Fale com o produtor

Palestra "Arte e Literatura como Direito Humano" com Sol Barreto e Leticia Eboli

23 mai - 2026 • 10:00 > 23 mai - 2026 • 12:00

Evento encerrado

Descrição do evento

No próximo dia 23 de maio, sábado, às 10h, o Ponto de Cultura Garapa realiza o encontro "Arte e Literatura como Direito Humano", em parceria com o Instituto Federal de São Paulo, reunindo alunos e professores da pós-graduação em Educação e Direitos Humanos.

A atividade propõe uma reflexão sobre o papel da arte e da literatura na promoção e na defesa dos direitos humanos, entendendo essas expressões como ferramentas de sensibilização, escuta, memória e transformação social. A partir de referências artísticas, literárias e experiências coletivas, o encontro busca ampliar o debate sobre igualdade, liberdade, justiça e respeito às diferenças.

A convidada para este momento é Leticia Eboli, artista e educadora, que atua desde 2021 entre a imagem e a palavra, desenvolvendo pesquisas e experiências a partir do encontro com materiais do mundo. Leticia conduz o projeto “Giro: que sonhos movem seu corpo?”, um ambiente itinerante inspirado no movimento dos livros cartoneros para acolher e inspirar sonhos coletivos. É doutoranda em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, mestre em Marketing e possui trajetória de 15 anos em projetos ligados ao audiovisual.

Por meio de uma conversa com Sol Barreto, coordenadora da Biblioteca Comunitária Trilhas da Palavra, localizada em Rio das Pedras" a convidada trocará suas experiências com as experiências de leitura exitosas nessa biblioteca, sinalizando a importância de práticas criativas em contextos de incentivo à leitura, o que levará os participantes a pensarem a arte e a literatura como instrumentos de atuação pedagógica, política e social.

Projeto realizado com recursos do Fomento Cult SP – PNAB/PNCV nº 49/2024, do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Garapa - Terrirório Andaime

Rua Dom Pedro II, 1313 Centro

Piracicaba, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Garapa - Terrirório Andaime

Em 2009, com o lançamento do Edital de Pontos de Cultura, o Grupo Andaime Teatro, junto a outros parceiros e colaboradores, vislumbrou a possibilidade de constituir um espaço no sentido de juntar esforços que lhe permitisse prosseguir sua vocação como centro de criação e irradiação de cultura, especialmente valendo-se das artes cênicas. Com esse propósito nasceu o Ponto de Cultura Garapa, um polo de cultura localizado na cidade de Piracicaba, Estado de São Paulo.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.