Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Preta Erê: Oficina de Culinária Afro para crianças

Carregando recomendações...

Preta Erê: Oficina de Culinária Afro para crianças

18 out - 2025 • 10:00 > 18 out - 2025 • 13:00

Evento encerrado

Preta Erê: Oficina de Culinária Afro para crianças

18 out - 2025 • 10:00 > 18 out - 2025 • 13:00

Evento encerrado

Descrição do evento

A Embaixada Preta São Paulo te convida para uma deliciosa e lúdica "Oficina de Culinária Afro para crianças". A oficina faz parte da programação especial da Embaixada em celebração ao mês das crianças, a Preta Erê, e será ministrada pela cheff Aline Guedes. O encontro gastronômico vai rolar no dia 18 de outubro, das 10h às 13h e é gratuito. Venha e traga seu erê para aprender, se divertir e compartilhar. 


Sobre Aline Guedes

A Chef é mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi – UAM (2016), especialista em vinhos WSET2 (2021), pós-graduada em Administração e Organização de Eventos pelo SENAC São Paulo (2008), graduada em Tecnologia em Gastronomia pelo Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro (2005). É pesquisadora da cultura alimentar quilombola, com publicações no Brasil, além de Portugal, Espanha e Argentina, com temáticas que apontam, não apenas os saberes e fazeres tradicionais de comunidades quilombolas, mas denunciam o racismo, a burocracia na busca pela titulação e devolução de terras, a criminalização de grupos na busca pela subsistência financeira e alimentar, entre outros enfrentamentos de resistência vivenciados por comunidades já visitadas no interior de São Paulo, Vale do Ribeira e em outros estados brasileiros, tais como Belém do Pará, Bahia, Maranhão e Ceará.

Atuou como docente nos cursos de graduação em Tecnologia e Bacharelado em Gastronomia, da Universidade Anhembi Morumbi (SP) e cursos lato-sensu, adicionando às suas atividades docentes teóricas/práticas, a produção de conteúdo didático para o EAD. Tem ainda atuado há mais de 18 anos no segmento de eventos como Personal Chef e Catering em atendimentos personalizados sociais e coorporativos. É criadora de conteúdo de temáticas relacionadas à gastronomia, cultura alimentar, vinhos e aspectos da comida afro diaspórica. Fez parte hoje do grupo de mentores da ação Black Creator Program do Google Brasil, que apoiou creators negros e negras em todos o Brasil.


Atuou em restaurantes e hotéis, tendo vivenciado a prática profissional junto a chefs como Bel Coelho, Alex Atala, Mauro Maia, Hamilton Mellão, entre outros e a convite passou por temporada de abertura de hotel e restaurante em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, no cargo de Sous Chef. No mais, teve participações nos programas The Taste Brasil, como participante e em outra edição como chef convidada e Cozinha Prática com Rita Lobo no canal GNT e Geladeiras em Ação e Mestre do Sabor na TV Globo. Sua pesquisa e atual produção de conteúdo para a internet busca perpetuar e defender a cozinha brasileira, com especial destaque para os saberes ancestrais afro-brasileiros, além da popularização no consumo e partilha de conhecimentos do vinho.


Sobre a oficina

A oficina busca apresentar às crianças, de forma lúdica e interativa, a diversidade da culinária marcada pela diáspora africana. A proposta é estimular a curiosidade, a valorização cultural e o prazer em cozinhar, mostrando como os ingredientes carregam histórias, memórias e identidades. Além de aprender receitas simples e coloridas, as crianças terão contato com alimentos que fazem parte da construção da cultura alimentar brasileira.


Público-alvo: Crianças no geral, com atenção especial para crianças negras, valorizando suas referências culturais e fortalecendo vínculos de pertencimento.


Por que participar?

• Para experimentar ingredientes de forma divertida e criativa.
• Para conhecer a importância dos alimentos da diáspora africana na formação da cozinha brasileira.
• Para fortalecer a autoestima e o senso de pertencimento das crianças negras ao reconhecerem-se como protagonistas de saberes e sabores.
• Para vivenciar momentos de partilha, afeto e aprendizado coletivo através da comida.

Conheça mais em: @chefalineguedes

__

*Essa atividade é apresentada pelo Ministério da Cultura, com patrocínio do Instituto Assai, Nubank, Nívea e Pinheiro Neto advogados.


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Embaixada Preta SP

Avenida Nove de Julho, 50 Bela Vista

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

FEIRA PRETA®

A FEIRA PRETA é um ecossistema estratégico focado no fortalecimento econômico e cultural da população negra na América Latina, em especial no Brasil. Somos um negócio de impacto, que dispõe de uma tecnologia social própria e que atua de forma sistêmica com diferentes programas, projetos e ações, criando um ambiente propício ao empoderamento, crescimento e prosperidade econômica de pessoas negras.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.