04 mai - 2024 • 08:00 > 04 mai - 2024 • 17:30
Curso: Relatório Pedagógico Individual da Educação Infantil: repensando o gênero textual relatório - Módulo 02
Carga Horária: 8 horas
Formato: Presencial
Mediadoras: DRA. Geisa Mara Batista e DRA. Shirlei Maria Freitas de Mello
Câmara Educação Infantil e Fundamental Anos Iniciais
Programação:
Credenciamento: 08h00
Abertura: 08h30
Coffee breack: 10h00
Almoço: 12h00 às 13:00 (por conta do participante)
Retorno: 13:00
Coffee breack: 16h00
Encerramento: 17:30h
Atenção: Pré requisito, ter participado do Módulo 01.
Objetivo geral de aprendizagem: Repensar sobre o conceito básico, à intencionalidade e à funcionalidade do gênero textual relatório, entendendo como se constrói, no âmbito da educação infantil, o relatório individual, instrumento que permite ao professor desenvolver conscientemente suas práticas pedagógicas e acompanhar e promover o desenvolvimento pleno das crianças atendidas por escolas particulares de Belo Horizonte.
Objetivos específicos:
❖ Refletir sobre a importância e
os desafios da produção escrita do relatório para o fazer pedagógico;
❖ Refletir sobre os benefícios
da aplicação do relatório individual tanto para as práticas de ensino quanto
para o acompanhamento do aprendiz;
❖ Repensar as especificidades e
a construção do gênero textual relatório individual;
❖ Compreender a tipologia
textual utilizada no relatório;
❖ Compreender o uso das palavras
e o efeito de sentido provocado pelas palavras na construção do relatório
individual.
❖ Reconhecer e partilhar os
valores que permeiam a construção do relatório individual;
❖ Repensar sobre como o
relatório individual impacta diretamente no processo de ensino-aprendizagem;
❖ Repensar, analisar e propor melhorias na elaboração do relatório individual. Apresentar instrumentos de auxílio e consulta para construção textual em seus aspectos gramaticais (VOLP e software online)
Quem são as mediadoras?
Geisa Mara Batista é Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui mestrado em História da Filosofia pela UFMG. Licenciada em Letras com habilitação em Língua Portuguesa pela UFMG, Bacharela e Licenciada em Filosofia pela UFMG, é professora da educação básica e superior desde 2002. Como pesquisadora, participa do eLinC, Grupo de Estudos em Linguagem e Cognição da Pontifícia Universidade Católica (PUC Minas), e dedica-se a estudos teóricos descritivos em Teoria da Variação e da Mudança sob a ótica das relações entre linguagem, cognição e cultura. Dedica-se, ainda, à investigação das possíveis aplicações da perspectiva teórica da linguística cognitiva cultural nas áreas da Leitura e dos Multiletramentos.
Shirlei Maria Freitas de Mello é professora, pesquisadora e
revisora textual. Doutora em estudos do texto e do discurso e Mestre em Estudos
Linguísticos-Análise do Discurso pela UFMG. Trabalha com disciplinas ligadas à
Linguística, Língua Portuguesa, Revisão textual, Comunicação Empresarial e
temas educacionais. Tem ampla experiência no desenvolvimento de conteúdos
educacionais e empresariais. Educadora com experiência em ensino infantil,
educação de adultos, curso de Pedagogia, cursos de Gestão e treinamento empresarial.
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Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais - 2022
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