Sem conexão com a internet
Login
O evento já encerrou...
PRÉ-LANÇAMENTO Videoclipe "Dois Mundos" | Dessa Ferreira - Música Afro-Indígena Contemporânea
Carregando recomendações...
PRÉ-LANÇAMENTO Videoclipe "Dois Mundos" | Dessa Ferreira - Música Afro-Indígena Contemporânea

Descrição do evento

Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul e Natura Musical apresentam: evento de pré-lançamento do videoclipe “Dois Mundos” integrante do projeto Dessa Ferreira - Música Afro-Indigena Contemporânea, no dia 21 de março de 2023, às 19h, na Casa de Cultura Mario Quintana (Sala Carlos Carvalho, 2º andar)


O evento de pré-lançamento de “Dois Mundos” conta com a exibição, em primeira mão, do videoclipe, que só irá ao ar nas plataformas digitais no dia 23 de março (quinta-feira), oferecendo acessibilidade em Libras e audiodescrição. O encontro também contará com uma roda de conversa poderosíssima com a convidada e co-compositora da música  “Dois Mundos”, Nina Fola.


Dessa Ferreira é produtora musical, cantora, compositora, multi-instrumentista, artivista, arte educadora brasiliense e bacharel em Música Popular pelo Instituto de Artes da Ufrgs. Em suas criações reivindica o protagonismo negro e indígena na música e na cultura brasileira. Dessa já foi uma das lideranças femininas negras contempladas pelo Programa Marielle Franco, do Fundo Baobá, com o projeto Mulheres Negras e Tecnologia: Produção Musical Enegrecida. E, atualmente, a artista está finalizando o seu primeiro álbum autoral “Pulso”, do qual as faixas “Dois Mundos”, “Folha Sagrada” e “Obatalá” foram patrocinadas pelo edital de 2020 da Natura Musical. O videoclipe “Dois Mundos”, é o primeiro deste projeto a ser lançado.


Nina Fọla, mulher negra Portoalegrense, nascida e criada nas rodas de Batuque, de samba e de capoeira. E é desse manancial cultural que ela é forjada pelos ventos do Sul do Brasil. Na experiência vivida corporalmente, Nina transmite e compartilha no seu trabalho como percussionista, cantora e compositora, o seu artivismo, pois faz questão de não desagregar sua postura social política, do seu fazer artístico e do seu pensar intelectual que desenvolve como socióloga. O tambor é o seu comunicador, que impulsiona sua voz emitindo sons e palavras da realidade negra, feminina e ancestral.


O dia do nosso evento (21/03) é o Dia Internacional Contra a Discriminação Racial e também é o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé. Ambas temáticas estarão presentes no diálogo entre Dessa e Nina, ao se proporem a entrecruzar as vivências culturais e religiosas do terreiro, espelhando esse contexto ao ambiente acadêmico, refletindo sobre as dificuldades ainda encontradas no mercado para acolher as culturas negras e indígenas. O conteúdo deste evento será gravado e, posteriormente, transformado em podcast.


Venha dialogar conosco e assistir, em primeira mão, o videoclipe “Dois Mundos”.


Classificação etária: livre

Evento gratuito.

_________________________________________________________________________________________________________________________________

Realização: S.M Abreu Comunicação e Gestão Cultural Ltda.

Patrocínio:  Natura Musical

Financiamento: Pró-Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul

Apoio Cultural: Ibis Budget Hotel,  Di Paolo, Butcher Burger, Gutcha Ramil,  Pedra Redonda, Nay Movie Locadora, A Dona da Roda, Estúdio POA,  Moa Cafeteria Mercosul Tur, Charlie Brownie, Ewe Africanidades, Press Bar e Restaurante, TVE - FM Cultura Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) e Instituto Estadual de Música (IEM).



Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Local

Sala Carlos Carvalho

Rua dos Andradas, 762, CCMQ, Centro Histórico

Porto Alegre, RS

Ver no mapa
Termos e políticas

Sobre o organizador

Silvia Abreu

Jornalista e produtora cultural, com 30 anos de atuação no mercado, CEO na empresa S.M Comunicação e Gestão Cultural. Possui diversos prêmios em sua área de atuação, é idealizadora do projeto Cartografia dos Palcos – Mapeamento dos Equipamentos Culturais do RS, certificado do IBGE. No ano de 2020 foi contemplada no edital da Natura Musical com o projeto Dessa Ferreira - Música Afro-Indígena Contemporânea. E em 2021 emplacou o Prêmio Trajetórias Culturais Mestra Sirley Amaro.  

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o organizador.