“Gonzaguinha, Da Maior Liberdade” é um filme que busca resgatar em letras, imagens e sons a fúria e a poesia de um dos artistas mais importantes para a construção e a discussão popular da história democrática brasileira: Luiz Gonzaga Jr.
As “Sala de Montagem” são sessões exclusivas voltadas a filmes ainda em processo de edição/finalização ou recém concluídos. Nela, a equipe responsável pela obra — diretor, montador, produtor, roteirista, entre outros — apresenta trechos do filme em montagem, geralmente sequências já estruturadas, mas que ainda não passaram por marcação de cor, mixagem final ou demais ajustes de pós-produção. Em seguida, abre-se um bate-papo com o público sobre o fluxo de trabalho, as escolhas e dificuldades que orientam o processo de montagem, revelando ao espectador os bastidores e as decisões criativas por trás da obra.
Participe e ganhe uma ecobag exclusiva do evento*!
Participantes:
Susanna Lira é cineasta, pós-graduada em Filosofia, Direito Internacional e Direitos Humanos, especializada em biopolítica criminal, e mestre em Psicanálise. Dirigiu mais de 21 longas-metragens e dezenas de curtas e séries, acumulando mais de 120 prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Entre seus trabalhos mais destacados: “Apenas 3 Meninas” (2026), “#salverosa” (2025), “Fernanda Young — Foge-me ao Controle” (2024), “Quando Elas Se Movimentam” (2024), “Nada Sobre Meu Pai” (2023), “Jessie e Colombo” (Globoplay, 2023), “Não Foi Minha Culpa” (Star+, 2022), “Adriano Imperador” (Paramount+, 2022), “Casão, Num Jogo Sem Regras” (Globoplay, 2022), “A Mãe de Todas as Lutas” (2021), “Torre das Donzelas” (2018) e “Mussum, Um Filme do Cacildis” (2018). Ao longo de 20 anos de carreira trabalhou para os principais veículos de comunicação, e foi homenageada em festivais no Chile (FEMCINE, 2019), Uruguai (Tenemos que Ver, 2018) e Argentina (Mar del Plata, 2016), além do Infinitto Festival no Brasil (2021). Em 2025 estreou seu primeiro filme de ficção, “#salverosa”, no Festival do Rio, premiado como Melhor Filme (Júri Popular), Melhor Figurino e Melhor Atriz (Klara Castanho); o filme também alcançou o 1º lugar no ranking de filmes da Netflix Brasil.

Ítalo Rocha é graduado em História e mestre em Comunicação Social. Atua como montador há cerca de 8 anos, com destaque para os trabalhos mais recentes Fernanda Young: Foge- me ao Controle (prêmio de melhor montagem do Festival É Tudo Verdade 2024); e Réquiem para Moise (melhor roteiro no Festival de Gramado 2025).

*O evento acontecerá presencialmente no Cinema Estação Claro Rio de forma gratuita. Sujeito a lotação. Distribuição de ecobags enquanto durarem os estoques.