Fale com o produtor

O evento já encerrou...

O IMPACTO DAS CIDADES NA SEGURANÇA ALIMENTAR GLOBAL

Carregando recomendações...
Evento encerrado

O IMPACTO DAS CIDADES NA SEGURANÇA ALIMENTAR GLOBAL

20 out - 2023 • 08:00 > 20 out - 2023 • 12:15

 

Descrição do evento

DESCRIÇÃO:

Trata-se de evento Oficial da Agenda de Segurança Alimentar e Nutricional do Município de Osasco. Evento público e gratuitocom emissão de certificado de participação. Semana de Segurança Alimentar e Nutricional.

CONVIDADOS:

Sociedade Civil, Representantes de entidades sociais e instituições sem fins lucrativos (Terceiro Setor), Especialistas em Segurança Alimentar e Políticas Públicas, Membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional e dos demais Conselhos de Políticas Públicas, Agências humanitárias Internacionais, gestores públicos, professores, acadêmicos e representantes de Universidades Públicas e Privadas, Terceiro Setor, Representantes dos Poderes Públicos Federal, Estadual e Municipal, Negócios de impacto social, Painelistas, Produtores da Agricultura Urbana e Familiar e Representantes de empresas do setor de alimentação, Poder Executivo, Poder Legislativo e Imprensa.

PAINÉIS:

Os painéis têm como objetivo aprofundar o debate sobre a importância das políticas públicas de segurança alimentar e o papel das Cidades, bem como seus impactos, na segurança alimentar global e na sustentabilidade.

ORGANIZAÇÃO:

Evento organizado pelo Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável e Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco (COMSEA/Osasco), com apoio institucional da Universidade Anhanguera e do Banco de Alimentos de Osasco.

LANÇAMENTO:

Será lançado o inédito Manual de Hortas Pedagógicas para gestores públicos e privados, realização e co-criação do Banco de Alimentos de Osasco, iFood, Pé de Feijão, Prato Verde Sustentável, WFP/Programa Mundial de Alimentos e Secretaria de Educação de Osasco.

 

PROGRAMAÇÃO:

8h00 às 9h00: Credenciamento e Coffee de Boas-Vindas;

9h00 às 09h15: Abertura:

*Patrícia Pontilho. Coordenadora do Curso de Graduação em Nutrição da Universidade Anhanguera, Presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco e Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP.

*Márcia Rodrigues. Nutricionista, Mestre em farmácia pela UNIAN, Especialista em Nutrição clínica em pediatria (HCFMUSP), Especialista em Fitoterapia clínica (IPGS) e Especialista em Nutrição clínica e estética (IPGS). Docente e Supervisora de estágios curriculares do curso de graduação em Nutrição na Universidade Anhanguera de São Paulo – Campus Osasco. Coordenadora do Centro Clínico Escola de Nutrição da Universidade Anhanguera de São Paulo – Campus Osasco. Auditora de qualidade e Assuntos regulatórios na Indústria de alimentos, food service e food defense na BR Foods Alimentação Ltda. Membro do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco.

*João Paulo Pucciariello Perez. Gestor Público responsável pela Segurança Alimentar e Nutricional de Osasco e Secretário Executivo do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional, Mestre em Gestão de Políticas e Organizações Públicas (UNIFESP), Especialista em Gestão Pública Municipal (UNIFESP) e Direito Processual Constitucional (UNISANTOS). Consultor. RelGov. Advogado. Membro do Comitê Gestor da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos, órgão de assessoramento do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome). Membro do CRSAN (CONSEA/SP). Líder do Banco de Alimentos de Osasco.


09h15 às 10h15: Painel 1: Mudanças Climáticas e Segurança Alimentar: o protagonismo das Cidades no Desenvolvimento Sustentável;

*Alisson Diego Machado.Nutricionista, Mestre e Doutor em Ciências. Atualmente, é Professor de Departamento de Nutrição da FSP-USP e Pesquisador e gestor do Sustentarea (Núcleo de Extensão Universitária da USP com o objetivo de informar e discutir alimentação saudável e sustentável baseada em evidências científicas, para mudanças de hábitos alimentares e de vida das pessoas e instituições visando melhorar a saúde da população e do planeta).

*Marcelo Jambeiro. Profissional de marketing, comunicação, captação de recursos e desenvolvimento de negócios. Atua no setor de impacto social. Desde então, desenvolveu campanhas de engajamento público, captação de recursos e advocacy para organizações como Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Médicos Sem Fronteiras, Anistia Internacional, Greenpeace, entre outras no Brasil e na América Latina. No setor de impacto social, também trabalhou em empresas B, focadas na construção de um sistema econômico mais inclusivo, equitativo e regenerativo para as pessoas e para o planeta, como Change.org e Vera Solutions. Atualmente cuida das relações institucionais e captação de recursos da Ação da Cidadania. Fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, a Ação da Cidadania nasceu em 1993, formando uma imensa rede de mobilização de alcance nacional para combater a fome e a pobreza no país.

*Heloísa Holnagell. Bióloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS com Mestrado e Doutorado em Ciências (Universidade de São Paulo - USP). Professora da Universidade Federal de São Paulo, responsável pela disciplina Contabilidade Social e Ambiental e Elaboração e Viabilização de Projetos Socioambientais para alunos da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da UNIFESP. Tem como linhas de pesquisa a “Análise de Políticas Públicas” e a “Responsabilidade Social Corporativa. Ex-conselheira do CONSEMA (Conselho Estadual do Meio Ambiente de SP), representando entidades ambientalistas. Atua também no terceiro setor há mais de quinze anos colaborando em projetos de recuperação de áreas degradadas e proteção de mananciais e mudanças climáticas, financiados por órgãos nacionais e internacionais. É Embaixadora da Água pela BPW (Business Professional Women).

10h15 às 10h30: Coffee break;

10h30 às 11h00 – Lançamento do Manual de Hortas Pedagógicas para gestores públicos e privados;

*Luisa Haddad. Líder do Pé de Feijão (negócio social que existe para democratizar o acesso à informação sobre como podemos ter uma alimentação mais saudável e sustentável, reconectando as pessoas com o ciclo dos alimentos de forma didática e afetiva, utilizando as hortas urbanas, panelas e composteiras como sala de aula). Bióloga, especialista em sustentabilidade, foi professora de engajamento com comunidades e negócios de impacto do SENAC e foi professora de Sustentabilidade na Gastronomia Periférica. Atualmente é mentora do Programa Ensina Brasil, que forma lideranças para educação, participante de diversos Grupos de Trabalho nas esferas municipais e federais, incluindo o Comitê Diretivo de Agricultura Urbana, o GT de Alimentação Saudável do Fórum Intersetorial para Combate às Doenças Crônicas Não Transmissíveis no Brasil e conselheira para direcionamento de projetos de Educação Alimentar e Ambiental de empresas, institutos e fundações como o Programa Adolescentes Saudáveis da Plan International.

*Wagner Ramalho. Formado em Tecnologia em Gestão Ambiental (FMU) e licenciado em Geografia (Instituto Dottori de Ensino Superior), formações complementares em arte dramática, jardinagem e geografia política e meio ambiente. Professor de Geografia e Conselheiro regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz. Trabalhou na Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente na escola de jardinagem e também atuou como educador no projeto “Crer-Ser: germinando cidadania” com o objetivo de formação profissional e inclusão social de jovens. Fundador e Coordenador do projeto Prato Verde Sustentável, projeto premiado pela Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável (ABRAPS) em 2018.

 

11h00 às 12h00: Painel 2: Tecnologia e Inovação, Recursos Naturais e Sistemas Alimentares em áreas urbanas;

*Luciana Marques Vieira. PhD em Economia Agro-alimentar pela Universidade de Reading, Reino Unido. Professora associada da FGV/EAESP na área de Gestão de Operações e Sustentabilidade e Coordena projetos de pesquisa nacionais e internacionais em temas como redistribuição de alimentos, bancos de alimentos e iniciativas com múltiplos stakeholders.


*Gabriel Estevam Domingos. Engenheiro Ambiental. Diretor corporativo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Grupo Ambipar. Em 2017 fundou o #SomosTodosAmazônia (www.somostodosamazonia.com.br), um movimento socioambiental que visa o empoderamento em prol da preservação ambiental através de artes exclusivas estampadas em camisas assinadas por artistas plásticos e designers, no qual toda a verba obtida pelo movimento é doada à Cooperativa Indígena de Produtores Agrícolas Orgânicos – Caik no Alto Rio Negro/AM. No decorrer de sua jornada, até o momento, obteve mais de 40 prêmios ligados a tecnologias inovadoras para o meio ambiente bem como o registro de mais de 25 patentes no Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI. Atuou como membro de conselhos técnicos, tal como, Conselho de Infraestrutura da Federação (Diretor de Saneamento Básico) da Federação das Indústrias de São Paulo, participou de missões técnicas internacionais como Sínodo Amazônia, onde ajudou a preparar as delegações de representantes indígenas para audiência especial com o Papa Francisco – Paris 2019, da Comissão Brasileira de Indústria e Construção – Rio + 2O , Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente como convidado especial de Cubatão – Cidade que ganhou o selo de Cidade símbolo ambiental de recuperação ambiental e VINNOVA – UMEA Suécia (Agência de Inovação Sueca – Cooperação Tecnológica Brasil/Suécia). Além de Perito Judicial, é membro de Comitês de Assessoramento Corporativos, Professor convidado em disciplinas de Engenharia Ambiental e estudante de Pós Graduação – MBA em gestão de Inovação e Capacidade Tecnológica pela Fundação Getúlio Vargas- FGV. Em novembro de 2023 no Parlamento Britânico, Gabriel irá ser diplomado como “Embaixador Ambiental Global do Green World Awards” – uma organização global sem fins lucrativos e políticas que desde 1994 e se tornou uma das campanhas de reconhecimento mais prestigiadas do mundo. Essa será a primeira vez que um brasileiro receberá essa honraria global.


*Igor Carneiro. Socio Economista Internacional, Pesquisador, Administrador e Professor Universitário, com 25 anos de experiência em renomadas instituições como Banco Mundial e Nações Unidas, já atuando na OMC, FAO, FIDA, e atualmente no WFP. Igor Carneiro é PhD em Políticas Públicas; e Mestre em (1) Finanças, (2) Administração Estratégica e (3) Desenvolvimento Humano. Ele compôs a equipe que recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2020, administrando projetos de desenvolvimento internacional em 140 países. Igor é fluente em português, inglês, espanhol, italiano e francês. Atualmente é Coordenador de Parcerias pelo Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas no Brasil


12h às 12h15: Encerramento.

Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3654-4585 ou WhatsApp (11) 94148-1487.

Para acompanhar mais informações, siga a página do Instagram @bancodealimentos.osasco

Local: Faculdade Anhanguera, Auditório 1, Avenida dos Autonomistas, 1325, Vila Campesina, Osasco - SP.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Faculdade Anhanguera - Osasco

Avenida dos Autonomistas, 1325, Auditório 1, Vila Campesina

Osasco, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

Banco de Alimentos de Osasco

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora