28 jun - 2018 • 09:30 > 30 jun - 2018 • 13:00
APRESENTAÇÃO
O atendimento a usuárias e usuários é uma das características mais marcantes da Defensoria Pública e que as distingue das demais instituições do sistema de justiça. São milhares de atendimentos realizados e o desafio de que a qualidade técnico-jurídica de defensoras, defensores, quadro de apoio, equipes técnicas interdisciplinares consiga se expressar no acolhimento das pessoas que procuram a instituição, e o atendimento digno e eficiente de suas demandas.
Este seminário chama atenção para a importância de se refletir sobre a qualidade e eficiência no atendimento da Defensoria Pública, direitos usuárias e usuários da instituição instituídos pela Lei Complementar 132/2009. Como prestar um atendimento de qualidade diante do desafio de demanda tão grande? Como acolher as pessoas que procuram a instituição, tantas vezes em condições de extrema vulnerabilidade, e dar conta de dar voz às mesmas e não reforçar a vulnerabilidade? Como promover uma escuta qualificada em meio à imensa quantidade de atendimentos? Como promover uma cultura de eficiência do serviço público em momentos de crise e descrédito dos serviços públicos? Como envolver defensoras/es, servidoras/es e estagiários/os na busca de aperfeiçoamento da atuação e da utilização de formas criativas e inovadoras para o atendimento ? Quais experiências adotadas podem ser replicadas em prol de uma prestação e serviço mais eficiente? Estas e outras questões serão enfrentadas pelo seminário, que reunirá defensoras e defensores públicos com profissionais do direito e outras áreas correlatas de diferentes estados do Brasil.
O seminário tem por objetivo contribuir para a produção de conhecimento, aprendizagem institucional e troca de experiências acerca de projetos relacionados à qualidade e eficiência do atendimento ao público, debatendo seus limites e possibilidades de replicação.
PROGRAMAÇÃO
Seminário | 28 e 29 de
junho
28/06 – 5ª feira
9h30 | Abertura
CONDEGE – DPRJ – COLEGIO
OUVIDORIAS – ANADEP
Dênis de Oliveira Praça - 1o Sub-defensor Público Geral da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro
Marcus Edson de Lima - Presidente do Colégio Nacional de Defensores Públicos Gerais - CONDEGE
Thaísa Oliveira - Diretora Vice-Presidente Institucional da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos - ANADEP
Vilma Reis (Presidenta do Colégio de Ouvidorias das Defensorias Públicas e Ouvidora Geral da DP/BA)
Palestrantes:
Christiane Serra (Coordenadora de Mediação da DP/RJ)
Luiz Henrique Silva Almeida (Presidente do Colégio de Corregedores Gerais das Defensorias Públicas e Corregedor Geral da DP/GO)
Patricia Cozzolino (Diretora da Escola Superior da DP/MS)
Vilma Reis (Presidenta do Colégio de Ouvidorias das Defensorias Públicas e Ouvidora Geral da DP/BA)
Mediação: Adriana Britto (Diretora de Capacitação do Centro de Estudos Jurídicos - DPRJ)
12h | Premiação dos resultados do concurso concurso nacional
de práticas eficientes de atendimento
12h30 | Intervalo para o Almoço
14h | Apresentação de Práticas: ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR
Mediação: Natália Soares da Silva Palmar (assistente social - DPRJ) e Alessandra Nascimento de Alencar -(psicóloga/DPRJ)1. Defensoria Pública Efetivando O
Acesso À Justiça Na Rede De Saúde Mental: Parcerias Possíveis (SP)
Paula Rosana Cavalcante (servidora) e Melina Machado Miranda
2. Defesa de populações em risco de
remoção forçada: práticas inovadoras para atendimento coletivo (SP)
Marilene Alberini – Servidora
3. Humanização do atendimento como
pressuposto para Garantia dos Direitos da Mulher (PR)
Luciana Tramujas A. Bueno (defensora pública), Jéssica P. S. Mendes, Janaine P. N. Santos e Tamires C. Oliveira (servidoras)
4. Posto De Identificação Civil Para
População Em Situação De Rua (RJ)
Carla Beatriz Nunes Maia – defensora pública
15h | Debates
16h | Intervalo
para o Café
16h30 | Apresentação das Práticas: ATENDIMENTO COM FOCO EM
ATUAÇÃO EXTRAJUDICIAL
1. Defensoria Em Movimento (CE)
Amelia Soares da Rocha , Mariana Lobo Botelho de Albuquerque , Michele Candido Camelo , Andrea Pereira Rebouças, Natali Massitlon Pontes, Roberta Madeira Quaranta (defensoras públicas); Rosinere Marques Moura e Meirelane Pires Coelho (servidoras)
2. Pelos Caminhos da
Desjudicialização: Defensoria Sistêmica (PA)
Alessandra Oliveira Damasceno Guedes e Paula Cunha da Silva Denadai (defensoras públicas)
3. Rede Acolhe (CE)
Gina Kerly Pontes Moura, Mariana Lobo Botelho de Albuquerque, Patricia de Sa Leitao e Leao, Natali Massilon Pontes (defensoras públicas), Thiago de Holanda Altamirano (servidor), Delano Benevides de M deiros Filho
4. Socorrer (BA)
Mônica de Paula Pires de Aragão (defensora pública) e Sheyla Paranaguá Santos (servidora)
17h30/18h30 | Debates
29/06 – 6ªf
9h | Visita guiada à Central de Relacionamento com o Cidadão - RJ
9h30 | Atendimento eletrônico e Rotinas de Atendimento
- Apresentação de Prática: Sistema Verde (RJ) | Denis de Oliveira Praça, Gabriela Varsano Cherém, Paloma Araujo Lamego (defensores públicos), Vitor Reis da Costa Silva (servidor)
- Marcelo Dayrell
Vivas - Coordenador do Atendimento Inicial Especializado
ao Público da DPESP
- Gabriela Cherém - Coordenadora da Central de Relacionamento com o Cidadão da DPRJ
11h | Debates
12h | Intervalo para o almoço
14h-16h | Grupos de Trabalho
GT1: ATTENDIMENTO COM
ATUAÇÃO EXTRAJUDICIAL
GT2: ATENDIMENTO
INTERDISCIPLINAR
GT3: PROTOCOLOS /ROTINAS DE
ATENDIMENTO / ATENDIMENTO ELETRÔNICO
GT4: FORMAÇÃO
CONTINUADA – Reunião da Comissão de Escolas e Centros de Estudos Jurídicos do
CONDEGE.
16h-16h30 | Intervalo para
o café
16h30-18h | Plenária e encaminhamentos finais
MINI CURSO | 30 de
junho
Sensibilização
Ferramentas para o diálogo
30/6 | 9 às 13 horas
Formadora: Christiane Serra
Ferreira
Defensora Pública,
Coordenadora de Mediação da Defensoria Pública do Estado do Rio de
Janeiro
Objetivo: treinamento e
sensibilização sobre a importância do diálogo, o uso de meios consensuais de
solução de conflitos e ferramentas de comunicação e negociação com objetivo de
humanizar e melhorar a qualidade do atendimento realizado aos assistidos.
Metodologia: palestra interativa, aplicação de dinâmicas em grupo e uso de meio audiovisual e exercícios simulados para apresentação dos temas a serem tratados.
Avenida Marechal Câmara, 314, 2º Andar , Centro
Rio de Janeiro, RJ
Defensoria e Cejur
Evento promovido pela Comissão Especializada em Escolas Superiores e Centros de Estudos das Defensorias Públicas do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (CONDEGE) e pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro, com apoio da ANADEP, do Colégio de Ouvidorias de Defensorias Públicas do Brasil e da Fesudeperj.
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