Sem conexão com a internet
Login
O evento já encerrou...
SEMINÁRIO MINAS NO PLURAL: AS HISTÓRIAS DE MUITAS PESSOAS, NO UNIVERSO DE TODAS
Carregando recomendações...
SEMINÁRIO MINAS NO PLURAL: AS HISTÓRIAS DE MUITAS PESSOAS, NO UNIVERSO DE TODAS

Descrição do evento

A leitura e a escrita são direitos de todas as pessoas e devem se afirmar nas políticas públicas de Cultura e Educação. Nas ações para a garantia de acesso a livros e para a promoção de condições culturais, sociais e econômicas para ler e escrever, faz-se necessária uma mobilização genuína para a construção de uma sociedade mais diversa e inclusiva, em que a diversidade constitua, mais que discurso, um compromisso coletivo de pessoas, instituições e governos.

O Seminário  AS HISTÓRIAS DE MUITAS PESSOAS, NO HORIZONTE DE TODAS é um convite do Instituto Periférico e da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais à reflexão e a trocas de experiências sobre acessibilidade para pessoas com deficiências em bibliotecas e equipamentos culturais. 

 

9h30: Conferência O DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA À LEITURA E A BENS CULTURAIS

Carla Mauch (São Paulo)

Mediação: Cleide Fernandes (Belo Horizonte)

 

Carla Mauch é pedagoga, com especialização em Deficiência Intelectual, pós-graduação em Tecnologia Assistiva e mestrado em Psicologia da Educação. É coordenadora da Mais Diferenças, OSCIP que atua com Educação e Cultura Inclusivas. Atua em projetos sobre direito ao livro, à leitura e à literatura, tais como: pesquisa e produção de livros em múltiplos formatos, formação de mediadores de leitura, formação de leitores com e sem deficiências. Participa de diversas redes e coalizões em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Cleide Fernandes é bibliotecária e gestora na Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Desde 2006 desenvolve projetos de incentivo à leitura para pessoas com deficiência. Atualmente coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais. Cursa especialização em Audiodescrição na PUC Minas, com ênfase na acessibilidade na Cultura. Atualmente coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais.

 

14h30: Mesa de Debate: DISCURSOS E PRECONCEITOS: BIBLIOTECAS PARA QUEM?

 

Brisa Marques (Belo Horizonte)

Sônia Caldas Pessoa (Belo Horizonte)

Mediação: Wander Ferreira (Belo Horizonte)

 

Brisa Marques é performer, jornalista, curadora, escritora e letrista. É autora dos livros Entre as veias de fato e corpo-concreto. Criou e apresentou os programas Cardápio Cultural, exibido pela BH News; Ação ilimitada, na Rede Minas; Casa aberta, Lusofonia, os vários sons da língua portuguesa, Disco de pelúcia e Estúdio vivo, exibidos pela Rádio Inconfidência, da qual foi também Diretora Artística.

 

 

Sônia Caldas Pessoa é doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG, com estágio pós-doutoral na Université Paris Est-Crèteil / Le Céditec. É professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG, e co-coordenadora do Afetos: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Acessibilidade e Vulnerabilidades (www.afetos.com) e da Web Rádio Terceiro Andar. É autora, entre outras publicações, do livro Imaginários sociodiscursivos sobre a deficiência: experiências e partilhas (PPGCOM, 2018).

 

Wander Ferreira é graduado em Biblioteconomia pela UFMG, pós-graduado em Literatura Infantil e Juvenil e contação de histórias pela FATUM Curitiba, bibliotecário da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte / Fundação Municipal de Cultura e mediador de leitura.

 

16h30: Mesa de Debate: EQUIPAMENTOS CULTURAIS PARA TODAS AS PESSOAS

 

Carlito Homem de Sá (Belo Horizonte)

Gleison Fernandes de Faria (Itaúna)

Iracema Carmo Machado / Instituto Viva Down (Belo Horizonte)

Mediação:  Alexandro Lima (Belo Horizonte)

 

Carlito Homem de Sá é bacharel em Letras pela UFMG e servidor público do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. É leitor voraz e frequentador do Setor Braille da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

 

Iracema Carmo Machado é fundadora e gestora social do Instituto Viva Down, uma associação sem fins lucrativos fundada em janeiro de 2018 com o objetivo de ampliar as possibilidades e melhorar a qualidade de vida das famílias e pessoas com Síndrome de Down.


Gleison Fernandes de Faria é bacharel em Ciência da Computação e inventor do Teclado Inteligente Multifuncional (TIX).

 

Alexandro Lima é graduado em Letras pela PUC Minas e pós-graduado em Biblioteconomia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências do Alto Paranaíba. Ministra aulas de inglês, de leitura e escrita braille e de informática para pessoas com deficiência visual. Atua como revisor braille no Setor Braille da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. 

Local

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Praça da Liberdade, 21, Savassi

Belo Horizonte, MG

Ver no mapa
Termos e políticas

Sobre o organizador

Instituto Periférico

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o organizador.