Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Seminário Personagens da Guerra pela Independência do Brasil na Bahia

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Seminário Personagens da Guerra pela Independência do Brasil na Bahia

12 jul - 2023 • 14:00 > 13 jul - 2023 • 18:00

 

Descrição do evento

 

Em mais uma agenda de comemorações do Bicentenário do 2 de Julho, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia realizará nos dias 12 e 13 de julho/23, das 14h às 18h, o seminário sobre os “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil na Bahia”. No encontro estarão professores, historiadores e pesquisadores que irão discorrer sobre os personagens atuantes nas tensões que culminaram no 2 de Julho de 1823. As apresentações do Coral da Polícia Militar da Bahia,da Banda Marcial da Escola Municipal da Palestina, além de exposições e vídeos sobre a maior festa cívica baiana integram a programação do evento.

Os caminhos do litoral, Recôncavo Baiano e sertão, com seus heróis e heroínas, espaços de conflitos e o desenrolar das ações no pós independência serão descortinados pelos pesquisadores convidados Clara Ferrão, Felipe Brito, Jair Cardoso, Jorge Ramos, José Dirson Argolo, Mariana Farias, Miguel Teles, Raimundo Marins e Rafael Dantas, que coordenará os trabalhos.

Entre os personagens que serão apresentados, juntamente com a problematização dos documentos existentes, destacam-se: Joana Angélica de Jesus (1761 – 1822), residente em Salvador Bahia, no Convento da Lapa, onde foi ferida por soldados portugueses em fevereiro de 1822, falecendo no dia seguinte. Maria Quitéria de Jesus (1792 -1853), combatente, no Batalhão dos Periquitos, durante os conflitos no processo de Independência da Bahia; Maria Felipa de Oliveira (- 1873) marisqueira, pescadora imortalizada pelas narrativas populares da Ilha de Itaparica e escritos de Ubaldo Osório e Xavier Marques; Encourados de Pedrão; João das Botas; Madeira de Melo, LordCochrane e outros tantos que compuseram o corpo de combatentes, comandantes e articuladores durante o processo. Os especialistas também irão abordar a participação dos africanos, afro-brasileiros e indígenas, refletindo sobre a colaboração destes segmentos na Guerra de Independência, bem como na construção de sua respectiva representação, especialmente nas manifestações presentes no Cortejo Festivo do Dois de Julho.

O público também poderá conferir três exposições no Instituto: uma com os acervos da Casa da Bahia, que apresentam alguns dos personagens da Guerra pela Independência, livros e documentos; Fotografias de Miguel Teles sobre os Encourados de Pedrão e a mostra “Dois de Julho: Bicentenário da Independência da Bahia”, com imagens da Coleção Flávia e Frank Abubakir, com detalhes da história do Bicentenário. 

A inscrição é gratuita e pode ser feita diretamente no site do www.ighb.org.br ou peloSympla. Haverá transmissão ao vivo pelo canal youtube.com/ighbba. O seminário tem apoio financeiro da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e realização do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (uma das entidades apoiadas pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura). 

Saiba mais:

Em 2 de Julho de 1823 tropas e populares entraram pelos caminhos que direcionavam ao centro político e religioso da antiga Cidade do Salvador. Entre a terra batida e a poeira que se levantava, homens e mulheres davam mais um passo no desfecho de um dos eventos decisivos no processo de independência do Brasil.

 

Percorrendo a Lapinha, Soledade até chegar ao Terreiro de Jesus, o povo deu a tônica do que mais tarde se tornou uma das festas mais importantes da Bahia: o Dois de Julho, com o Caboclo e a Cabocla. Passado e presente unem-se no ano de 2023, quando dos duzentos anos da data magna do Estado e uma das datas mais importantes da configuração política e geográfica do Brasil ao longo do século XIX.

 

Para além da suntuosidade festiva, refletida no frenesi das comemorações, das ânsias e ensejos do pós-guerra, da morte presente nas águas e em terra, o processo de independência da Bahia revela todo um panorama do século XIX, em diálogo com o Atlântico, América, Portugal e Europa; seus conflitos, rupturas e permanências. Faces de um povo e seus projetos de conquista de liberdade, consagrados ou vilipendiados, peça insigne no que se tornou a Bahia e o Brasil.  

 

Com o intuito de lembrar o Processo de Independência da Bahia e o 2 de Julho de 1823, em seus 200 anos em 2023, o IGHB – desde abril deste ano, apresenta diversas ações que se somam as comemorações dos 100 anos de sua sede, inaugurada em 1923 para celebrar o centenário da Independência.

 

SERVIÇO

Seminário “Personagens da Guerra pela Independência do Brasil na Bahia”

12 e 13 de julho, das 14h às 18h

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

Inscrição gratuita: www.ighb.org.br

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA

Avenida Joana Angélica, 43, Em frente ao Shopping Center Lapa , Nazaré

Salvador, BA

Termos e políticas

Sobre o produtor

Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

O IGHB é uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora