06 dez - 2023 • 19:00 > 09 dez - 2023 • 16:00
06 dez - 2023 • 19:00 > 09 dez - 2023 • 16:00
O samba de roda, originário do estado da Bahia, e o jongo, com raízes em diferentes regiões do país, representam não apenas formas de entretenimento, mas também narrativas de história, resistência, identidade e pertencimento. Essas expressões são símbolos de preservação das tradições ancestrais e influenciam diretamente a cultura brasileira. Sendo assim, teremos as seguintes vivências:
SAMBA DE CUIDÁ: Conduzido por Verônica Mucúna em formato de oficina, prática e vivência. O propósito do Samba De Cuidá é conduzir o(a) praticante a uma experiência dele(a) com ele(a) mesmo(a) porém mergulhando num universo onde o ritual se dá a partir do culto coletivo a "Entidade Sambadeira" expressão utilizada pela zeladora Mucúna a esta grande energia do Samba de Roda ao se manifestar em corpos despertos. "Batemos palmas ,cantamos, sambamos ,ritualizando cada movimento deixando um gosto consciente de necessidade vital necessária para o bem estar de cada personalidade que se conecte com o sentido desta Manifestação Popular Preta." Verônica Mucúna.
> Espaço Nuvens i Flores - Guará DF, dia 06/12/23 das 19:00 às 22:00
SAMBA NO CORPO com Mãe Natureza é uma experiência mediada por Mãe Natureza (Natureza França) que propõe um auto mergulho através do samba, suas histórias, músicas e danças. A imersão Samba no Corpo é uma proposta de sentir e aprofundar raízes no samba tradicional do Recôncavo. A experiência é aberta para todas as pessoas e está voltada especialmente para todas as mulheres que desejem celebrar este encontro necessário com o samba, o semba e o umbigo que provoca, acende, acorda e acolhe as memórias e histórias que nos fortalecem em tempos de tamanhas adversidades
> Espaço Nzinga DF - Conic, dia 07/12/23 das 19:00 às 22:00
VIVÊNCIA DE JONGO COM JOCIARA SOUZA: Visando a difusão e conservação das manifestações artístico-culturais afro-brasileiras, a facilitadora Jociara Souza oferecerá vivências e mergulho na expressão cultural do Jongo através de histórias, cantigas, toques, danças e olhares, fruto de sua trajetória.
> Espaço Luz de Yorimá - Asa Norte, dia 08/12/23 das 19:00 às 22:00
IMERSÃO RITMOS ANCESTRAIS: A Imersão será a união das três facilitadoras: Verônica Mucuna, Mãe Natureza e Jociara. Mais a presença e condução dos grupos locais Sambadeiras de Roda e Jongo do Cerrado que vem desempenhando um papel importante para o fortalecimento cultural do DF. A Imersão pesquisa será composta por momentos com rodas de conversa, depoimentos de vivências nas expressões culturais do samba de roda e jongo, oficinas, construções e criações coletivas voltada para a materialização e afirmação dessas manifestações culturais no DF.
> Parque Ecológico Saburo Onoyama - Taguatinga, dia 09/12/23 das 09:00 às 16:00
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesDF
Brasília, DF
Sambadeiras de Roda
SAMBADEIRAS DE RODA é um coletivo de estudos do Samba de Roda Rural. O coletivo é formado por mulheres negras do Distrito Federal e foi idealizado por Regina Salgado & Camila Ferreira. As Sambadeiras tocam, cantam e dançam cantigas do Samba de Roda, fortalecendo e celebrando a cultura negra ancestral.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.