31 jul - 2026 • 14:00 > 31 jul - 2026 • 17:00
31 jul - 2026 • 14:00 > 31 jul - 2026 • 17:00
Programação Portas Abertas #2: Oficina "O Tempo Cômico - Técnicas de Palhaço", com Luiz Carlos Vasconcelos
O FormAção Ação & Shell abre suas portas para o público em uma programação especial que une arte, formação e encontro. Todo mês, entre junho e agosto, convidamos artistas e educadores para compartilhar saberes, experiências e práticas em atividades abertas e gratuitas para quem quiser participar.
Nesta edição, recebemos Luiz Carlos Vasconcelos — ator, diretor e palhaço — para uma oficina sobre o tempo cômico e as técnicas da palhaçaria.
SOBRE A OFICINA
A oficina parte do princípio de que os palhaços não são criados, mas revelados. Eles já existem no interior de cada pessoa e sua construção é um ato de coragem e generosidade, que consiste em oferecer ao outro o próprio ridículo de forma verdadeira. É a partir dessa verdade que se desenvolve o trabalho, conduzindo os participantes à descoberta de sua alma de palhaço, à percepção e ao desenvolvimento da utilização do tempo cômico e à vivência do estado de atenção característico do palhaço.
Ao longo da oficina, são abordados conteúdos como a descoberta e a utilização do tempo cômico, uma nova forma de perceber o mundo e de olhar a realidade, além do treinamento físico voltado para a ampliação do corpo cênico, do trabalho com sons e objetos. Também são exploradas técnicas da palhaçaria contemporânea, a berlinda criativa, esquetes clássicas, técnicas da tradição do palhaço e exercícios de improvisação, estimulando a escuta, a presença, o jogo e a relação direta com o público.
Data: 31/07, sexta-feira, das 14h às 17h
Local: Sede Nacional da Ação da Cidadania (Rua da Gamboa, 246)
200 vagas | Entrada permitida até 14:00 | Sujeito à lotação.
SOBRE LUIZ CARLOS VASCONCELOS
Natural de Umbuzeiro (PB), Luiz Carlos Vasconcelos é ator, diretor e palhaço, com formação em Letras e em Artes Cênicas na Dinamarca. Sua grande paixão pelo teatro e pelo circo o levou ao Rio de Janeiro em 1984, onde estudou na Escola Nacional de Circo e integrou a Intrépida Trupe. Durante duas décadas na capital fluminense, sustentou-se com apresentações do Palhaço Xuxu — personagem criado por ele em 1978, em João Pessoa —, que se tornou um símbolo de arte e cidadania por sua forte presença em comunidades populares.
Ainda nos anos 1970, foi um dos fundadores da Escola Piolim, na Paraíba, um centro cultural voltado à formação artística e à educação popular, nomeado em homenagem ao lendário palhaço brasileiro. Em 1992, realizou um dos marcos de sua carreira: a montagem teatral de Vau da Sarapalha, conto de Guimarães Rosa, que dirigiu e encenou com o Grupo Piolim, ganhando projeção nacional e internacional.
SOBRE FORMAÇÃO AÇÃO & SHELL
SOBRE AÇÃO DA CIDADANIA
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua da Gamboa, 246 Santo Cristo
Rio de Janeiro, RJ

FormAção Ação & Shell
Realizado pela Ação da Cidadania com patrocínio master da Shell, por meio da Lei Rouanet., o FormAção Ação & Shell é um programa de inserção produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado das artes cênicas. Fundado em 2024o, o projeto oferece formação gratuita para quem mais de 200 estudantes por ano, com a culminância pedagógica em um espetáculo teatral.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.