Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Oficina Barbatuques - Barbatucando com a Petrobras - Fortaleza

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Oficina Barbatuques - Barbatucando com a Petrobras - Fortaleza

02 mar - 2024 • 09:00 > 02 mar - 2024 • 11:00

 

Descrição do evento

IMPORTANTE: As duas oficinas acontecerão simultaneamente das 9h até 11h. Cada turma com até 50 participantes.   

FAIXA ETARIA: A partir de 14 anos.
Para comprar os ingressos dos shows CLIQUE AQUI!

SOBRE AS OFICINAS:
    O aprendizado de diversos ritmos e dos jogos de improvisação estimula a capacidade de criar, ouvir e interagir em grupo. Além disso, a prática da percussão corporal trabalha a percepção musical. A linguagem artística e a técnica específica, utilizada pelo Barbatuques, foi desenvolvida pelo músico Fernando Barba com base em pesquisas que realiza desde 1988, as oficinas são ministradas pelos integrantes sob sua supervisão.
    O grupo Barbatuques oferece uma proposta pedagógica baseada na utilização do corpo como instrumento musical. De forma prática e coletiva, as oficinas proporcionam aos participantes a exploração e descoberta dos inúmeros sons produzidos pelo corpo: palmas, estalos, batidas, sapateados, recursos vocais entre outros; e a utilização deles na produção de ritmos e melodias. As oficinas Barbatuques acontecem desde 1995, com grupos formados por adultos e crianças, em várias partes do Brasil e também no exterior. Escolas, empresas, ONGs, corais, espaços culturais e grupos artísticos das mais variadas áreas já vivenciaram esse trabalho. São indicadas a qualquer pessoa, independente da idade e formação, principalmente a quem deseja desenvolver a capacidade rítmica e de improvisação, aprimorar a coordenação motora e conhecer uma forma ampla de “musicalizar-se”.
    Profissionais educadores, das mais variadas áreas, podem enriquecer sua didática com elementos da percussão corporal. O conteúdo das oficinas atende ainda, com bastante aproveitamento, grupos específicos, como em projetos sociais, turmas infantis e grupos artísticos. O corpo humano pode ser considerado nosso primeiro instrumento musical. Temos nele, desde o início, a presença do ritmo como a batida do coração, a respiração e o caminhar. São processos que envolvem regularidade, repetição e que trazem referências rítmicas. Não é a toa que no vocabulário musical são utilizadas as palavras pulsação e andamento. A criança explora ludicamente os sons do corpo e dos objetos ao seu redor, o adulto também utiliza sons corporais em seu cotidiano para se comunicar ou fazer música. As oficinas Barbatuques resgatam esta percepção e o momento infantil de brincar sonoramente com o corpo, revivendo sons familiares e gerando novos sons para nosso repertório.

OBEJTIVOS DIDÁTICOS
•Promover o aprendizado do amplo repertório de sons que podem ser produzidos pelo corpo.
•Estimular o contato do aluno com seu próprio corpo.
•Promover a integração desses sons corporais com a intenção de produzir ritmos e melodias.
•Estimular a capacidade de memorização, concentração e assimilação corporal do ritmo.
•Desenvolver a coordenação motora e a percepção rítmica, melódica e harmônica.
•Incentivar a capacidade de criação musical espontânea, individualmente e em grupo.
•Despertar no aluno a atitude lúdica e cooperativa, incentivando-o a se expressar musicalmente em grupo, considerando as diferentes qualidades de seus integrantes.

CONTEÚDOS
•Aquecimento: preparação corporal para atividade com alongamentos, movimentos, respirações e vocalizações.
•Coordenação motora: exercícios de independência rítmica, trabalhando a coordenação entre pés, mãos e voz.
•Repertório de sons corporais: tipos de palmas (grave, estrela, estalada, flecha etc.), estalos de dedo, sapateados, vácuos de boca, estalos de língua, batidas no peito e bochecha, percussão vocal.
•Montagem de ritmos: adaptação de ritmos para o universo da percussão corporal. Os ritmos brasileiros (samba, baião, maracatu e Ijexá).
•Jogos: exercícios que trabalham atenção, reflexo, memorização e relacionam sons com movimentos (flechas, relógio, sequência linear).
•Improvisações: exercícios de criação e composição utilizando os sons e ritmos estudados. São voltados para aplicação e sintetização do conteúdo aprendido, estimulando a expressão individual nessa linguagem. Visa ainda o desenvolvimento da percepção, o senso de escuta dentro de um grupo e a prática de produzir música coletivamente (sequência minimal, maestro, ecos, naipes, contágio livre).



Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Theatro José de Alencar

Rua Liberato Barroso, 525 Centro

Fortaleza, CE

Termos e políticas

Sobre o produtor

Barbatuques

Utilizar o corpo como instrumento musical é a proposta essencial do grupo musical BARBATUQUES. Fundado em 1995, o grupo musical paulistano desenvolveu ao longo de sua trajetória uma abordagem única da música corporal através de suas composições, técnicas, exploração de timbres e procedimentos criativos.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora