Fale com o produtor

O evento já encerrou...

SEMINÁRIO: A ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Carregando recomendações...
Evento encerrado

SEMINÁRIO: A ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - DESAFIOS E OPORTUNIDADES

01 ago - 2023 • 18:00 > 03 ago - 2023 • 21:50

 

Descrição do evento

          SEMINÁRIO: A ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL - DESAFIOS E OPORTUNIDADES

Data: 01 de agosto 2023, das 18h00 às 21h30

Data: 02 de agosto 2023, das 18h30 às 21h50  

Data: 03 de agosto 2023, das 18h30 às 21h00 


O Seminário será realizado em (03) três dias e cada painel contará com especialistas renomados no campo da inteligência artificial, representantes do setor empresarial, acadêmico e governamental, que irão compartilhar suas experiências, pesquisas e perspectivas sobre os temas abordados. O seminário será uma oportunidade para explorar as implicações da IA em diversos aspectos da sociedade, promovendo discussões relevantes e fomentando a conscientização sobre a importância de uma abordagem responsável e ética na utilização dessa tecnologia.

Data: 01 de agosto 2023, das 18h00 às 21h30 

Palestra de Abertura: Inteligência Artificial Contexto Histórico e Atualidades

  • Evolução da Inteligência Artificial ao longo da história. Serão discutidos os marcos históricos, como a concepção do termo "Inteligência Artificial", o surgimento de abordagens como a lógica simbólica e as redes neurais, bem como os principais desenvolvimentos que impulsionaram a IA, como o surgimento do aprendizado de máquina e do deep learning.
  • Aplicações contemporâneas da Inteligência Artificial. Neste ponto espera-se que sejam exploradas as aplicações atuais da Inteligência Artificial em diversos setores, como saúde, finanças, transporte, educação e segurança. Seriam destacados exemplos concretos de como a IA está sendo utilizada para otimizar processos, tomar decisões mais precisas, automatizar tarefas e melhorar a experiência do usuário.

Com quem irá aprender:

Glauco Reis - Mestre em Engenharia Elétrica, com concentração em Inteligência Artificial e Teoria dos Fractais, Bacharel em Matemática e Cientista da Computação, e trabalha com TI desde 1987, tendo trabalhado com desenvolvimento em Hardware, Firmware, C, C++, Pascal e Java. Atuou por mais de 20 anos com desenvolvimento em arquitetura orientada para Objetos, e trabalhou nos últimos anos com Integração, modernização de aplicações e Microsserviços. Especialista técnico do time de Client Engineering na IBM, e tem um interesse especial em Microsserviços, Inteligência artificial e Quantum Computing.

Palestra 2: Proteção de Dados

  • A importância da Proteção de Dados, com foco na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) no contexto da Inteligência Artificial. Ela abordará os principais aspectos legais e regulatórios relacionados à proteção de dados pessoais, as obrigações das empresas e as consequências do não cumprimento da LGPD.

Com quem irá aprender:

Patrícia Peck -  Advogada especialista em Direito Digital, Propriedade Intelectual, Proteção de Dados e Cibersegurança. Graduada e Doutorada pela Universidade de São Paulo, PhD em Direito Internacional. Professora de Direito Digital da ESPM. Conselheira titular nomeada para o Conselho Nacional de Proteção de Dados (CNPD). Membro do Comitê Consultivo do Movimento Transparência 100% do Pacto Global da ONU. Pesquisadora convidada do Instituto Max Planck de Hamburgo e Munique, e da Universidade de Columbia de NYC nos EUA. Professora convidada da Universidade de Coimbra em Portugal e da Universidade Central do Chile. Professora convidada de Cibersegurança da Escola de Inteligência do Exército Brasileiro. Foi Presidente da Comissão Especial de Privacidade e Proteção de Dados da OAB-SP. Membro do Conselho da Iniciativa Smart IP Latin America do Max Planck Munique para o Brasil. Advogada Mais Admirada em Propriedade Intelectual de 2007 a 2022. Recebeu o prêmio Best Lawyers 2020/2021, Leaders League 2021/2020/2019, Compliance Digital pelo LEC em 2018, Security Leaders em 2012 e 2015, a Nata dos Profissionais de Segurança da Informação em 2006 e 2008, o prêmio Excelência Acadêmica – Melhor Docente da Faculdade FIT Impacta em 2009 e 2010. Condecorada com 5 medalhas militares, sendo a Medalha da Ordem do Mérito Ministério Público Militar em 2019, Ordem do Mérito da Justiça Militar em 2017, Medalha Ordem do Mérito Militar pelo Exército em 2012, a Medalha Tamandaré pela Marinha em 2011, a Medalha do Pacificador pelo Exército em 2009. Árbitra do Conselho Arbitral do Estado de São Paulo – CAESP. Autora/coautora de 42 livros de Direito Digital. CEO e sócia fundadora do Peck Advogados. Presidente do Instituto iStart de Ética Digital. Programadora desde os 13 anos. Certificada em Privacy e Data Protection EXIN.

Palestra 3: Impactos Éticos e Sociais da Inteligência Artificial.

  • Quais são os desafios éticos e sociais decorrentes do avanço da IA, como o viés algorítmico, a discriminação, a privacidade e a segurança dos dados e as possibilidades de mitigação desses impactos e a importância de uma abordagem ética no desenvolvimento e uso da IA.


Com quem irá aprender:

Dora Kaufman – Professora do Programa Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (TIDD PUC SP), com pesquisas sobre os impactos éticos e sociais da IA. Doutora em mídias digitais pela ECA-USP com PhD fellowship pela Université Paris-Sorbonne IV possui dois pós-doutorados, na COPPE-UFRJ e no TIDD-PUC SP. Com uma visão multidisciplinar, dedica-se aos efeitos da IA na economia, na comunicação e sociabilidade, no trabalho, na educação, e nos desafios regulatórios. São temas abordados em sua coluna IAAgora? na Época Negócios. Autora de vários livros e capítulos de livros, dentre eles “A inteligência artificial irá suplantar a inteligência humana?” e “Desmistificando a Inteligência Artificial”.

 

Data: 02 de agosto 2023, das 18h30 às 21h50 

Painel 1: Regulamentação da IA no Brasil e no Mundo

  • Os desafios e perspectivas da regulamentação da Inteligência Artificial no Brasil.
  • A necessidade de definir parâmetros éticos para o uso da IA, a proteção dos direitos dos cidadãos em relação à privacidade e à segurança dos dados, a responsabilidade civil em casos de danos causados por sistemas de IA, bem como a criação de mecanismos de governança e supervisão da tecnologia.
  • Experiências internacionais na regulamentação da IA, com foco em países como Estados Unidos, União Europeia e China. Serão exploradas as abordagens adotadas, as diretrizes éticas estabelecidas, os desafios enfrentados e os impactos dessas regulamentações no desenvolvimento e uso da IA.
  • Os impactos da regulamentação da IA no desenvolvimento tecnológico e econômico, tanto no Brasil quanto no cenário global. Aspectos como a competitividade das empresas, o incentivo à inovação responsável, o papel dos governos na promoção de políticas de IA, o potencial de criação ou perda de empregos e as oportunidades de negócios decorrentes das regulamentações da IA


Com quem irá aprender:

Marina Feferbaum - Doutora (2016), Mestre (2009) e Graduada (2006) em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). Learner designer (Kaospilot), coordenadora da área de Metodologia de Ensino e do Centro de Pesquisa e Ensino em Inovação, ambos da FGV Direito SP. As linhas de pesquisa abrangem direitos humanos, sistema jurídico africano, ensino jurídico brasileiro, métodos de ensino e tecnologia. Na FGV Direito SP, também coordenou o Observatório do Ensino de Direito e cursos de pós-graduação lato sensu. É professora da graduação e do mestrado profissional da FGV Direito SP.

Alexandre Pacheco da Silva - Doutor em política científica e tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre e bacharel em direito pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP). Coordenador do Centro de Ensino e Pesquisa em Inovação (CEPI) da FGV Direito SP. Professor dos cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de direito e tecnologia e propriedade intelectual da FGV Direito SP. Pesquisador visitante no Allens Hub - Centro de Pesquisas em Direito e Tecnologia - da Universidade de New South Wales na Austrália.

Sofia Kilmar - Sócia de TozziniFreire na área de Contencioso, Sofia possui vasta experiência na área de Tech Litigation, tendo assessorado algumas das empresas mais relevantes do setor em demandas ligadas ao Marco Civil da Internet e à Lei Geral de Proteção de Dados. Sua atuação abrange todo o contencioso estratégico, desde inquéritos civis e ações civis públicas até os leading cases nos diversos tribunais nacionais. Sofia é Mestre e Doutora em Direito Comercial pela Faculdade de Direito da USP.

Painel 2: Impactos da IA no Mercado de Trabalho

  • Os impactos da Inteligência Artificial no mercado de trabalho.
  • Como a IA está transformando diversos setores e profissões, abordando os desafios e oportunidades que surgem com a automação e a digitalização de tarefas.
  • As habilidades necessárias para os profissionais se adaptarem às mudanças trazidas pela IA.
  • Os impactos da IA no mercado de trabalho.
  • Casos específicos de setores onde a IA tem tido maior impacto, discutir os efeitos na distribuição de empregos e as possíveis medidas para mitigar os desafios sociais decorrentes dessas transformações.
  • Como a IA está reconfigurando o mercado de trabalho e as oportunidades que surgem em paralelo.
  • O surgimento de novas profissões, as áreas em crescimento impulsionadas pela IA e as possibilidades de reskilling e upskilling para os trabalhadores se adaptarem às demandas do mercado.

Com quem irá aprender:

Marcelo Augusto Vieira Graglia - Doutor em Tecnologias da Inteligência e pós-doutorado em Inteligência Artificial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É graduado em Engenharia Mecânica e Mestre em Engenharia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Cursou o programa de Formadores de Educação à Distância pela Universidade Aberta de Portugal e o Global Management Education Program pela Business School of Nankai University, NANKAI, China. É professor do Departamento de Administração e professor e coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP. Coordena o grupo de pesquisa Transformação Digital e Sociedade e o Observatório do Futuro do Trabalho. É pesquisador sênior do grupo de Estudos do Futuro e do grupo de Estudos do Trabalho, Trabalhadores e Trabalhadoras. É membro e colaborador da Cátedra Ignacy Sachs da PUC-SP. É co-fundador e um dos líderes do São Paulo Media Lab, instituto que desenvolve projetos e iniciativas focados em educação, cultura, transformação urbana e social. Atuou como executivo e consultor em empresas e organizações públicas e privadas. Pesquisa e escreve sobre os impactos sociais das tecnologias, Inteligência Artificial, Indústria 4.0, Gestão e Inovação e o Futuro do Trabalho. É autor dos livros Inovação e Competitividade e Gestão de Marcas e Serviços e organizador do livro Transformações no Mundo do Trabalho: Tensões e Perspectivas.

Alcely Barroso - Possui mais 20 anos de experiência nas indústrias de educação e tecnologia da informação. É professora da Toronto Business College, diretora de Desenvolvimento de Negócios da Federação de Negócios Canadenses Brasileiros e conselheira de transformação de digital da Voe Sem Asas. Antes, liderou a equipe de Global University Programs da IBM para América Latina, área responsável pelas relações entre a empresa e a academia para o desenvolvimento de competências e habilidades da nova geração e requalificação do mercado de trabalho. Em sua jornada profissional também atuou em empresas como a Microsoft e institutos educacionais como o Instituto Crescer para a Cidadania e Instituto de Tecnologia Social. É líder do Comitê Futuro do Trabalho da Associação Brasileira das Empresas de Software-ABES, participa do grupo de estudo Tecnologias Digitais e Sociedade (TIDD) e do Observatório do Futuro do Trabalho. É PhD e mestre em Bioquímica pela USP, tem MBA em Empreendedorismo Social pela FIA, é bacharel em odontologia pela USP e tem certificado em Design Educacional pela Universidade de Illinois Urbana-Champaign (UIUC). Professora convidada da PUCSP.

Luís Eduardo Viegas - Doutorando no Programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital na PUC-SP, Mestre em Administração de Empresas pelo IBMEC-RJ, Pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e em Engenharia Econômica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduado em Ciências da Computação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua há mais de 25 anos no mercado de tecnologia tendo ocupado postos executivos em empresas como IBM e Kyndryl. É professor convidado do curso de Inteligência Artificial: Conceituação da tecnologia e Impactos sociais da PUC-SP.
<!--[if !supportLineBreakNewLine]-->
<!--[endif]-->

Data: 03 de agosto 2023, das 18h30 às 21h00

Painel 3: Impactos da IA nas Engenharias

  • A importância da Inteligência Artificial na Engenharia e seus principais desafios.
  • As aplicações da Inteligência Artificial nas diferentes áreas da engenharia, destacando exemplos práticos de como a IA está sendo utilizada para otimizar processos, realizar análises de dados complexos e auxiliar no desenvolvimento de soluções inovadoras.
  • Otimização de processos e a tomada de decisões com o auxílio da IA, explorando casos em que a IA tem sido fundamental na análise de grandes volumes de dados, na previsão de resultados e na melhoria da eficiência operacional em setores da engenharia.
  • Casos de sucesso e desafios enfrentados na aplicação da IA e automação na indústria, compartilhando exemplos práticos de como a IA está sendo usada para aumentar a produtividade, reduzir custos, melhorar a segurança e impulsionar a inovação.

Com quem irá aprender:

Paulo Alvim - Ex Ministro da Ciência, tecnologia e Inovações, engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; Mestre em Ciência da Informação, formado pela Universidade de Brasília. Foi analista de projetos das áreas de transporte e energia; analista técnico da Secretaria de Tecnologia Industrial do MIC, atuando nas áreas de energia e tecnologia industrial básica; Técnico do SEBRAE, atuando nas áreas de apoio tecnológico aos pequenos negócios e superintendente da área de modernização e cooperação técnica; Secretário Geral Adjunto do MEC; técnico da FINEP, atuando na área de apoio a consultoria nacional. Coordenação de modernização tecnológica da Secretaria de Ciência e Tecnologia da PR, atuando as áreas de prospecção tecnológica, PBQP e PACTI. Foi Secretário Adjunto de Governo do Governador do DF/ GDF; Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do GDF; Presidente da FAP-DF; técnico da FINEP, atuando na área de negócios internacionais de tecnologia; Vice-Diretor do IBICT; Chefe de escritório da FINEP em Brasília; Diretor do Departamento de Setores Intensivos em Mão-de-obra da Secretaria de Desenvolvimento da Produção do MDIC; analista III do Sebrae Nacional, onde exerceu as funções de Gerente de Acesso à Tecnologia e Inovação, Gerente de Agronegócios, Gerente de Acesso a Mercados, Gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros, Coordenador do CRAB, Assessor da Diretoria, analista da Unidade de Cultura Empreendedora, além das participações como Conselheiro dos CDE dos Sebrae PA, AC, RO, RJ e MG e como representante do Sebrae em Conselhos e Fóruns nacionais e internacionais.

Jaime de Paula - De Engenheiro a PHD em Inteligência Artificial (IA). De engenheiro a diretor de grandes empresas. De desenvolvedor de plataformas de comércio eletrônico a doutor em Inteligência Artificial. De fundador da Neoway, a maior e premiada empresa de Data Analytics e Inteligência Artificial para Negócios da América Latina, a PhD em Inovação pela UFSC. Jaime de Paula, hoje dedicado a pesquisas, fazendo seu pós-doc. também em IA na Univalli! Head de Pesquisas na AAAinovacao.com.br e Head de Inovação e Pesquisa da Abstrato ventures e Redeivg.org.br (maior ONG de assistência e inclusão da Grande Florianópolis, cuidando de mais de 6.500 Crianças carentes, com café da manhã, almoço e jantar! ”

Glauco Giroti - Arquiteto de soluções analíticas da IBM, Engenheiro Eletricista especializado em Gestão de Projetos de TI, com mais d 15 anos de experiência em TI, atuando em empresas lideres em seus segmentos (ex.: IBM, Teradata, NCR, Promon), sendo os últimos 10 anos cm maior foco em soluções de gestão da informação, incluindo governança da informação, Data Warehousing, Big Data e ferramentas analíticas avançadas. Sólida proficiência e gestão de projetos, com atuação prática em diversos projetos com papel de líder técnico e/ ou gerente de projetos. Certificado PMP obtido em 2010.

Presencial: Auditório Crea-SP - Av. Angélica, 2364, Consolação - São Paulo/SP

Online: Youtube do Crea-SP - https://www.youtube.com/@TVCreaSP

 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de S. Paulo - CREA-SP

Avenida Angélica, 2364 Consolação

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Crea-SP

Crea-SP é a sigla que identifica o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – o maior Conselho de Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina e provavelmente um dos maiores do mundo. O Crea-SP é responsável pela fiscalização de atividades profissionais nas várias modalidades da Engenharia, Agronomia e Geociências, além das atividades dos Tecnólogos.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora