11 jan - 2024 • 20:00 > 14 jan - 2024 • 19:00
11 jan - 2024 • 20:00 > 14 jan - 2024 • 19:00
Em janeiro de 2024 o Grupo Artilharia Cênica retorna à Funarte para uma série de apresentações de "O Resgate do Soldado Rayan".
“O Resgate do Soldado Rayan” estreou em 2018 na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Com direção de Brenda Alaís e atuação de Bruno Maracia, Gefter Rayan, Igor Fonseca, Marcos More e Raniele Barbosa, o trabalho cênico tem a proposta de discorrer sobre a situação de homens gays que passaram pelo alistamento militar e aqueles que ingressaram no Exército Brasileiro para cumprir o serviço obrigatório de um ano.
Através da ficcionalização da história real de um jovem que foi obrigado a ingressar no Serviço Militar e de relatos de outros homens gays que estiveram no Exército, a obra teatral viabiliza discussões sociais acerca de comportamentos que fogem aos padrões hegemônicos de masculinidade. O espetáculo, que foi concebido a partir dos princípios do Teatro Documentário, utiliza documentos em cena e parte também da experiência de um dos atores como soldado do Exército.
“O Resgate do Soldado Rayan” é uma peça que transita entre o cômico e o trágico e que se apropria dos elementos do Exército Brasileiro, transformando-os por meio de símbolos e linguagens da comunidade LGBTQIA+.
SINOPSE
Em 2012, prestes a completar 18 anos, o Soldado Rayan (antes mesmo de se tornar soldado) se alistou no Exército Brasileiro. A sua primeira sensação foi de medo. Ele não sabia o que estava para acontecer. Ele sempre foi um menino diferente dos outros, embora não entendesse muito bem o que teria que passar por ser um menino diferente.
Classificação: 16 anos
Duração: 55 min
FICHA TÉCNICA
Direção: Brenda Alaís
Dramaturgia: Artilharia Cênica
Assessoria dramatúrgica: Antonio Hildebrando
Elenco: Bruno Maracia, Gefter Rayan, Igor Fonseca, Marcos More e Raniele Barbosa
Assessoria corporal: Bruno Maracia
Preparação vocal: Michele Bernardino
Manutenção vocal e musical: Raniele Barbosa
Coreografia: Marcos More
Cenografia: Daniel Ducato/ Ivanil Fernandes
Concepção de figurino: Artilharia Cênica
Desenho de luz: Kelly Lorraine e Anna Paula Santos
Operação de luz: Maria Clariano
Edição de músicas: Osmar Fraga
Operação de som: Lets Angelo
Operação de projeção: Heitor Flausino
SERVIÇO
De quinta a sábado às 20h
Domingo às 19h
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Januária, 68 Centro
Belo Horizonte, MG
Grupo Artilharia Cênica
O Grupo Artilharia Cênica foi criado no final do ano de 2018 na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). De lá pra cá já produziu os espetáculos "O Resgate do Soldado Rayan" e "Onipresente Saudade"; a cena curta "O Tribunal"; a instalação artística "Quarto-estados"; e elaborou a mostra "Pautas LGBTQ+ em Cena" junto com Berro Coletivo de Teatro e o Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte.
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.