Fale com o produtor

Seminário: Inteligência Artificial Generativa Aplicada ao Controle e à Administração Pública

30 nov - 2026 • 08:00 > 30 nov - 2026 • 17:00

Seminário: Inteligência Artificial Generativa Aplicada ao Controle e à Administração Pública

30 nov - 2026 • 08:00 > 30 nov - 2026 • 17:00

Descrição do evento

SEMINÁRIO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA APLICADA AO CONTROLE E À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Local: Auditório Vivaldi, Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais

Data: 30/11


8h | Credenciamento – Coffee break


9h00 – 9h30 | Abertura:

Durval Ângelo  – Graduado em Filosofia, Teologia e Pedagogia, com pós-graduação em Educação; presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG).

Agostinho Patrus – Graduado em Administração, com pós-graduação em Gestão Empresarial e Logística pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); vice-presidente do TCEMG.

Sara Meinberg – Graduada em Direito pela UFMG, com pós-graduação em Poder Legislativo pela PUC Minas (Instituto de Educação Continuada – IEC); Procuradora Geral do Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPCMG).

Gustavo Vidigal – Mestre e doutor em Direito Público pela PUC Minas; pós-doutorando pela UFMG; auditor de controle externo e diretor-geral do TCEMG.  Diretor da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do TCEMG.

Carlos da Costa Neves Pinto Filho – Mestre em Direito pela Faculdade de direito de Lisboa. Conselheiro presidente do Tribunal de Contas de Pernambuco.

Lucas Vieira Lopes – Prefeito de Iguatama e Presidente da Associação Mineira de Municípios - AMM


9h30 – 10h45 | Painel 1 - Regulação da Inteligência Artificial e Impactos na Administração Pública

Debatedores: 

Marcela Jabôr – Doutoranda pela UFMG em Inteligência Artificial aplicada a Contratos Públicos; professora da pós-graduação da PUC Minas. Teaching Fellow do Center for AI and Digital Policy (CAIDP).

Marcílio Barenco – – Doutor em Ciências Jurídicas Públicas pela Universidade do Minho (Portugal) e pós-doutor em Direito pela UFMG; Procurador do Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPCMG) e presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon).

 Vanice Lírio do Valle  Doutora em Direito; procuradora do Município do Rio de Janeiro.


ModeradorPaulo Sérgio Araújo – Pós-doutor em Sistemas e Tecnologias da Informação pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal), na área de Sistemas, Tecnologias e Gestão da Informação; gestor educacional da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo.



10:45h – 12h | Painel 2 - Cidades Inteligentes (Smart cities): tecnologia para eficiência nos municípios


Debatedores:

Luciano Vieira de Araújo – Doutor em Bioinformática pela USP; professor associado da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH-USP); revisor de projetos de fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e de periódico internacional (International Journal of Medical Informatics).

Ana Carla Bliacheriene – Doutora em Direito pela PUC-SP; professora da USP no curso de Gestão de Políticas Públicas da EACH-USP.

Edilene Lobo – Doutora em Direito Processual Civil pela PUC Minas; professora do programa de mestrado e doutorado em Proteção dos Direitos Fundamentais da Universidade de Itaúna; professora de Processo Eleitoral na pós-graduação da PUC Minas; advogada.


Moderador: Agostinho Patrus – – Graduado em Administração, com pós-graduação em Gestão Empresarial e Logística pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG).


12h – 14h – Intervalo de almoço



14h – 15h15 | Painel 3 – Inteligência artificial e experiências práticas nos municípios


Debatedores:

 Luis Fernando Doutor Honoris Causa em Gestão Pública; pesquisador do grupo Cidades Inteligentes da USP; conferencista inter. na ONU e na OEA.

Cristiana Fortini – Doutora em Direito Administrativo pela UFMG e pós-doutora pela George Washington University; advogada e professora da graduação, mestrado e doutorado da UFMG. 

Sarah Campos  Doutoranda em Ciências Jurídicas e Políticas; Procuradora-Geral do Município de Contagem.


Moderador: Daniel de Carvalho Guimarães – Especialista em Direito Tributário pela PUC Minas; Procurador do Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPCMG).



15h15 – 15h45 | Café mineiro



15h45 – 17h20 | Painel 4: Inteligência artificial como instrumento auxiliar ao controle externo: práticas dos Tribunais de Contas na fiscalização dos jurisdicionados


Debatedores:

Antônio Blecaute Costa Barbosa Doutor pela Universidade de São Paulo, Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestre em Administração, com foco em Planejamento e Orçamento Governamental. Conselheiro - Substituto no Tribunal de Contas do Maranhão (TCE-MA).

Alexandre Souza da Silva – Diretor de Tecnologia da Informação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG).

Fabiano Murilo Melo – Auditor de Controle Externo do TCEMG. Graduado em Direito pela Faculdade Pitágoras - campus Divinópolis, Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Anhanguera - UNIDERP; Especialista em Direito Público pela Rede Damásio de Jesus. 

Patrick Alves – Doutor em Engenharia Elétrica, com ênfase em Computação Aplicada; auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Pará (TCE-PA). 


Moderadora: Elke Andrade Soares de Moura – Doutora em Direito Constitucional pela UFMG; procuradora do Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPCMG).


17h30 – 17h40 | Encerramento

Agradecimentos

Licurgo Mourão - Pós-doutor na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) e Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário (USP), Certified Compliance & Ethics Professional International ( CCEP-I). Conselheiro em exercício do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCEMG)

João Batista Miguel - Mestre em Direito pela UFMG. Professor de Pós-graduação e Diretor da Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo do Tribunal de Contas de Minas Gerais. Ex-Secretário Adjunto de Cultura do Estado de Minas Gerais.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais - Auditório Vivaldi Moreira

Avenida Raja Gabáglia, 1315, Auditório Vivaldi Moreira

Belo Horizonte, MG

Termos e políticas

Sobre o produtor

Escola de Contas e Capacitação Professor Pedro Aleixo

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.