29 jan - 2026 • 08:00 > 29 jan - 2026 • 14:30
29 jan - 2026 • 08:00 > 29 jan - 2026 • 14:30
Seminário
"O Estado da Arte da Educação Ambiental no Amazonas"
Em alusão ao Dia Mundial da Educação Ambiental, celebrado em 26 de janeiro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) realizam, no dia 29 de janeiro, o Seminário “O Estado da Arte da Educação Ambiental no Amazonas”, no Auditório da Ciência, no campus I do INPA, em Manaus.
O evento reunirá educadores, pesquisadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil com o objetivo de promover uma reflexão qualificada sobre os avanços, desafios e perspectivas da educação ambiental no estado do Amazonas, considerando o cenário atual de intensificação dos debates ambientais em nível local, nacional e internacional.
O Dia Mundial da Educação Ambiental tem sua origem no Encontro Internacional de Educação Ambiental, realizado em 1975, em Belgrado. Como legado do evento, foi elaborada a Carta de Belgrado, que estabeleceu princípios fundamentais para a educação ambiental, reconhecendo-a como um processo permanente, interdisciplinar e essencial para a construção de sociedades mais justas, conscientes e sustentáveis. Desde então, a data passou a simbolizar a importância da educação como instrumento estratégico para enfrentar os desafios ambientais globais.
No contexto amazônico, a realização do seminário ganha especial relevância. A Amazônia ocupa papel central nas discussões sobre mudanças climáticas, conservação da biodiversidade, justiça socioambiental e desenvolvimento sustentável. Ao mesmo tempo, enfrenta desafios históricos relacionados à pressão sobre os recursos naturais, às desigualdades sociais e à necessidade de fortalecer políticas públicas que dialoguem com as realidades locais e regionais.
Ao propor um debate sobre o estado da arte da educação ambiental no Amazonas, o seminário visa convidar e desafiar os participantes a produzirem ideias e estratégias que contribuam para o fortalecimento da Política Estadual de Educação Ambiental do Amazonas (PEEA-AM) de 2012, que se encontra em processo de revisão na Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental (CIEA-AM). Ao mesmo tempo em que, pretende estimular diálogos integrativos, parcerias institucionais e estratégias integradas de educação ambiental no município e no estado, com participação do Diretor do Departamento de Educação Ambiental e Cidadania da Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Prof. Dr. Marcos Sorrentino.
A realização conjunta do evento pela Semmas e pelo INPA reforça o compromisso das instituições com a promoção da educação ambiental como eixo estruturante das políticas públicas e da produção de conhecimento, reconhecendo a educação como ferramenta fundamental para a formação de cidadãos críticos e para a construção de um futuro mais sustentável para o Amazonas.
PROGRAMAÇÃO
8h00 – 8h30 | Credenciamento |
8h35 – 9h05 | Abertura Oficial |
9h05 – 9h35 | Palestra de Alinhamento Prof. Dr. Henrique dos Santos Pereira, Diretor do INPA |
9h40- 10h40 | Painel 1: Estado da Arte da Educação Ambiental no Brasil Prof. Dr Marcos Sorrentino – DEA/MMA Profa. Maria Henriqueta Raymundo – ANPPEA/ MonitoraEA Palestras Virtuais |
10h40 – 11h10 | Painel 2: Estado da Arte da Educação Ambiental no Amazonas Representante da Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental do Amazonas (CIEA-AM) |
11:10 às 12:20 | Intervalo para Brunch e Diálogos Livres |
12h25 - 13h05 | Painel 3: Estado da Arte da Educação Ambiental em Manaus Prof. Arone do Nascimento Bentes, Subsecretário de Gestão Educacional (SEMED) Eriany da Silva Paiva Souza, Diretora do Departamento de Arborização e Sustentabilidade (SEMMAS) |
13h:05 às 13h35 | Estratégias: “Construindo o mapa do caminho da Educação Ambiental no Amazonas”. Profa. Dra. Genoveva C. de Azevedo (LAPSEA/INPA) Profa. Dra. Luiza Magalli Pinto Henriques - Coordenara Geral – CGEE |
13h35 - 14h30 | Plenária e Encaminhamentos 1. Socialização das Estratégias 2. Votação da data do II Seminário 3. Criação de Grupo de Trabalho – para organizar o II Seminário |
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Bem-Te-VI, s/n Petrópolis
Manaus, AM
SEMMAS - MANAUS
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.