Fale com o produtor

PROJETO: Empreendedores por necessidade: da falta de capacitação ao aprendizado na marra

28 ago - 2024 • 14:58 > 06 set - 2024 • 23:59

Evento encerrado

Descrição do evento

PROJETO: Empreendedores por necessidade: da falta de capacitação ao aprendizado na marra


  • OBJETIVO GERAL:

Apresentar as características e realidades de empreendedores que abrem um negócio por necessidade. 


  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

. Observar os motivos para a abertura de um novo negócio e quais foram os primeiros passos.

. Entender caso tenha sido feita, como foi a capacitação desse empreendedor 

. Saber no dia a dia as principais dificuldades do empreendedor por necessidade.

. Verificar as principais metas e objetivos do empreendedor 


  • MODALIDADE: 

EAD


  • CONTEXTUALIZAÇÃO: 

O Brasil atualmente conta com 11 milhões de desempregados. Com o mercado de trabalho em baixa, muitas pessoas ficam obrigadas a se virarem para conseguir o sustento e o de sua família. Assim, muitos acabam se aventurando no mundo do empreendedorismo, que embora tenha lá uma taxa de “glamour”, sabe- que a realidade é outra. Tanto que apenas em 2021, 1,4 milhões de empresas fecharam as portas no Brasil. Um dos principais motivos para que esses negócios fechem é a falta de capacitação dos gestores. Nesse contexto, aparece principalmente aquele empreendedor que mesmo sem nenhum conhecimento do negócio precisa arrumar uma ocupação e acaba apostando todas as suas fichas em um determinado empreendimento, muitos deles até mesmo na informalidade. Alguns acabam aprendendo na marra e conseguem gerenciar o empreendimento, já outros não e acabam falindo ou se endividando ainda mais.


  • METODOLOGIAS A SEREM APLICADAS

. Dividir os estudantes em grupos e distribuir as etapas do projeto

. Levantar fundamentação Teórica sobre empreendedorismo, empreendedorismos no Brasil e empreendedores por necessidade.  

. Realização de visitas técnicas aos empreendedores

. Entrevistas semiestruturadas para levantamento das informações com os empreendedores 

. Encontros mensais na modalidade remota, através da plataforma Teams com o professor orientador  


  • PRODUTO A SER ENTREGUE À COMUNIDADE

Produção de uma cartilha apresentando os principais resultados obtidos durante as entrevistas que expliquem os objetivos, com fotos, bem como referencial teórico. Essa cartilha terá como finalidade dar dicas de boas práticas de empreendedorismo às pessoas que não possuem possibilidade de se capacitarem. Isso porque muitos que empreendem por necessidade, não sabem identificar certas dificuldades, justamente pela falta de conhecimento. Essa cartilha será distribuída para pequenos comerciantes, principalmente, situados em comunidades mais pobres onde esse déficit de capacitação com certeza atinge níveis mais altos.    


OS HORÁRIOS DO SYMPLA NÃO DEVEM SER CONSIDERADOS. GENTILEZA AGUARDAR ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR RESPONSÁVEL.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

UniArnaldo - Centro Universitário Arnaldo Janssen

Praca Arnaldo Janssen, 200 Funcionários

Belo Horizonte, MG

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

UniArnaldo - Centro Universitário

O UniArnaldo possui uma educação de qualidade com uma estrutura moderna em uma instituição sólida. Conta com excelentes professores e oferece vários cursos de graduação e pós-graduação. Acesse uniarnaldo.com.br e escolha a direção certa para a sua vida.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.