Fale com o produtor

O evento já encerrou...

O Policial que Ri

Carregando recomendações...
Evento encerrado

O Policial que Ri

03 mai - 2024 • 20:00 > 05 mai - 2024 • 10:00

 

Descrição do evento

Serviço

O Policial que Ri


03, 04 e 05 de maio de 2024

20h

Espaço Multicultural Casa dos 4

Asa Norte

Brasília



Sinopse


A estigmatização das instituições militares colabora para um cenário em que o isolamento e o distanciamento entre sociedade e polícia tornam-se um aspecto constante, conforme defendem Freitas, Peres e Filho (UFPR, 2015). E complementam ainda que durante várias décadas, não se falava dessa instituição, na sua dimensão humana. Esses fatos foram formando, na população, a visão de que os militares (inclusive os policiais) eram pessoas que “não tinham coração, não tinham humanidade.”


Desse ponto, surge o espetáculo “O Policial que Ri”, que conta a história de Paulo, um policial desestimulado com sua profissão, que além de criticar e defender a condição humana do policial na peça e demonstra as contradições dessa tarefa de ser agente público militar.

A polícia militar, como corporação, existe apenas em alguns países da américa. A peça resgata a história e discute a existência de uma corporação, em ,pleno séc XXI, que tem como principal função ser um aparato repressivo do estado contra seus cidadãos em nome da ordem. Conforme Leonel Radde, policial civil do Rio Grande do Sul, em artigo para a revista Carta Capital,  “Esse é um dos principais motivos pelos quais o militarismo é mantido em instituições policiais. São servidores públicos muito mais fáceis de serem explorados e colocados na linha de frente para a sustentação institucional dos políticos, principalmente quando a população começa a reagir frente aos abusos e perdas de direitos básicos.”


A polícia foi desenvolvida para proteger essa pequena classe dominante, da grande classe de excluídos, sendo que foi nessa perspectiva seu desenvolvimento histórico. Uma polícia para servir de barreira física entre os ditos "bons" e "maus" da sociedade, que precisava somente de vigor físico e da coragem inconsequente e atuava com grande influência de estigmas e de preconceitos. Como afirma Bengochea, Guimarães, Gomes e Abreu (2014).



Release

Paulo é um oficial da polícia militar que riri de tudo que se passa. 

O cinismo e a desesperança tomaram conta das suas entranhas e só lhe resta o riso trincado, num olhar desesperado do dia-a-dia brutal de um policial militar servidor do Estado. Solo do ator Vinícius Facó, dirigido por Fernando de Carvalho, a peça relata a situação de um policial fictício que entra em contradição com as relações de poder na corporação.


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Espaço Multicultural Casa dos Quatro

SCLRN 708 Teatro Alexandre Ribondi, Asa Norte

Brasília, DF

Termos e políticas

Sobre o produtor

Fernando de Carvalho

Fernando de Carvalho é dramaturgo, diretor e bufão de teatro. É bacharel em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília - UnB e Estudou Direção Teatral em Buenos Aires. Por 10 anos atuou na gestão da Caixa Cultural Brasília como analista pleno e foi responsável pela gestão de patrocínios, manutenção e programação do Teatro da Caixa. De 2010 a 2015 realizou a curadoria do segmento "Teatro" dos projetos de ocupação do Teatro da Caixa de Brasília. Foi integrante fundador do Grupo Liquidificador.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora