19 out - 2019 • 08:30 > 19 out - 2019 • 12:30
Resumo da Atividade
O sistema educacional finlandês é
um dos mais bem-sucedidos do mundo, de acordo com os resultados de testes
internacionais como o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos –
realizado a cada três anos pela OCDE). Assim, essa oficina propõe discussões a
respeito das práticas utilizadas na Finlândia e de que forma seus princípios
educacionais podem ser adaptados à realidade brasileira, possibilitando uma
educação mais igualitária e justa.
Justificativa:
O sistema educacional brasileiro
está em crise desde muito tempo, crise esta que se intensificou com o governo
do presidente Jair Bolsonaro. Pensar alternativas para a educação,
principalmente em Instituições de Ensino, são iniciativas necessárias para que
a sociedade perceba a educação como base para uma sociedade igualitária.
Objetivo geral:
A oficina tem como objetivo
apresentar as particularidades do sistema educacional finlandês e promover
propostas críticas de como os aspectos positivos desse sistema podem ser
pensados para o caso brasileiro.
Objetivos específicos:
- Conhecer a base do sistema
educacional finlandês
- Discutir o sistema educacional
brasileiro
- Comparar os sistemas
educacionais finlandês e brasileiro, compreendendo semelhanças, diferenças e
possibilidades
- Discutir alternativas para o
sistema educacional brasileiro e suas perspectivas
Metodologia:
Esta oficina resume-se em
apresentar concepções acerca do sistema educacional finlandês, familiarizando
os participantes com o tema e levando à reflexão e debate sobre o sistema
educacional brasileiro e o finlandês. A abordagem escolhida para desenvolver
esta oficina foi, inicialmente, a exposição oral e, posteriormente, a troca de
entendimentos, da professora com os participantes e dos participantes entre si,
visto que os participantes serão convidados a trabalhar em grupos e discutir
sua experiência sobre o tema.
Conteúdo programático
Cronograma de atividades:
• Primeiros 10 minutos: A oficina
se iniciará com um quiz sobre fatos educacionais entre Brasil e Finlândia.
• 10-40 minutos: Será realizada
uma fala expositiva que abordará temas como princípios, currículo, carreira e
formação de professores na Finlândia.
• 40-50 minutos: discussão em
grupos sobre as diferenças entre os sistemas educacionais. Em quais pontos o
Brasil pode replicar o modelo e em quais é necessário adaptá-lo à realidade
brasileira?
• 50-60 minutos: Debate entre os
grupos sobre as conclusões apresentadas.
Avenida T-10, 1047 Setor Bueno
Goiânia, GO
NÚCLEO DE EXTENSÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - FARA
O Núcleo de Extensão e Pós-graduação, doravante NEPG, foi criado em 20 de outubro de 2004, pelo ato normativo n. 006/04, com base no Regimento da Faculdade Araguaia e atualmente estrutura seu projeto de Pesquisa, passando ser denominado, a partir de 16 de novembro de 2012, Núcleo de Extensão, Pesquisa e Pós-Graduação (NEPPG).
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