20 mar - 2023 • 19:30 > 15 mai - 2023 • 21:30
ROTEIRO DE CINEMA – TÉCNICA, ESTILO & ESCRITA CRIATIVA
Se você sempre quis se tornar um roteirista de cinema, chegou a hora de entrar em contato com esse importante nicho do universo da 7ª arte.
A oficina Roteiro de Cinema – Técnica, Estilo & Escrita Criativa foi pensada para proporcionar conhecimento teórico e prático sobre a construção do roteiro cinematográfico.
A partir de filmes, roteiros e prosa literária, o professor abordará elementos como o conflito, a personagem, a técnica e o estilo.
Um dos objetivos é que os participantes desenvolvam – e, se possível, finalizem – um roteiro de curta-metragem.
Os exercícios propostos serão realizados fora do horário da oficina e discutidos em aula.
CRONOGRAMA
Serão 8 encontros de 2h cada, sempre às segundas, das 19h30min às 21h30min
Dias 20 e 27 de março
3, 10, 17 e 24 de abril
8 e 15 de maio
Encontro 1 (20/3/23)
- Apresentação do professor e dos alunos e alunas.
- Apresentação da bibliografia.
- A sinopse.
- A personagem.
- O conflito.
Exercício: Escrever uma sinopse.
Encontro 2 (27/3/23)
- O argumento.
- Discussão das sinopses apresentadas.
Exercício: Escrever um argumento completo ou parte de um argumento.
Encontro 3 (3/4/23)
- As escaletas.
- Discussão dos argumentos apresentados.
Exercício: Escrever as escaletas ou terminar de escrever o argumento.
Encontro 4 (10/4/23)
- A formatação, a técnica e o estilo em um roteiro de cinema.
- Discussão das escaletas apresentadas.
Exercício: Escrever as primeiras páginas do roteiro. Ler o roteiro de um curta-metragem proposto pelo ministrante da oficina.
Encontro 5 (17/4/23)
- Exibição do curta-metragem e discussão roteiro x filme.
- Discussão sobre as páginas escritas.
Encontro 6 (24/4/23)
- Análise do trecho de uma obra literária e como ela foi adaptada para a cena de um filme.
- Discussão sobre as páginas escritas.
Encontro 7 (8/5/23)
- Discussão sobre as páginas escritas.
Encontro 8 (15/5/23)
- Discussão sobre as páginas escritas.
As discussões serão coletivas, para que todos os alunos e alunas possam opinar sobre o andamento do trabalho dos outros participantes.
Importante: todos podem opinar, criticar e sugerir, contanto que de maneira educada e construtiva. O respeito ao texto dos outros, e ao ritmo criativo de cada um, é essencial. Estar aberto a críticas e sugestões também é de suma importância.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALESSANDRA, Pilar. The coffee break screenwriter: writing you script 10
minutes at a time. Studio City: Michael Wiese Productions, 2016.
BECK, Scott e WOODS, Bryan. A quiet place. Versão do roteiro sem data.
CAMPOS, Flavio de. Roteiro de cinema e televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
HILL, Walter. Hard Times. Versão do roteiro sem data.
KING, Stephen. Sobre a escrita. Rio de Janeiro: Suma de Letras, 2015.
MACIEL, Luiz Carlos. O poder do clímax: Fundamentos do roteiro de cinema e TV. Rio de Janeiro: Editora Record, 2003.
MURAKAMI, Haruki. Romancista como vocação. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2017.
RAPHAEL, Frederic. Kubrick: De olhos bem abertos. São Paulo: Geração Editorial, 1999.
SCOTT, Kevin Conroy. Lições de roteiristas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
SOBRE O PROFESSOR
Leonardo Wittmann é mestre e doutor em Escrita Criativa pela PUCRS, e graduado em Produção Audiovisual – Cinema e Vídeo pela mesma universidade.
É co-roteirista de “Mboapy Yakã – Três Rios”, projeto contemplado na categoria de desenvolvimento de longa-metragem do edital FAC Filma RS 2022. Co-roteirista do curta-metragem interativo “Colapso: Terra em Chamas” (2021), projeto selecionado no edital Criação e Formação Diversidade das Culturas 14.017/20 e adaptado de peça da indiana Manjula Padmanabhan. Diretor e co-roteirista dos curtas-metragens "O boxeador" (Histórias Curtas RBSTV, 2009) e "Trajeto" (2011). Diretor e roteirista do curta-metragem "Os anteriores" (2015). Os filmes foram exibidos na televisão e em festivais no Brasil e nos E.U.A. Escreve principalmente nos gêneros de drama, suspense e fantasia.
Em 2015, cursou o 8-Week Screenwriting Workshop da New York Film Academy, em Los Angeles. “We, the wolves”, seu roteiro de longa-metragem em inglês e que também foi sua tese de doutorado, foi semifinalista do concurso de roteiros do FRAPA em 2019, considerado um dos maiores festivais de roteiro da América Latina.
Ministra workshops de roteiro e de escrita criativa para estudantes do ensino médio e de graduação. Tem contos publicados em revistas digitais e em antologias como “Mínimo Múltiplo Incomum” (Editora Zouk, 2021), “Antologia Um – Escrita Criativa PUCRS” (Editora Bestiário, 2017), “Derrida e o pensamento contemporâneo” (Editora Fi, 2017) e “Desamordaçados” (Editora Libretos, 2009).
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesPraça Osvaldo Cruz, 15, Sala 1005, Centro Histórico
Porto Alegre, RS
Gog Ideias Ildta
Gog é um espaço de cultura, de ideias ilimitadas. Para contar e criar histórias. Por ora, partimos da escrita e da literatura, mas a criatividade nas suas mais diversas formas de expressão é o que nos interessa. O Gog foi criado a partir da inquietação de amigos de diversas áreas de atuação profissional, que sonham juntos esse lugar de produzir, viver e discutir cultura, seja em texto, imagem ou forma. Promovendo encontros, compartilhando ideias e conhecimentos.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.