Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Quando a Noite Chegar

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Quando a Noite Chegar

30 jun - 2023 • 20:00 > 02 jul - 2023 • 19:00

 

Descrição do evento

“QUANDO A NOITE CHEGAR”

Teuda Bara, Babi Amaral e Alexandre Cioletti, que interpretam uma família que se encontra para uma última despedida. Em uma cama está aquela a quem, daqui a pouco, dirão adeus: a mãe, a velha mãe. Assim começa a peça, que segue enredando temas ligados ao envelhecimento, ao tempo que nos resta, à continuidade e à descontinuidade, ao efêmero e o eterno, o que dura e aquilo que nos escapa entre os dedos


SERVIÇO


 “QUANDO A NOITE CHEGAR”


Data:30 de junho, 1 e 2 de julho, sexta e sábado, às 20h e domingo, às 19h


Classificação: 12 anos

Duração: 50 minutos


Gratuito 


Serão disponibilizados ingressos antecipados pela Sympla e o restante dos ingressos serão disponibilizados 1h antes de cada dia do espetáculo na bilheteria da Funarte - BH. 


Teatro em Movimento estreia “Quando a noite chegar”, com direção de Carlos Gradim, dramaturgia de Edmundo de Novaes Gomes e conta com Teuda Bara no elenco.

O espetáculo aborda o etarismo e a finitude, trazendo temas como continuidade e descontinuidade, o efêmero e o eterno, o que dura e aquilo que nos escapa entre os dedos. A montagem é também uma homenagem ao oficio dos atores, colocando em cena os artistas: Rogério Falabella, Ione Medeiros, Camille K, Wilma Patrícia, Aruana Zambi e Amir Haddad, todos com idades acima de 70 anos.  A estreia acontece no dia 30 de junho, seguindo com apresentações dias 1 e 2 de julho, na Funarte

 

O Teatro em Movimento é apresentado pelo Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de mais de 5,3 mil médicos cooperados e colaboradores, pelo Instituto Cultural Vale, pelo  Itaú Unibanco e pela Cemig, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura.

 

O Festival, que tem curadoria e coordenação geral de Tatyana Rubim, apresenta o espetáculo “Quando a Noite Chegar”, com direção de Carlos Gradim, responsável por encenações como Justa (2017), Horácio (2013) e Amor e Restos Humanos (2001), entre outras; e dramaturgia do ficcionista e professor Edmundo de Novaes Gomes. A estreia acontece no dia 30 de junho, seguindo com apresentações dias 1 e 2 de julho, sexta a domingo, no Teatro da Funarte, em Belo Horizonte. Após as apresentações presenciais, o espetáculo ganhará versão para exibição na web, como parte da programação do Teatro Em Movimento Digital, no CenaWeb. 

 

Em cena, Teuda Bara, atriz reconhecida por seus trabalhos com o Grupo Galpão, recentemente homenageada pelo Prêmio Shell como uma das maiores atrizes do Brasil, e os atores Babi Amaral e Alexandre Cioletti, que interpretam os irmãos, filho e filha que se encontram para uma última despedida. Em uma cama está aquela a quem, daqui a pouco, dirão adeus: a mãe, a velha mãe. Assim começa a peça, que segue enredando temas ligados ao envelhecimento, ao tempo que nos resta, à continuidade e à descontinuidade, ao efêmero e o eterno, o que dura e aquilo que nos escapa entre os dedos. “Assuntos que, no final das contas, não nos permitem descansar no conforto das coisas fáceis”, destaca Carlos Gradim, idealizador de “Quando a Noite Chegar”.

 

Nas imagens projetadas estão grandes nomes das artes cênica: Rogério Falabella, Ione Medeiros, Camille K, Wilma Patrícia, Aruana Zambi, Amir Haddad e a própria Teuda, todos artistas com mais de 70 anos. Virtual e real coexistirem em cena em mais uma alusão a esta nossa humanidade algorítmica.  “Ao fazer isto, “Quando A Noite Chegar” constrói arranjos que vão do dramático ao épico, flertando com o caos para falar sério sobre um assunto que nem todos podem ou poderão, infelizmente, viver: a velhice”, explica o dramaturgo Edmundo de Novaes Gomes.


Produção Teatro em Movimento Digital

O espetáculo “Quando a Noite Chegar” faz parte da programação do CenaWeb, eixo do Festival Teatro em Movimento Digital, criado em 2020, com o objetivo de trazer a linguagem teatral para o digital, como alternativa para manter as artes cênicas em exibição durante a pandemia. Dessa forma, o espetáculo também será transmitido na web, permitindo ao público ter as duas experiências, online e presencial, no teatro.

 

O CenaWeb tem coordenação de Tatyana Rubim e de Mariana Lima Muniz, professora da UFMG com pós-doutorado em Teatro e Internet. Assim como nos trabalhos realizados com Barbara Paz (Ato), Cacá Carvalho (Ítaca, 365. apto 23') e Yara de Novaes [(Des)memória], em 2021, este trabalho de Carlos Gradim e Edmundo de Novaes teve início a partir de uma imersão com o artista multimidiático Matías Umpierrez, referência mundial pelo trabalho criado a partir de teatro, vídeo e intervenções urbanas. A ideia é apresentar um espetáculo que dialogue com o universo digital e presencial, com recursos como a transmissão ao vivo, as relações entre teatro e audiovisual.

 

“Desde a pandemia, o Teatro em Movimento mantém e aprofunda a experiência e o trânsito pelo teatro digital. O projeto se lança novamente no desafio de apresentar o primeiro espetáculo híbrido, que vai estar acontecendo presencialmente e também transmitido na web. Além disso, teremos os projeções de cenas já captadas”, conta Tatyana Rubim. 

 

A realizadora também lembra que o Teatro em Movimento se conceitua a partir da pandemia como socialmente responsável, trazendo temáticas sociais que se reportam a transformações igualmente coletivas. No caso de “Quando a Noite Chegar”, a ideia é abrir para a reflexão das pessoas sobre esse artista de mais idade, que não raro é privado do lugar que para ele é a própria vida: o palco

 

“Nestes mais de 25 anos de produção teatral, eu fui muito tocada por Paulo Autran, por Bibi Ferreira, Eva Vilma, Nicete Bruno, Nathália Timberg. Sempre me impressionou muito a entrega desse atores maiores - como se diz em Buenos Aires quando você está perto de uma pessoa com mais idade. Mas acredito que este termo MAIOR é o mais apropriado para esses artistas que fizeram o teatro brasileiro e mineiro e que, agora, temos a honra de receber nesta montagem”, acredita Tatyana Rubim, refindo-se a Teuda Bara, Rogério Falabella, Ione Medeiros, Camille K, Wilma Patrícia, Aruana Zambi e Amir Haddad, que integram o elenco. “Foi mergulhando nesse universo das pessoas que fizeram a história do teatro do Brasil e também de Minas que veio a ideia de realizarmos este trabalho que é uma reflexão sobre a vida e sobre o fim de vida. Sobre o que significa estarmos neste “estado de vivência”. Um tema extremamente importante,” arremata. 


Patrocinadores:

Instituto Unimed-BH, Instituto Cultural Vale, Cemig e Itaú Unibanco

Coordenação Geral do Projeto: Tatyana Rubim

 

 

QUANDO A NOITE CHEGAR
(Repertório Hibrido Festival Teatro em Movimento)

 

Idealização e Direção: Carlos Gradim

Dramaturgia: Edmundo de Novaes

 

Elenco: Teuda Bara, Bárbara Amaral e Alexandre Cioletti

 

Participação em vídeo: Amir Haddad, Aruana Zambi, Camille K, Ione de Medeiros, Wilma Patricia, Rogério Falabella, Teuda Bara

 

Participação em áudio: Yara de Novaes

Direção de Produção: Tatyana Rubim

Direção de Arte: André Cortez

Luz: Wagner Antônio

Trilha sonora: Tiago Macedo

Desenho de Som: Tiago Macedo e Vinícius Alves

Direção de Movimento: Eliatrice Gischewski

Vídeo: Arthur Pereira e Lucas Vimieiro

Administrativo Financeiro: Sônia Branco

Supervisão de Produção: Juliana Peixoto

Produção: Thiago Maia e Sartre

Assistência de direção: João Santos

Colaboração Figurino: Camila Morena da Luz

Assistência de Direção de Arte: Tatyana Rubim

Assistência de Luz: Daniel Bollara

Assistência de Produção: Yasmine Rodrigues e Bruna Aranha

Identidade Visual: Tiago Macedo / Estúdio Ofício

 

Montagem de Luz: Edimar Pinto

Cenotécnico: Marcos Alves

Assistência de Cenotécnica: Chico Ventura, Gastão e Ceará

Costureira: Eladir e Thais Lorena

Video mapping: On Projeções

Assessoria de impressa: Luz Comunicação

Comunicação Online: Rizoma Comunicação & Arte

Designer Rubim: Mariana Angeliz

Escritório de Advocacia: Olivieri & Associados

Contador: C.A. Contabilidade

 

 

Apoio:

Funarte MG

Rede Accor

 

Realização: Rubim Produções

 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Fundação Nacional de Artes

Rua Januária, 68 Centro

Belo Horizonte, MG

Termos e políticas

Sobre o produtor

Rubim Produções e Eventos

A Rubim Produções é uma empresa que atua no mercado cultural desde 2000 como produtora de eventos culturais, corporativos e de ativação. Na área da cultura é especializada em artes cênicas, possuindo como carro-chefe o Festival Teatro em Movimento, idealizado por sua diretora Tatyana Rubim, já em sua 21ª edição.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora