Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Por que algumas pessoas têm malária repetidamente? com Marcelo Urbano

Carregando recomendações...

Por que algumas pessoas têm malária repetidamente? com Marcelo Urbano

De 04 de março de 2026, às 16h00; até 04 de março de 2026, às 18h00.

Evento encerrado

Por que algumas pessoas têm malária repetidamente? com Marcelo Urbano

De 04 de março de 2026, às 16h00; até 04 de março de 2026, às 18h00.

Evento encerrado

Descrição do evento

Por que algumas pessoas têm malária repetidamente? E porque isso não tem relação com sorte?!


Esse é o tema da próxima palestra da Série de Seminários do CTVacinas, ministrada por Marcelo Urbano Ferreira. 


Professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP), o pesquisador abordará como o princípio de Pareto se aplica às infecções por Plasmodium vivax na Amazônia, além de discutir fatores de resistência à malária associados à genética e ao comportamento.


A regra do 80/20


O princípio de Pareto, também conhecido como regra 80/20, propõe que uma pequena parcela de causas costuma ser responsável pela maior parte dos efeitos. 


No contexto da malária, isso significa que um grupo relativamente pequeno de pessoas pode concentrar a maior parte dos casos da doença e contribuir de maneira desproporcional para sua transmissão.


“Compreender as fontes de variação individual no risco de infecção e de adoecimento por P. vivax é fundamental para identificar grupos populacionais que concentram uma fração substancial da carga clínica da malária e contribuem de forma desproporcional para a transmissão”, explica o pesquisador.


Marcelo Urbano Ferreira é doutor em Parasitologia pela USP e atua no Instituto de Ciências Biomédicas da universidade desde 2007, onde já chefiou o Departamento de Parasitologia e coordenou o Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro.


Como participar


Modalidade presencial

Auditório do BH-TEC – Belo Horizonte

Início às 16h


Transmissão ao vivo

Disponível pelo YouTube do CTVacinas.


Certificado digital

Participantes inscritos aqui no Sympla poderão emitir certificado digital de participação.


Garanta sua vaga realizando a inscrição gratuita nesta página.


Acompanhe os canais oficiais do CTVacinas para conferir a agenda dos seminários:

Instagram: www.instagram.com/ctvacinas/ 

LinkedIn: www.linkedin.com/company/ct-vacinas 

Site: www.ctvacinas.ufmg.br/ 

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Auditório do BH-TEC (Parque Tecnológico de Belo Horizonte)

Rua Professor José Vieira de Mendonça, 770 Engenho Nogueira

Belo Horizonte, MG

Termos e políticas

Sobre o produtor

CTVacinas UFMG

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.