Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Seminário José Calasans: Canudos e outros temas

Carregando recomendações...

Seminário José Calasans: Canudos e outros temas

28 mai - 2026 • 08:00 > 28 mai - 2026 • 18:00

Evento encerrado

Seminário José Calasans: Canudos e outros temas

28 mai - 2026 • 08:00 > 28 mai - 2026 • 18:00

Evento encerrado

Descrição do evento

Academia de Letras da Bahia (ALB) e UNEB realizam seminário em homenagem a José Calasans, no dia 28 de maio; inscrições estão abertas
Evento na ALB celebra legado do historiador e professor que foi referência nos estudos sobre Belo Monte/Canudos

Em 28 de maio (quinta-feira), a Academia de Letras da Bahia (ALB) e a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), através do Centro de Estudos Euclydes da Cunha  (CEEC), promovem o SEMINÁRIO JOSÉ CALASANS - CANUDOS E OUTROS TEMAS. O evento lembrará a trajetória e a contribuição do historiador, folclorista, advogado e escritor brasileiro. A data marca os 25 anos do seu falecimento. 

Natural de Aracaju, radicado em Salvador, José Calasans (1915-2001) foi titular da Cadeira nº 28 da ALB e  presidente da instituição no biênio 1971-1972. Seus estudos e pesquisas sobre Belo Monte/ Canudos na segunda metade do século XX foram pioneiros e são referência para quem se interessa pelos conflitos que ficaram conhecidos como Guerra de Canudos, ocorrida no Arraial de Canudos, sertão da Bahia, entre 1896 e 1897. O arraial era liderado por Antônio Conselheiro. 

A coordenação do Seminário é do presidente da ALB, o professor e escritor Aleilton Fonseca; e do historiador e professor Manoel Neto, do CEEC/UNEB. As mesas terão participação de nomes como Edilene Matos, Antonio Olavo, Clarindo Silva, Eliene Bina, Jairo Nascimento, José Carlos Pinheiro, Lina Brandão Aras e Pedro Barbosa, pessoas que tiveram contato direta ou indiretamente com José Calasans. 

"A importância de  José Calasans para os estudos e pesquisas sobre a vida e a luta do povo canudense foi uma contribuição essencial para a compreensão e evolução da produção historiográfica e cultural sobre o tema", afirma Manoel Neto.

Voltada para estudantes, professores, pesquisadores e para o público em geral, a programação acontece das 08h30 às 12h, e das 14h às 18h, na sede da ALB, na Av. Joana Angélica, 198, Nazaré, Salvador.  

"A ALB homenageia a memória de José Calasans, que foi seu presidente, e, como historiador, deu novos rumos aos estudos e à compreensão da resistência camponesa de Belo Monte/Canudos (1897),  procurando recuperar a voz e a memória do povo sertanejo, através de seus descendentes", ressalta Aleilton Fonseca. 

A carga horária será de 10 horas, com certificado para os interessados. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: 

8h30 | Abertura 
  • Prof. Dr. Aleilton Fonseca - Presidente da ALB 
  • Historiador/pesquisador Manoel Neto - Coordenador do CEEC
9h | Mesa I - José Calasans - Quase Biografias do Mestre: Ideias e Percursos
Mediadora: Profa. Ms. Udinéia Braga (educadora)
Palestrantes:
  • Profa. Ms.  Eliene Bina (Museu Eugênio Teixeira Leal)
  • Profa. Dra. Lina Aras (UFBA)
  • Prof. Dr. Jairo Nascimento (UNEB)
  • Prof. Dr. Luís Paulo Neiva (UNEB)
11h15 - 11h40 | Fala aberta para plenária

Intervalo para almoço 

14h | Mesa II - O Anfitrião José Calasans e a Toalha da Saudade
Mediadora: Profa. Dra. Edilene Matos (UFBA/ALB)
Palestrantes: 
  • Prof. Dr. Pedro Barbosa (NIEAIS/ UFBA)
  • Cineasta/pesquisador Antonio Olavo (Portfolium)
  • Prof. José Carlos Pinheiro (Professor aposentado/UNEB)
  • Prof. Roberto Dantas (Professor aposentado/UNEB)
16h05 - 16h40  | Fala aberta para plenária
16h45 - 17h30 | Depoimentos Especiais
  • Clarindo Silva – Cantina da Lua
  • José Dionísio Nóbrega - Historiador
Mesa de Encerramento
  • Prof. Dr. Aleilton Fonseca 
  • Historiador/pesquisador Manoel Neto
17h40-18h | Lançamento de livro e sessão de autógrafos 
Uma Chave Para Canudos – Alvim Martins Horcades e a Guerra Contra Canudos
  • Autor: Marcos Roberto Brito dos Santos

A ALB conta com apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, e da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Academia de Letras da Bahia

Avenida Joana Angélica, 198 Nazaré

Salvador, BA

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Academia de Letras da Bahia

www.academiadeletrasdabahia.org.br

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.