21 mai - 2026 • 14:30 > 21 mai - 2026 • 16:00
21 mai - 2026 • 14:30 > 21 mai - 2026 • 16:00
Oficina | Imagens que resistem: curadoria comentada de acervos audiovisuais cearenses
com Simone Lopes e Gabriela Dantas
Descrição da Atividade
Exibição comentada de acervos audiovisuais cearenses em suportes magnéticos e películas, abordando processos de documentação museológica, estados de conservação e desafios de preservação. A atividade propõe aproximar o público dos bastidores do trabalho em museus, estimulando reflexão sobre memória, acesso e patrimônio cultural.
Sobre as facilitadoras:
Gabriela Dantas
Especialista em Preservação, Conservação e Restauro de Bens Culturais (UCS), Diplomado en Preservación del Patrimonio Sonoro, Fotográfico y Audiovisual (Ibermemória) e Especialização em Museologia: Preservação, Gestão e Difusão (FESPSP) em andamento e Bacharel em Biblioteconomia (UFC). Está como Técnica Especialista em Preservação e Digitalização nos Laboratórios do MIS-CE, atuando com a digitalização de películas cinematográficas, do acervo fotográfico e demais itens planos, como também atua em projetos de restauro digital e na construção de políticas voltadas à preservação de acervos.
Simone Lopes
Museóloga e especialista em Educação Digital, com formação pela Universidade Federal da Bahia e pela Universidade Estadual da Bahia. Sua carreira profissional começou em 2001, com projetos de inventário e documentação museológica, incluindo a execução de inventários nos monumentos tombados pelo IPHAN em Salvador e na Fundação José Augusto, em Natal. Ela também foi responsável pela elaboração do inventário do Museu Histórico de Mucugê, na Chapada Diamantina, e coordenou o Núcleo de Memória / Cinemateca da Bahia, onde atuou por 11 anos. Participou de treinamentos de preservação audiovisual na Cinemateca Brasileira e foi um dos membros fundadores da ABPA, Associação Brasileira de Preservação Audiovisual. Entre 2019 e 2022, atuou como gerente museológica do Museu Nacional de Enfermagem, em Salvador, e foi vice-presidente do COREM 1R. Foi supervisora da ViaPress Comunicação e orientou a gestão de espaços culturais como o Espaço Caribé de Artes e o Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana. Atualmente, é gestora do acervo do Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE). Atua ainda, como parecerista em projetos museológicos e audiovisuais e como Conselheira no Conselho Federal de Museologia.
Serviço
Data: 21 de maio de 2026
Horário: 14:30 ás 16h
Local: Sala Multiuso do MIS-CE
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesAvenida Barão de Studart, 410 Meireles
Fortaleza, CE
MIS
Museu da imagem e do som
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.