Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Seminário Menos Tela, Mais Brincar

Carregando recomendações...

Seminário Menos Tela, Mais Brincar

27 mai - 2026 • 09:05 > 27 mai - 2026 • 16:00

Evento encerrado

Seminário Menos Tela, Mais Brincar

27 mai - 2026 • 09:05 > 27 mai - 2026 • 16:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Seminário Menos Telas, Mais Brincar

O Museu dos Brinquedos e a Defensoria Pública de Minas Gerais convidam famílias, educadores, profissionais da rede de proteção, estudantes e comunidade em geral para o Seminário Menos Telas, Mais Brincar, um encontro dedicado à reflexão sobre os impactos do uso excessivo de telas na infância e à valorização do brincar como direito, experiência de desenvolvimento, convivência e cuidado.

Em um tempo em que a vida digital ocupa cada vez mais espaço no cotidiano das crianças, o seminário propõe uma escuta atenta e qualificada sobre os desafios vividos por famílias, escolas e comunidades. A programação reunirá especialistas, profissionais de diferentes áreas e experiências práticas para discutir caminhos possíveis para uma infância com mais presença, vínculo, movimento, natureza, criatividade e brincadeira.

Mais do que um evento formativo, o seminário é um convite à construção coletiva de compromissos com a infância, reconhecendo que o brincar é essencial para o desenvolvimento integral das crianças e que sua proteção é uma responsabilidade compartilhada entre família, sociedade e poder público.

  • Público-alvo: pais, mães, responsáveis, educadores, profissionais da saúde, assistência social, cultura, rede de proteção, estudantes e comunidade em geral.
  • Ingresso: mediante inscrição prévia pelo Sympla.
  • Vagas limitadas.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

Manhã — Direitos, convivência, telas, cuidado e brincar

8h30–9h00 | Credenciamento e acolhida brincante:

Recepção dos participantes com uma breve vivência brincante, criando um ambiente de presença, encontro e disponibilidade para o tema.

9h00 – 9h20 | Mesa de abertura institucional

Abertura com representantes da Defensoria Pública de Minas Gerais — DPMG, do Museu dos Brinquedos — MuBrinc e de parceiros estratégicos convidados.

9h20–09h50 | Palestra 1

Direitos de crianças e adolescentes no ambiente digital: proteção integral, responsabilidades e caminhos de prevenção

Palestrante: Dra. Eden Mattar
Defensora Pública Titular da 1ª Defensoria Pública dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes

Síntese: A palestra aborda a importância da proteção integral de crianças e adolescentes no ambiente digital, como um pacto coletivo e comprometimento individual.

09h50–10h20 | Palestra 2

Quando a tela ocupa o lugar do encontro: convivência, pertencimento e isolamento na infância e adolescência

Palestrante: Dra. Renata Maria Silva Santos — pesquisadora com produção sobre tempo de tela e saúde mental

Doutorado em Medicina Molecular // 2020 - 2023- Universidade Federal de Minas Gerais

Título: Associações entre tempo de tela e saúde mental no ciclo vital

Orientador: Marco Aurélio Romano Silva. Coorientador: Debora Marques de Miranda. 

Síntese: A palestra discute como o uso intensivo de telas pode impactar a convivência, o pertencimento, a saúde mental, as relações presenciais e a vida comunitária de crianças e adolescentes.

10h20–10h40 | Intervalo

10h40–11h | Sofá para as crianças

Tema: Quando a Criança fala, a gente aprende
Crianças: participação de crianças convidadas 

Síntese: Um momento de escuta e protagonismo infantil para compreender, pelo olhar das crianças, como as telas interferem (ou não) na convivência, no brincar e nas relações do dia a dia. A atividade produz recomendações diretas para famílias e educadores sobre presença, combinados possíveis e criação de espaços de encontro, reforçando o brincar como direito e como experiência de vínculo e comunidade.


10h40–11h | Palestra 3

Tema: Reaprendendo a estar juntos: pactos de presença para que a tela não substitua o encontro.

Palestrante: Valéria Zacharias

Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Universidade FUMEC (1986) e mestrado em Letras (área de concentração Linguística Aplicada - Linguagem e tecnologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013). Atualmente, é supervisora do Ensino Fundamental, ano 1 do Colégio Santo Agostinho. Tem experiência na formação de professores e no uso das tecnologias digitais em ambientes de aprendizagem. Dedica-se ao estudo da infância e aos processos de ensino e aprendizagem. 

Síntese:  compartilhar a transformação Em um cotidiano marcado pela hiperconexão e pelo tempo fragmentado, e uma agenda cheia a palestra propõe caminhos práticos para reconstruir presença e convivência em casa e na escola. A partir dos impactos do pertencimento frustação, coordenação, falta de saber do brincar, no dia a dia escolar e como o brincar pode ser uma ferramenta para recuperar isso perdido, como escolas e família podem estar juntos para reverter isso.

11h30–12h | Palestra 4

Brincar é coisa séria: presença, vínculo e aprendizagem na infância e adolescência

Palestrante:
Tatiana de Azevedo Camargo
Diretora Executiva do Museu dos Brinquedos

Síntese:
A palestra apresenta o brincar como linguagem fundamental da infância, direito, cultura, patrimônio e experiência de convivência, reforçando que reduzir telas também significa ampliar presença, vínculo, imaginação e experiências coletivas.

12h20–13h20 | Almoço

Tarde — Corresponsabilidade, pactos e soluções práticas

13h30–14h | Laboratório de Soluções

Corresponsabilidade em ação: o que cada um faz — e como fazer junto

Mediação:

  • Dra. Thaisa Braga - DPMG

  • Tatiana de Azevedo Camargo e Iago Ornelas Dias - Diretora e Coordenador MuBrinc

  • Valéria Zacharias - Supervisora Escolar - Colégio Santo Agostinho

Síntese: A mediação sistematiza os principais consensos do painel e prepara os participantes para a atividade prática.

  • Não basta reduzir telas: é preciso ampliar presença, vínculo, brincar, rotina e pertencimento.

  • Pactos funcionam melhor quando família, escola e rede falam a mesma língua.

  • Conflitos e violências online exigem acolhimento, orientação, fluxo e corresponsabilidade.

  • Crianças e adolescentes devem ser ouvidos, mas a responsabilidade pela proteção é dos adultos e das instituições.

Objetivo: Construir soluções simples para orientar famílias, escolas, equipamentos culturais, serviços públicos e organizações comunitárias na redução de danos, qualificação do uso de telas e ampliação do brincar, da convivência e da presença.


Grupos de trabalho - 14h às 15h

Grupo 1 — Kit de Brincar sem Tela: casa, escola e território
Criação de ideias simples de brincadeiras e experiências presenciais por faixa etária e contexto.

Grupo 2 — Recreio 2.0 e convivência escolar
Propostas para fortalecer a convivência no recreio, no pátio e nos intervalos escolares.

Grupo 3 — Acordo de uso de telas e celular família–escola
Construção de princípios e combinados para orientar famílias e escolas.

Grupo 4 — Fluxo de acolhimento, encaminhamento e microplano comunitário
Elaboração de um fluxo simples para conflitos/violências online e de uma proposta comunitária de convivência e brincar.

15h–15h30 | Compartilhamento dos grupos

Cada grupo apresenta sua proposta em até 8 minutos.
A mediação recolhe os principais pontos para compor os encaminhamentos finais do seminário.

15h30–16h00 | Encerramento e compromissos

Leitura e adesão simbólica à Carta de Maio, um documento-síntese do encontro, que reúne o que o grupo aprendeu e reconheceu sobre infância, convivência e vida digital, registra as preocupações compartilhadas e, sobretudo, explicita o que se pretende mudar a partir dali, por meio de compromissos concretos e verificáveis. Ao formalizar pactos mínimos que serão sustentados no tempo por famílias, escolas, rede de proteção e território, a Carta funciona como um marco público de intenção e reafirma que cuidar da infância é responsabilidade compartilhada — dever conjunto da família, da sociedade e do poder público na garantia de direitos como saúde, educação, cultura, lazer e convivência. REALIZAÇÃO:

Defensoria Pública de Minas Gerais - DPMG Museu dos Brinquedos


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Defensoria de Minas Gerais

Rua dos Guajajaras, 1707, Auditório - 2° andar, Barro Preto

Belo Horizonte, MG

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Museu dos Brinquedos

Um museu para o cheiro de grama molhada, para a sensação de pisar o barro. Um museu para a primeira boneca, para o primeiro dia de aula, para o primeiro gol na pelada de rua. Um museu para a alegria das manhãs, para o riso, para a memória, para a saudade. Um museu que eternize a infância não com a distância da vida que ventou e do tempo que passou, mas com a proximidade de saber que nós vivemos e brincamos tudo aquilo. E que também por isso somos quem somos. Daí que fizemos um museu assim!

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.