12 fev - 2024 • 14:00 > 29 fev - 2024 • 10:00
(obrigatório preenchimento)
https://docs.google.com/forms/d/1JrfD_-bMz9DnNXyzhb0OC3ErS_aor_E1z1YhMJW-Rhk/edit
EDITAL Nº 001/2024
PARA ADMISSÃO DE PALHAÇOS HUMANITÁRIOS EM FOZ DO IGUAÇU.
DISPÕE SOBRE A ADMISSÃO
I. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1. Este Processo Seletivo reger-se-á pelas normas
gerais de direito e demais princípios constantes na LEI Nº 9.608, DE 18 DE
FEVEREIRO DE 1998, ficando estabelecido que não haverá vínculo empregatício,
haja visto que o trabalho realizado tem caráter voluntário.
2. O processo de admissão será organizado e
executado pela própria Cia do Riso, obedecidas às normas deste Edital.
3. As vagas oferecidas neste processo atenderão
apenas a cidade de Foz do Iguaçu do
estado do Paraná, onde há atuação da Cia do Riso.
4. O candidato que pretende concorrer a uma vaga
de Palhaço Humanitário, deve antes, preencher o formulário de inscrição e
participar de uma das Palestras Institucionais que serão oferecidas pela Cia do
Riso. A Palestra tem como objetivo apresentar a instituição e suas atividades,
esclarecer as dúvidas e divulgar o calendário oficial da seleção e formação. Todas as etapas do presente processo seletivo são eliminatórias.
5. O link com o formulário para fazer a inscrição
será divulgado quando da abertura deste edital.
6. Após ter preenchido o formulário de inscrição
e participado da Palestra Institucional, havendo interesse em ser voluntário, o
candidato irá participar de uma seletiva em grupo na mesma tarde da palestra. Está
seletiva será eliminatória.
7. A lista de aprovados no processo seletivo será
divulgada via e-mail dos aprovados e nas redes sociais da Cia do Riso.
II. DA CIA DO RISO
A
Cia do Riso é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e
duração por tempo indeterminado, com sede e foro no Município de Foz do Iguaçu
no Estado do Paraná. Atua há 19 anos nos Hospitais de Foz do Iguaçu tendo seu foco
principal e finalidades em ser uma organização proeminentemente dedicada a
levar alegria aos pacientes hospitalizados, acompanhantes e profissionais da
saúde, através da arte do palhaço, nutrindo desta forma de expressão como meio
de enriquecimento da experiência humana.
É
composta por voluntários devidamente aptos para a realização das atividades
afins a que se propõe após realização de curso de formação específica, a ser
realizado anteriormente ao início das atividades voluntárias, em local e datas
designados pela Coordenação Geral. A Instituição não remunera, sob qualquer
forma seus voluntários, cujas atuações são inteiramente gratuitas. As
atividades afins nos hospitais são realizadas aos sábados no período vespertino
e nas demais instituições assistidas de acordo com a demanda e programação das
mesmas podendo ser realizadas durante a semana e/ou nos finais de semana em
horários pré-determinados pelas instituições.
III. DO VOLUNTARIADO
Voluntário é aquele que presta serviço não
remunerado em benefício da comunidade e realiza um trabalho gerado pelo impulso
solidário, atendendo tanto às necessidades do próximo, quanto às suas próprias
motivações pessoais. Ressalta-se que os serviços prestados pelo voluntário são
de caráter gratuito, não sendo cabível a remuneração a título de
contraprestação, além de não haver vínculo trabalhista e nem obrigação de
natureza trabalhista, previdenciária ou afim. Assim sendo, todos os custos que
o voluntário venha a ter com deslocamento, estacionamento, alimentação,
vestimenta, maquiagem e acessórios para construção da figura do Palhaço
Humanitário serão de responsabilidade do voluntário.
IV. DAS INSCRIÇÕES
1. São condições para Inscrição:
a) Falar fluentemente o português ou espanhol.
Caso seja de origem estrangeira, que tenha a fluência nos referidos idiomas;
b) Ser alfabetizado;
c) Ter, no mínimo 18 anos completos até o dia 1º
de março do presente ano;
e) Preencher ficha de inscrição;
f) Conhecer e estar de acordo com as exigências
contidas no presente Edital.
Os documentos comprobatórios de atendimento aos
requisitos, acima fixados, serão exigidos apenas aos candidatos aprovados,
convocados e nomeados pela Cia do Riso.
2. Convém ressaltar, por último, que toda a
comunicação será feita por e-mail e redes sociais da Cia do Riso, inclusive, no
decorrer das etapas da formação.
V. DO PROCESSO SELETIVO
O PROCESSO SELETIVO consistirá das seguintes
etapas:
1. Inscrição no formulário via Sympla com
link a ser disponibilizado quando da abertura deste edital;
2. Pagamento da taxa de inscrição no valor de R$
55,00 (cinquenta e cinco reais);
3. Comparecimento na palestra institucionais
4. Participação em atividades de grupo orientadas
por psicólogos da Cia do Riso e avaliadas pela comissão de seleção;
Observação: O candidato deverá comparecer ao
local, na data e horários citados na tabela das etapas abaixo, com até 15 minutos de antecedência, sob pena de
eliminação em caso de atraso.
CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO PARA A FORMAÇÃO COMO
PALHAÇO HUMANITÁRIO: Serão classificados os candidatos que cumprirem todos os
requisitos avaliados pela comissão, lembrando que, o não comparecimento em
uma das etapas gera a eliminação automática do processo seletivo.
VI. DAS DATAS DO PROCESSO SELETIVO
ETAPA |
DATA |
HORÁRIO |
LOCAL |
Abertura do
edital |
05/02/2024 |
|
|
Inscrição e
pagamento da taxa |
12 a 29/02/2024 |
|
|
Palestra
Institucional |
16/03/2024 |
14h às 18h |
Igreja Bom Jesus
do Migrante – Rua Di Cavalcante, 233 – Vila Portes |
Atividades em
grupo |
16/03/2024 |
14h às 18h |
Igreja Bom Jesus
do Migrante – Rua Di Cavalcante, 233 – Vila Portes |
Análise |
08 à 22/03/2024 |
|
|
Resultado final |
25/03/2024 |
|
|
Período da
Formação |
maio a setembro
2024 |
|
|
Observação: O resultado apurado e divulgado neste
processo seletivo tem caráter soberano, portanto não é cabível recurso.
VII. DA ADESÃO
1. REQUISITOS PARA ADESÃO:
1.1 Por ocasião da adesão, o candidato deverá
comprovar que satisfaz as seguintes condições: a) Ter sido aprovado no Processo
Seletivo; b) Ter assinado o Termo de
Adesão ao Trabalho Voluntário e Termo de Uso de Imagem; c) Ter e-mail pessoal
ativo para o recebimento do material da Formação Teórica; d) Apresentar
documento de identificação com foto; f) Entregar uma foto 3x4 (papel) atuais e
com fundo branco; g) Cópia da carteira de vacinação atualizada (2023); i) Cópia
do documento com foto; j) Cópia do comprovante de residência.
1.2 O candidato aprovado que não comparecer no
primeiro módulo da formação, que será em 06 de abril de 2024, será considerado
desistente e eliminado do processo.
VIII. DA FORMAÇÃO
Após o período da seleção, terá início o processo
formativo de Palhaço Humanitário, composto por seis módulos de caráter
obrigatório, descritos a seguir:
Módulo 1 - 06/04/2024 – 14h às 18h:
Tema: Integração à Instituição e Bases do
Trabalho Voluntário
Módulo 2 – 04/05/2024 - 14h às 18h:
Tema: A Arte da Palhaçaria I
Módulo 3 – 02/06/2024
– 08h às 12h e 14h às 18h
Tema: A Arte da Palhaçaria II e Improvisação
Módulo 4 - 06/07/2024 - 14h às 18h:
Tema: Construção de times
Módulo 5 – 18/08/2024 - 08h às 12h e 14h às 18h
Tema: Maquiagem e Figurino
Módulo 6 - 14/09/2024 - 14h às 18h:
Tema: Cuidados Hospitalares (CCIH) e Encerramento
Observação: Somente após passado pelas etapas
acima, o novo integrante da Cia do Riso estará capacitado para fazer visitas
hospitalares.
IX. CRITÉRIOS DE ELIMINAÇÃO
Será eliminado do processo formativo o candidato
que deixar de participar de qualquer uma das etapas supracitadas.
X. DESLIGAMENTO
Em qualquer fase do Processo Seletivo ou após a
seleção, caso seja detectada alguma inverdade no cumprimento dos pré-requisitos
estabelecidos para a inscrição, o candidato será automaticamente eliminado do
Processo Formativo.
XI. DISPOSIÇÕES FINAIS
1. A
inscrição e participação do candidato importarão no conhecimento das instruções
e na aceitação das condições do processo de seleção, tais como se acham
estabelecidas neste Edital.
2. Objetivando registrar que a presente Seleção,
realizada sob a égide do presente Edital, transcorreu atendendo amplamente aos
princípios constitucionais da legalidade, impessoalidade, moralidade,
publicidade e eficiência, conta com o acompanhamento do departamento jurídico
do quadro de voluntários para Assessoramento Técnico.
3. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos
pelo Diretoria da Cia do Riso.
4. Os candidatos terão pleno acesso a este Edital
na íntegra, com todo seu conteúdo, ficando o referido disponibilizado em meios
de comunicação via internet desde a data do início das inscrições.
Foz do Iguaçu, 05 de fevereiro de 2024.
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Di Cavalcante, 2333, Salão de festa da Igreja Bom Jesus do Migrante, Vila Portes
Foz do Iguaçu, PR
Cia Do Riso
A Cia do Riso é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e duração por tempo indeterminado, com sede e foro no município de Foz do Iguaçu no Estado do Paraná. Atua há 19 anos nos Hospitais de Foz do Iguaçu tendo seu foco principal e finalidades em ser uma organização proeminentemente dedicada a levar alegria aos pacientes hospitalizados, acompanhantes e profissionais da saúde, através da arte do palhaço, nutrindo desta forma de expressão como meio de enriquecimento da experiê
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