Fale com o produtor

Parliamone! Lançamento de Clube de Leitura

De 24 de outubro de 2026, às 10h00; até 24 de outubro de 2026, às 12h30.

Descrição do evento

Parliamone: lançamento de Clube de Leitura
26ª Semana da Língua Italiana no Mundo

A Cátedra Brasileira de Cultura Itálica, RADICI/UFMG, e o Prêmio Caccuri convidam para o lançamento do Parliamone, clube de leitura on-line dedicado a obras de autores italianos do Prêmio Caccuri.

Os autores das duas primeiras obras escolhidas para o clube, Eugenio Marino e Cecilia Sala, apresentarão seus livros e conversarão com o público. O encontro é um convite para conhecer a proposta e participar das próximas leituras.

Com a presença do Cônsul-Geral da Itália em Belo Horizonte, Pietro Tombaccini, o lançamento celebra a 26ª Semana da Língua Italiana no Mundo, iniciativa internacional dedicada à difusão e à valorização da língua e da cultura italianas.

Primeira leitura: Andarsene sognando, de Eugenio Marino

Uma viagem pela história das migrações italianas por meio da canção. Os encontros serão on-line, com a participação do autor e leitura de trechos escolhidos por ele, percorrendo quatro fases:

• Fim do século XIX: a Itália após a unificação, as canções da tradição oral e as grandes travessias nos navios.
• Primeiras décadas do século XX e fascismo: a canção colonial e as restrições à emigração.
• Segundo pós-guerra: novas tendências musicais, Sanremo e os cantores e compositores engajados da Escola Genovesa.
• Fim do século XX e anos 2000: a chegada de imigrantes à Itália e o cenário após a queda do Muro de Berlim.

Leitura seguinte: I figli dell'odio, de Cecilia Sala

Jornalista italiana e autora do podcast Stories, Cecilia Sala cobre conflitos internacionais. Em dezembro de 2024, foi presa enquanto trabalhava no Irã e mantida em isolamento no cárcere de Evin. Foi libertada em janeiro de 2025, após intensa atuação diplomática do governo italiano.

Em I figli dell'odio, Cecilia Sala percorre Israel, Palestina e Irã, reunindo reportagens e entrevistas sobre a radicalização política, a destruição provocada pela guerra e as tensões entre gerações. A obra aproxima o leitor das experiências de quem vive esses conflitos e de como a violência marca a vida e as perspectivas dos mais jovens.

As duas obras têm edições em italiano e português.

Coordenação

Maria Rosaria Barbato, coordenadora da Cátedra Brasileira de Cultura Itálica.
Anna Palma, professora da Faculdade de Letras da UFMG.

Falas de abertura

Jacyntho Lins Brandão, presidente da Academia Mineira de Letras.
Adolfo Barone, presidente do Prêmio Caccuri.
Luigi Quintieri, prefeito de Caccuri, Itália.
Pietro Tombaccini, Cônsul-Geral da Itália em Belo Horizonte.

24 de outubro de 2026, às 10h
Academia Mineira de Letras
Rua da Bahia, 1466, Centro, Belo Horizonte.

Lançamento híbrido. Encontros do clube on-line.

Entrada gratuita, com inscrição pelo Sympla. Participação presencial sujeita à lotação do espaço.

Participe do lançamento e venha fazer parte do clube. Parliamone!

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Academia Mineira de Letras

Rua da Bahia, 1466

Belo Horizonte, MG

Termos e políticas

Sobre o produtor

Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.