01 nov - 2026 • 08:00 > 01 nov - 2026 • 11:00
01 nov - 2026 • 08:00 > 01 nov - 2026 • 11:00
Trilha, Educação Ambiental e Yoga na Pedra Bonita
Uma experiência para caminhar pela Mata Atlântica do Parque Nacional da Tijuca, ampliar o olhar sobre a paisagem e terminar a trilha voltando a atenção para dentro.
O Raiz e Equilíbrio une três experiências em um só encontro: trilha guiada, educação ambiental e uma prática de yoga no cume da Pedra Bonita.
Ao longo do percurso, você será acompanhado por Eduardo de Carvalho, engenheiro florestal e botânico, que irá compartilhar conhecimentos sobre a floresta, suas espécies, relações ecológicas e características da paisagem. A proposta é ir além de simplesmente atravessar a trilha: é aprender a observar e compreender o ambiente que nos cerca.
No cume, depois da caminhada, teremos um momento para contemplar a paisagem e reconhecer os diferentes elementos que compõem aquele cenário. Em seguida, a experiência se volta para dentro com uma prática de Yoga ao ar livre, conduzida pela professora Yasmim Verly.
A prática será acessível a diferentes níveis de experiência e não tem como objetivo desempenho ou posturas difíceis. A proposta é desacelerar, perceber o corpo, a respiração e as sensações, criando um momento de presença depois do caminho percorrido.
• Trilha guiada pela Mata Atlântica
• Educação ambiental ao longo do percurso
• Observação e leitura da paisagem a partir do cume
• Tempo para contemplação e conexão com o ambiente
• Aula de Yoga ao ar livre no topo da Pedra Bonita
• Uma experiência que integra natureza, conhecimento, movimento e presença
Mais do que chegar ao cume, a proposta é perceber o caminho.
Observar uma planta, entender uma relação ecológica, reconhecer elementos da paisagem, sentir a respiração durante a caminhada e, ao final, perceber o próprio corpo com mais atenção.
Conheça a floresta. Sinta o corpo. Esteja presente.
Local: Pedra Bonita, Rio de Janeiro
Experiência: Trilha + Educação Ambiental + Yoga
Nível da experiência: A trilha é considerada de nível moderado. O percurso não é longo, mas possui trechos íngremes, que exigem disposição física e atenção durante a subida. Faremos pausas ao longo do caminho, tanto para descanso quanto para os momentos de educação ambiental, e vamos conduzir a experiência respeitando o ritmo e o nível de cada participante.
Na prática de yoga, não é necessário ter experiência prévia. A prática será adaptada para acolher diferentes níveis.
Para preservar uma atmosfera mais acolhedora, próxima e rica em trocas, teremos apenas 15 vagas.
O número reduzido de participantes permite que a experiência aconteça com mais atenção ao grupo, favorecendo as pausas, as conversas, a observação da natureza e a condução da prática de yoga.
• Tapete de yoga ou um pano grosso para a prática, já que ela será realizada sobre a pedra
• 2 litros de água por pessoa
• Chapéu ou boné
• Protetor solar
• Repelente
• Lanches leves para o percurso
• Vá com roupas leves e confortáveis, que permitam liberdade de movimento e sejam adequadas tanto para a caminhada quanto para a prática de yoga
• Vá com tênis ou calçado fechado, confortável e com boa aderência, adequado para trilha e para os trechos íngremes do percurso
Recomendamos levar uma mochila confortável e leve, apenas com o necessário para a experiência, para não prejudicar o conforto e a mobilidade durante a trilha.
Ponto de encontro:
No início oficial da trilha (Guarita de Controle/Estacionamento Superior), e não na rampa de voo livre. Ao passar pela guarita principal do Parque (na Estrada das Canoas), você subirá a Estrada da Pedra Bonita. A rampa de voo livre fica em uma bifurcação à esquerda. Para a trilha, você deve seguir direto até o final da subida, onde há uma segunda guarita de controle, um pequeno estacionamento administrativo e a placa de início da trilha.
Prepare-se para caminhar, aprender, contemplar e respirar a floresta de um jeito diferente!
Namastê!
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesEstrada da Pedra Bonita São Conrado
Rio de Janeiro, RJ
Yasmim Rodrigues Verly
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.