De 28 de novembro de 2026, às 16h00; até 28 de novembro de 2026, às 18h00.
De 28 de novembro de 2026, às 16h00; até 28 de novembro de 2026, às 18h00.
Psicanálise com Vinho – Afetos em Disputa: Nietzsche, Psicanálise e Transformação
Psicanálise com Vinho é um projeto cultural e contemporâneo do Instituto Semear, que visa promover encontros entre os interessados no pensamento psicanalítico e os atravessamentos com outros campos do saber, como a filosofia, política, poesia, literatura, arte, saúde mental, entre outros, a fim de discutir temas fundamentais da existência humana.
A ideia principal do projeto é propor um espaço de escuta e diálogo, em um ambiente acolhedor e convidativo à reflexão crítica, com a presença de um bom vinho, que aqui assume um papel simbólico e sensorial. O vinho, desde a Antiguidade, é associado ao encontro, à partilha e à desaceleração do tempo cotidiano.
O Instituto Semear convida para mais um encontro do projeto cultural Psicanálise com Vinho – Um encontro entre saberes e taças. Nesta edição, teremos a presença especial da psicanalista, filósofa e escritora Isadora Petry, por ocasião da apresentação de seu livro Afetos em Mosaico: para uma fisiopsicologia da decadência em Nietzsche (Ed. Kotter).
A partir do ressentimento, do sofrimento e da psicologia nietzschiana, Isadora propõe uma interlocução entre Nietzsche e a psicanálise, pensando os afetos não como estados internos de um sujeito já constituído, mas como forças em disputa, que participam da constituição dos modos de existência e da economia do sofrimento. Conceitos como saúde, doença, decadência e perspectivismo serão colocados em diálogo com a clínica psicanalítica, em direção a uma clínica da transformação dos afetos.
Sobre a palestrante
Isadora Petry é psicanalista, filósofa e escritora. Doutora pela Unicamp-FAPESP e mestra pela PUC-SP e UQAM (Montréal). Professora da pós-graduação em Psicanálise, Filosofia e Cultura (PUC-PR) e do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP). Membro do GT Nietzsche e do GT Psicanálise e Filosofia da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia. Autora de Afetos em Mosaico (Ed. Kotter) e de Nietzsche Fundamental (Editora Planeta, no prelo).
Curadoria: Jaiana Cavalli, Emmanuel Miguel e Indiara Ribeiro.
Um encontro de reflexão e troca, em um ambiente de presença, escuta e boa companhia, acompanhado por um bom vinho.
Data: 28/11 (sábado)
Horário: 16h às 18h
Presencial no Instituto Semear: R. Dr. Valter Pereira de Queirós, 1247, Jardim Eulina (próximo ao Posto Garcia e ao restaurante A Quinta do Marquês), Campinas/SP
Investimento: R$ 104,55 + taxa Sympla (vinho incluso)
Venda do livro e sessão de autógrafos ao fim do encontro
Vagas limitadas. Inscrições até 25/11/2026.
Dúvidas, estamos à disposição: (19) 99696-1682.
Com carinho,
Equipe Instituto Semear.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Doutor Valter Pereira de Queirós, 1247, Próximo a Quinta do Marquez, JD. Eulina
Campinas, SP
Instituto Semear
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.