Fale com o produtor

NEBULOSAS

26 set - 2026 • 20:00 > 26 set - 2026 • 21:00

Parcele em até 12x

NEBULOSAS

26 set - 2026 • 20:00 > 26 set - 2026 • 21:00

Parcele em até 12x

Descrição do evento

<!--StartFragment-->

 

CLÓVYS TÔRRES APRESENTA NEBULOSAS NO TEATRO FÁBRICA DAS ARTES EM AMERICANA

 

Uma obra literária, uma encenação dirigida por Antônio Januzelli e concebida por Adrian Steinway. Um encontro do teatro com a literatura brasileira.

 

Fotos: Magerson Bilibio

 

No dia 26 de setembro de 2026,  o ator Clóvys Tôrres apresenta Nebulosas, um espetáculo que reúne teatro, literatura e educação para aproximar o público de uma das obras mais importantes da poesia brasileira do século XIX. 

Publicado em 1872, Nebulosas, da jornalista e poeta Narcisa Amália (1852-1924), marcou a história da literatura nacional ao projetar a voz de uma mulher em um cenário literário predominantemente masculino. A obra reúne 44 poemas sobre temas como liberdade, justiça, identidade, natureza, amor e a condição feminina, e conquistou a admiração de ninguém menos que Machado de Assis e Dom Pedro II na época de seu lançamento. Após anos de apagamento histórico, vem conquistando reconhecimento crescente e passando a integrar a lista de leituras obrigatórias de importantes vestibulares brasileiros. 

Concebido por Adrian Steinway, e dirigido por Antonio Januzelli, o espetáculo tem início com um solo interpretado pelo ator Clovys Torres, que dá vida a poemas selecionados, explorando sua força dramática, musicalidade e atualidade. Em seguida, o público participa de um conversa sobre a autora e sua obra que contextualiza a produção de Narcisa Amália, analisa seus aspectos formais e temáticos e estabelece relações com as principais abordagens exigidas nos vestibulares.

Ao integrar experiência artística e reflexão crítica, Nebulosas amplia as possibilidades de leitura da obra, favorecendo a compreensão da linguagem poética, o desenvolvimento da interpretação textual e a construção de repertório cultural. Mais do que preparar estudantes para exames como Fuvest, Unicamp e Unesp, o projeto propõe uma aproximação sensível com a literatura brasileira, valorizando a arte como instrumento de conhecimento e formação.

 

Data: 26 de setembro de 2026 (sábado)

Horário: 20 hrs

Classificação indicativa: 16 anos

Ingressos pela sympla: R$ 50,00 e F$ 25,00 (meia para estudantes, professores e aposentados) 

 

Ficha técnica

Concepção: Adrian Steinway
Direção: Antonio Januzelli
Interpretação: Clovys Torres
Obra em destaque: Nebulosas, de Narcisa Amália
Formato: espetáculo teatral seguido de conversa com a plateia

Fábrica das Artes em Americana-SP

 Rua Dr. Cícero Jones, 146 - Vila Rehder, Americana - SP, CEP 13465-370

 

Sobre os participantes

Clovys Torres é ator com trajetória no teatro, na televisão e no cinema brasileiros, Clovys Torres atua em montagens e produções audiovisuais marcadas pela valorização da palavra e da interpretação. Em Nebulosas, interpreta poemas de Narcisa Amália, aproximando sua obra da cena contemporânea.

Antonio Januzelli é ator, diretor teatral, professor e pesquisador, uma das principais referências brasileiras na formação de atores. Sua trajetória é marcada pela investigação da presença cênica, da expressão corporal e da interpretação, influenciando gerações de artistas por meio de sua atuação artística e pedagógica.

 

 

 

Adrian Steinway é diretor, dramaturgo, compositor e produtor ítalo-brasileiro. É doutor em Dramaturgia pela USP e em Linguística Cognitiva pela Unesp, além de mestre em Direção de Teatro Musical pela New York University (NYU). Desenvolve projetos que articulam pesquisa acadêmica e criação artística, com apresentações no Brasil e no exterior.

<!--EndFragment-->

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Fábrica das Artes

Rua Doutor Cícero Jones, 146 Vila Rehder

Americana, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

Fábrica das Artes

Fundado em 08 de junho de 2001 por produtores e gestores culturais, o Fábrica das Artes é um espaço cultural alternativo que oferece cultura e lazer ao público em geral, com atividades culturais diversificadas e constantes. Com o objetivo de ser um provedor cultural, o Fábrica funciona como um agente facilitador da cultura, criando oportunidades para artistas de todos os seguimentos, americanenses ou não, produzindo e sediando eventos, em sua maioria de caráter popular.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.