De 13 de junho de 2026, às 08h00; até 13 de junho de 2026, às 16h00.
De 13 de junho de 2026, às 08h00; até 13 de junho de 2026, às 16h00.
O Seminário "Aprendizagem e Comportamento: Como pensar a Inclusão na atualidade?", é organizado pela equipe Incluir, criado por Rita Melo (Psicóloga Clínica (TCC) e escolar, Neuropsicóloga, Psicomotricista, Consultora em Desenvolvimento Infantil e Fundadora do Espaço Liberi), Barbara Otoni (Fonoaudióloga, Psicomotricista e Educadora, Pós graduada em TEA, coordenadora da formação em Psicomotricidade do Agathon, e sócia fundadora da Clínica Estímulo junto com a Célia Sales) e Adriana Pires (Psicopedagoga, consultora em Educação Inclusiva e Pós graduada em Neuropsicopedagogia e gestora da Clínica Espaço Corpo e Linguagem e Desenvolvimento Integral).
O evento busca transformar olhar, prática e decisões a respeito da Inclusão, abordando os seguintes temas:
✓Tecnologia Assistiva (CAA)
✓Avaliação Neuropsicológica
✓Altas habilidades e TDAH
✓Sono e aprendizagem
✓Autismo
✓Seletividade alimentar
Programação
08h:
Início do credenciamento
8h40-:
Abertura
9h às 9h40:
Dupla excepcionalidade: Altas Habilidades e TDAH
-Drª Liz Pessoa (Psiquiatra)
09h40 às 11h| Mesa 1
TEA na escola: Integrando Neurobiologia, Saúde Mental e Práticas Pedagógicas
-Dr. Jair Moraes (Neurologista) | Dr. Ricardo Krause (Psiquiatra)| Thiago Nunes (Pedagogo)
-Moderação: Paula Renata (Neuropsicóloga)
11h – 12h | Mesa 2
Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa (CAA): Ferramentas e recursos que promovem a autonomia e a participação de alunos com necessidades específicas.
- Quézia Miranda (Fonoaudióloga)| Gláucia Batista (Mãe Atípica)
-Moderação: Barbara Otoni (Fonoaudióloga, Psicomotricista e Educadora)
12h às 12h40:
Intervalo
12h50 às 13h50 | Mesa 3
O papél das Funções Executivas e Como facilitar o Processo de Aprendizagem a partir da Intervenção Clínica e Escolar?
-Dyego Oliveira (Psicopedagogo)| Katia Badin (Fonoaudióloga)
-Moderação: Célia Sales (Fonoaudióloga)
14h às 14h40 | Palestra
Relação entre o Sono e a Aprendizagem na Infância e Adolescência
-Luciane Baratelli (Neuropediatra)
-Moderação: Rita Melo
14h50 às 15h30 | Palestra
Seletividade Alimentar em crianças com Autismo. Por que acontece?
-Mariana Catta Preta (Nutricionista Infanto-Juvenil)
-Moderação: Adriana Dias
15h40:
Encerramento
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n
Niterói, RJ
Rita de Cassia Vidal Melo
teste
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.