “Janela Sem Tranca”, “Fotos do Espelho” e “Oratório”. CDs gravados: “Ana Salvagni”, “Avarandado”, “Alma Cabocla” e “Canção do Amor Distante”. O próximo disco, “Ária”, em parceria com o violonista Ricardo Henrique, encontra-se em fase de produção.
Ricardo Henrique é Bacharel em Violão (Unicamp), mestre e doutorando em Música (USP São Paulo), atua na música clássica e popular, realizou trabalhos com SESC Campinas, SESC Interlagos, SESI Araraquara, Circuito Cpfl Parklett Musical, entre outros. Como docente, foi professor nos cursos de Música da Universidade Estadual da Integração latino-americana (Unila) e do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), além de professor auxiliar de graduação na Unicamp e USP nas disciplinas de Harmonia, Composição e Contraponto.