19 set - 2026 • 17:00 > 19 set - 2026 • 18:30
19 set - 2026 • 17:00 > 19 set - 2026 • 18:30
A série “Cia. Ópera do Mendigo Canta...” apresenta sete programas com repertórios ecléticos que incluem música erudita e popular, em um amplo espectro de formação que vão desde o ensamble de solistas acompanhado de piano, passando por várias combinações de formações de vozes e instrumentos e chegando a forma do coral a cappella (sem acompanhamento instrumental).
Além de proporcionar boa música, o grupo pretende estabelecer uma relação diferente com seu público, investindo em apresentações que trazem verdadeiras “dramaturgias musicais”, compostas a partir da música, mas enriquecidas de textos, poemas, desenhos de cena e coreografias. Para além de agradar, o grupo pretende questionar e instigar a reflexão, propondo uma nova maneira de fruição para o público tradicional de música coral, ao mesmo tempo que busca conquistar um público não acostumado a repertórios tão ecléticos.
Em Setembro a Cia. Ópera do Mendigo canta O Coro dos Contrários, com o programa mais emblemático no que tange às nossas intenções político-estéticas nesta série de concertos realizada em 2026, um madrigal de 14 cantores acompanhado de piano e comandados pela maestra Mara Campos apresentará ao público uma proposta poética e pungente, mas, sobretudo, questionadora dos caminhos que a sociedade e a arte vêm tomando nestes tempos dominados pela comunicação virtual. Aqui o canto coral assume a função de protagonista. Trata-se da forma mais “democrática” de manifestação musical uma vez que ela independe dos recursos econômicos que a compra de instrumentos musicais impõe. Todos nascemos com o instrumento necessário ao canto. E o canto coral resulta da soma das individualidades, soma esta que se expressa no trabalho coletivo das vozes. Mas, para além das indiscutíveis contribuições que o canto em grupo traz para a convivência das diferenças, nossa série deseja avançar. Há que se buscar novas maneiras de construção do discurso de forma a torná-lo mais efetivo na comunicação com o público. Como os grupos sociais, o canto coral também sofre de preconceitos na sociedade. Frequentemente vista como uma atividade conservadora e ultrapassada, a música coral também carece de renovação de forma a recolocar-se como uma atividade artística de real interesse para além do seu nicho restrito de fruidores. Daí que, neste concerto, resolvemos investir na associação da “palavra” e do “movimento” à música de forma a criar uma “dramaturgia” coral, instigante, provocativa, sempre no intuito de propor uma ressignificação da relação do público tradicional do canto coral com a obra artística, assim como de conquistar um público não habituado a esta formação musical.
Intérpretes: Ana Machado, André Leonardo, Beatriz
Borsatto, Denise Yamaoka, José Palomares, Josué Barcus, Karolina Barbosa,
Luciana Marcon, Rebeca Lua, Suzana Oliveira, Tatiane Olsen, Thiago Montenegro e
William Osório (vozes) e Fernando Dias Gomes (piano).
Direção Musical e Regência: Mara Campos.
Direção Cênica: Fernando Grecco.
Programa: no programa, obras de J. S. Bach, Gilberto
Mendes, Damiano Cozzella, Lamartine Babo e Fernando Lopes-Graça, entre outros.
SERVIÇO
Espetáculo: “Cia. Ópera do
Mendigo canta O Coro dos Contrários”
Local: SP Escola Superior
de Teatro - Unidade Roosevelt – Sala Hilda Hist (8º andar)
Praça Franklin Roosevelt, 210,
Consolação
Data: 19 de setembro, sáb.
às 17h
Ingressos: Gratuito
Vendas somente pela internet na
Sympla SP Escola Superior de Teatro - www.sympla.com.br/produtor/spescoladeteatro
Lotação: 60 lugares
Duração: 90min
Gênero: Música
Classificação: Livre
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesPraça Franklin Roosevelt, 210 Bela Vista
São Paulo, SP

SP Escola de Teatro Digital
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.