Fale com o produtor

O evento já encerrou...

PRATAS DA CASA - Quarteto Maogani - Casa do Choro

Carregando recomendações...
Evento encerrado

PRATAS DA CASA - Quarteto Maogani - Casa do Choro

25 out - 2023 • 19:00 > 25 out - 2023 • 20:00

 

Descrição do evento

25/10: PRATAS DA CASA – QUARTETO MAOGANI

O mês de outubro na série Pratas da Casa termina com quatro violões no choro: o quarteto Maogani faz no dia 25/10, às 19h, a sua primeira apresentação carioca após a pandemia. Será na Casa do Choro, onde o público poderá conhecer a nova formação do conjunto – aos fundadores Paulo Aragão (violão de oito cordas) e Carlos Chaves (violão requinto) juntam-se os novos integrantes Lucas Gralato (violão de seis cordas) e Diogo Sili (sete cordas), neste show em que predominam músicas do próximo disco do Maogani, a ser lançado em novembro, com repertório inédito e autoral.

Na seleção musical para a apresentação estão “Três poemas musicados”, de Paulo Aragão, e “Aconchego”, de Carlos Chaves e Diogo Sili, que comparece também com “Mirante”, além de contribuições dos ex-integrantes do grupo Sérgio Valdeos (“Nazca”) e Marcos Alves (“A natureza e eu”). O repertório se completa com choros de nomes fundamentais da música brasileira, como Radamés Gnattali e Ernesto Nazareth, este segundo homenageado pelo Maogani no CD “Pairando” (2014), quinto dos sete discos lançados pelo conjunto, em atividade desde 1995.

Nestes quase 30 anos de trajetória, o Maogani se tornou uma referência importante da nossa música, tendo recebido o Prêmio Caras (pelo CD “Cordas cruzadas”, de 2001), os Prêmios Tim e Rival BR (pelo disco “Água de beber”, de 2004) e o Prêmio da Música Brasileira (pelo já citado “Pairando”), todos na categoria Melhor Grupo Instrumental. Seu lançamento fonográfico mais recente é o “Álbum da Califórnia”, com o registro de gravações realizadas uma década antes, com o pianista Sérgio Mendes.

A série Pratas da Casa é parte do Plano Anual da Casa do Choro 2023, que prevê uma série de ações culturais contemplando as principais linhas de atuação do Instituto Casa do Choro, que são a educação, a memória e a performance. A proposta da série, de levar ao palco do Auditório Radamés Gnattali apresentações musicais reunindo alunos, ex-alunos e professores da Casa do Choro/EPM, nada mais é do que um desdobramento do diálogo educacional e do encontro de gerações praticados pelo Instituto há mais de 20 anos, através das oficinas da EPM.

Este diálogo tem como suporte fundamental o acervo da Casa do Choro – maior conjunto de partituras reunido numa única instituição. Neste plano anual está prevista a digitalização de mais de 250 partituras e a elaboração de duas apostilas didáticas de repertório que serão usadas em aula e nas apresentações.

Além de disso, o Plano prevê ações virtuais de maneira a fazer a Casa do Choro chegar aos apaixonados pelo gênero musical que estão fora do Rio de Janeiro: seminários sobre o que há de mais atual na pesquisa sobre choro e uma visita guiada apresentando a Casa e suas atividades num conteúdo digital legendado e acessível. Também fazem parte do plano concertos didáticos realizados em escolas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro.

O Plano Anual da Casa do Choro em 2023 é uma realização do Instituto Casa do Choro e do Ministério da Cultura, com patrocínio do CNPC, do Icatu e do escritório Sérgio Bermudes Advogados, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Rua da Carioca, 38

Rua da Carioca, 38 Centro

Rio de Janeiro, RJ

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Casa do Choro

“O choro é a alma musical do povo brasileiro”, já dizia Villa Lobos. O choro é carioca! E o Rio de Janeiro, finalmente, ganhou um espaço a altura da importância do gênero, a Casa do Choro, que reúne, na Rua da Carioca número 38, oito salas de aula, estúdio, centro de pesquisa e auditório para shows e palestras.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora