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NASA SPACE APPS CHALLENGE - EXTREMA 2022 - MINAS GERAIS (EVENTO ONLINE)

Eventos para você

NASA SPACE APPS CHALLENGE - EXTREMA 2022 - MINAS GERAIS (EVENTO ONLINE)

01 out - 2022 • 09:00 > 02 out - 2022 • 21:00

Evento presencial em Local a definir, Extrema - MG
Evento encerrado

NASA SPACE APPS CHALLENGE - EXTREMA 2022 - MINAS GERAIS (EVENTO ONLINE)

01 out - 2022 • 09:00 > 02 out - 2022 • 21:00

Evento presencial em Local a definir, Extrema - MG
Evento encerrado

Descrição do evento

Pela PRIMEIRA VEZ em Extrema! Venha fazer parte dessa história.

O NASA Internacional Space Apps Challenge está em sua 11ª edição e chega pela primeira vez em EXTREMA nos dias 01 e 02 de outubro.

Serão 48 horas de desenvolvimento colaborativo, onde pessoas de todo o mundo, das mais diversas áreas – desenvolvedores, designers, cientistas, tecnólogos, contadores de histórias, engenheiros e artistas, se reúnem para resolver desafios da Terra e do espaço criados cuidadosamente pelos especialistas da NASA, que vão desde soluções científicas até aplicativos.

Extrema entrará oficialmente para a comunidade do NASA Space Apps Challenge. É ou não um orgulho para o “Portal de Minas”? Os extremenses farão as Minas Gerais tremer de orgulho, literalmente.

A Faculdade de Extrema - Faex e a Prefeitura Municipal de Extrema já garantiram presença nessa maratona, a maior do mundo. Esse também é o maior evento de incentivo a inovação aberta, ciência e tecnologia da galáxia! Alguns números para te inspirar: em 2019 tivemos 2 equipes brasileiras vencedoras no mundial – uma da nossa vizinha “essepê” e outra formada somente por mulheres - e em 2021 foram mais de 28.000 pessoas de todo o mundo inscritas para enfrentar os 28 desafios, com mais de 4.000 equipes de 162 países e 2.814 projetos enviados. Você não vai ficar de fora, certo?

Devido à pandemia COVID-19 e por conta das eleições que acontecerão no dia 02 de outubro, o desafio será online.

Traga seu talento e sua mente brilhante e venha com a gente causar impacto positivo no mundo.

Siga-nos em nossa rede social @spaceapps_extrema e não perca os próximos passos.



DO REGULAMENTO

1.   Sobre

O SPACE APPS CHALLENGE EXTREMA 2022 (doravante denominado "evento") é uma realização da SkillU em conjunto ICT My Legacy Tech HUB de Extrema, e apoio da Atitude Terra, InovAction by ABInova, MDI e Hub e Tech Produções, e será uma maratona de inovação com a duração de um final de semana, cujo objetivo é promover e incentivar a criação de soluções para os desafios propostos pela NASA - https://2022.spaceappschallenge.org/challenges/ - para essa competição global.


As atividades serão todas on-line, para garantir inclusão de pessoas da região de Extrema (MG) e entorno, assim todas as plataformas que serão usadas, trazem a proposta de responsividade, o que permite uso de celulares, tabletes, notebooks e computadores para participar, desde que com acesso a internet, devido às interações com as equipes.


Os ingressos são gratuitos e convidamos a todes. Ratificamos que o desafio precisa da colaboração da pluralidade que somos, ou seja, mulheres, mulheres trans, comunidade LGBTQI+, negras e negros, pessoas com deficiência, enfim quem acreditar que pode somar nas soluções. Precisamos de desenvolvedoras/es, designers, UX/UI, profissionais das áreas de humanas ou exatas ou biológicas, estudantes, docentes, empreendedores, entre outras especialidades e perfis que tenham vontade ou ideias para CONSTRUIR SOLUÇÕES que irão pensar nas problemáticas ambientais conectadas a exploração espacial, astrofísica, diversidade e equidade, aplicações para melhorar as conexões entre terra e espaço, arte/STEAM, mudanças climáticas, inclusive através de integrações da tecnologia.


O tema de 2022 é : Make SPACE, celebrando nosso lema de "sempre há espaço para mais um". As propostas devem focar em eliminar as barreiras de acesso ao espaço e oportunidades científicas. "


2. DA COMPETIÇÃO

Os grupos devem ter no mínimo 3 (três) e no máximo 6 (seis) pessoas, que receberão mentorias durante todo o final de semana, durante a jornada, desde a validação do problema até à construção e apresentação do pitch. Recomendamos fortemente que estejam disponíveis para conhecer pessoas diferentes. Equipes homogêneas não são recomendadas.


3. DAS INSCRIÇÕES

São individuais para cada participante. Caso tenha equipe, pode informar os nomes em sua ficha de inscrição, porém isso não garante a inscrição das outras pessoas de sua equipe. Cada participante deve preencher uma reserva de vaga.


As inscrições deverão ser realizadas a partir de 20 de agosto de 2022 seguindo até 28 de Setembro às 21h - horário de Brasília. Todas as inscrições devem ser realizadas única e exclusivamente pela plataforma Sympla por meio do link nas categorias de Desenvolvimento, Design e/ou UX/UI, Bz Dev - Soluciona Problemas, Educadoras/Educadores, Mentoras/Mentores, Estudantes.


A competição será pela plataforma Discord e sem limite de participantes, 


Os inscritos deverão ter idade igual ou superior a 18 anos até a data da realização do "evento" (dia 01 de outubro de 2022). 


As pessoas inscritas com menos de 18 anos, até a data da realização do "evento" (dia 01 de outubro de 2022), devem ter o campo AUTORIZAÇÃO preenchido ou serão desclassificados caso a equipe chegue às finais. 


4. DA FORMAÇÃO DOS GRUPOS

Caso as pessoas inscritas já tenham um grupo formado, os mesmos devem indicar no formulário de inscrição o nome de cada participante, e-mail e o nome do grupo. IMPORTANTE: as inscrições são individuais, informar os nomes não garante a inscrição, é preciso que cada participante preencha uma reserva de vaga, individualmente.


Para os inscritos que não possuem grupos formados, o contato do celular para inclusão no grupo de Whatsapp é fundamental para ajudar a encontrar uma equipe. O grupo para instruções sobre o evento, será formado na semana da competição entre dias 19 a 28 de setembro. Acompanhem seus e-mails e whatsapp, aproveitem para conhecer outros participantes e realizar ajuste dos grupos. Pedimos que atente-se a seus e-mails e whatsapp. 


Para as pessoas inscritas que não possuem grupos formados, a Comissão Organizadora irá oferecer  algumas atividades online no dia 27 de Setembro, a partir das 18h00,  para formação de equipes, onde poderão conhecer outros participantes e realizar ajuste dos grupos. 


(!) Estejam atentos também aos Webinare e ao Bootcamp que antecedem o evento para aprender o uso das ferramentas e irem se conhecendo.


Caso não receba nenhum contato até dia 28 de Setembro, entre em contato pelo e-mail spaceappsextrema@gmail.com


5. DOS PARTICIPANTES

Os participantes deverão respeitar todos os demais participantes, assim como a equipe de apoio, mentores e facilitadores, alertando sobre eventuais desvios de conduta percebidos através do whatsapp dos Organizadores e pelo e-mail spaceappsextrema@gmail.com


Atos desrespeitosos, atos de vandalismo, atos que coloquem em risco os demais participantes, atos imorais ou ilegais, atos preconceituosos, o uso de tabaco, bebidas alcoólicas ou substâncias ilícitas durante o evento são motivos para desclassificação imediata do integrante e, eventualmente do grupo.


Toda e qualquer situação não prevista neste regulamento, bem como eventuais casos omissos, serão decididas pela equipe organizadora do evento.


Os Participantes declaram expressamente ceder todos os seus direitos de propriedade de imagem relativamente ao conteúdo do "evento", de forma gratuita e sem qualquer ônus, sendo firmadas em caráter irrevogável, irretratável e por prazo indeterminado.  A cessão dos direitos de imagem compreende a veiculação da imagem por meio de televisão, jornais, livros, Internet e quaisquer outros meios de comunicação existentes ou que venham a ser inventados/criados.


6. DESAFIOS

A NASA divulgou 11 eixos principais: artes, astrofísica, clima, diversidade e equidade, terra, jogos, hardware, planetas e luas, software, exploração do espaço e sol.

As soluções deverão atender aos desafios do eixo escolhido pela equipe e não podem ser preexistentes, caso seja identificado que o projeto apresentado estava em desenvolvimento, ou seja, existia de fato - poderá ser desclassificado.


7. DA METODOLOGIA

As etapas da metodologia utilizada para construção dos projetos será DA IDEIA AO PITCH:


●    Ideação: está com uma ideia na cabeça? Arrisque-se e envie um vídeo de até 30 segundos para chamar gente para sua equipe, nosso e-mail spaceappsextrema@gmail.com, vamos compartilhar para as pessoas inscritas na competição;


DESAFIO Nº1: momento de verificar se a ideia tem mesmo chances de resolver o desafio escolhido e mudar algo de fato;

●     Validação da Solução: essa etapa irá acontecer durante o evento. 


DESAFIO Nº2: agora que o problema foi validado, é hora de pensar na solução;

●   MVP / Mínimo Produto Viável: essa etapa irá acontecer durante o evento.


DESAFIO Nº3: Encontrar uma solução mínima que possa ser apresentada no formato que a NASA pede - como o modelo é educacional, lembrem-se de documentar tudo porque será importante enviar o material para o site oficial da competição


DESAFIO FINAL: apresentação do modelo de negócios como um todo para convidados (geralmente empreendedores com mais experiência e/ou investidores). Há dois objetos de entrega para a banca avaliadora:


1.  VÍDEO de até 30 segundos em inglês. Caso o grupo grave em qualquer outro idioma, deverá incluir legenda em inglês. As mentorias irão ajudar todas as equipes nessa etapa. O vídeo deverá ser postado no YouTube como "não listado" e o link deverá ser enviado até 18h do dia 02 de Outubro de 2022 para nosso e-mail spaceappsextrema@gmail.com;


2. Envio de um deck com até 7(sete) slides em formato PDF, deverá ser colocado em alguma plataforma online com link de acesso LEITOR para quem usar - pode ser Google Drive, Microsoft OnDrive, entre outros, e o LINK deve ser enviado 18h do dia 02 de Outubro de 2022 para nosso e-mail spaceappsextrema@gmail.com; para ser apresentado à banca local, todos os projetos fazem parte da competição global mas, aqueles que recebem a recomendação local entram com uma pontuação diferenciada, então recomendamos fortemente que realize as entregas conforme as instruções que serão compartilhadas antes e durante toda a jornada.


8. DA PROGRAMAÇÃO

Segue abaixo a programação prevista, sujeita a alteração:

Sexta-feira 30.setembro

19h00 - LIVE de Abertura

20h30 - Apresentação dos Parceiros

21h00 - Apresentação de algumas pessoas mentoras 

Sábado 01.outubro

09h00 - Apresentação das Equipes e liberação dos canais oficiais de Comunicação e Mentoria;

10h00 - Início das Mentorias

13h00 - Liberação de material sobre Validação de Problema, Validação de Solução e MVP;

20h00 - LIVE de Pitch 

Domingo 02.outubro

18h00 - Submissão dos projetos em PDF e vídeos;

20h00 - LIVE de Encerramento da Maratona;

22h00 - Encerramento do período para submissão dos projetos em PDF e dos vídeos

Segunda-feira 03.outubro

20h00 - LIVE publicação dos projetos que receberam nomeação local para competição global.


9. DA AVALIAÇÃO

A escolha dos projetos será realizada por banca avaliadora formada por profissionais a escolha da organização, levando em consideração os critérios:

(1) Impacto: Quanto impacto (qualidade e quantidade) este projeto pode ter? Resolve um grande problema ou um pequeno problema? Será que vai inspirar ou ajudar muitos, ou alguns?

(2) Criatividade: Quão criativa/inovadora é a abordagem? O projeto é novo e algo que não foi tentado antes, ou é uma melhoria incremental em algo que já existe?

(3) Validade: A solução é cientificamente válida? Será que vai fazer o que se propõe a fazer? Pode funcionar no mundo real?

(4) Relevância: Este projeto responde ao desafio para o qual foi submetido? É uma solução completa ou tem um longo caminho a percorrer? É tecnicamente viável? Quão utilizável ou amigável é a solução?

(5) Apresentação: Quão bem a equipe comunicou seu projeto? Eles foram eficazes em contar a história do projeto: o desafio, a solução e por que é importante?

A banca formada realizará sua avaliação levando em conta cada um desses critérios com o intuito de selecionar quais projetos serão escolhidos para receberem a indicação ao AWARDS GLOBAL, essa indicação oferece uma vantagem competitiva para as equipes indicadas.

As avaliações serão realizadas na semana o dia 03 de outubro de 2022, e a data do anúncio dos selecionados será confirmada nas nossas mídias sociais.

IMPORTANTE: diante da efetiva decisão fundamente da Banca, não serão aceitas solicitações de revisão de classificação dos projetos / equipes.


9. DA PREMIAÇÃO

O prêmio principal ofertado pela NASA às equipes que ganham o AWARDS GLOBAL são passes de acesso para assistirem a um lançamento real na base militar nos Estados Unidos.

Como forma de premiar e agradecer a todos os envolvidos neste “EVENTO”, a INOVACTION by OISCA Brasil em conjunto com todas as empresas e entidades parceiras irá oferecer à cidade de São Paulo o plantio de 240 árvores nativas de mata atlântica para lembrar as vítimas de feminicídio em todo o mundo durante o período de 40 horas de duração do Hackathon.

O plantio será realizado em data e local a serem definidos.

A agência Um.a em parceria com a empresa Hub e Tech Produções irá fornecer bolsas gratuitas de acesso a formação em Mestre Diversidade Inclusiva/MDI, um programa EAD de formação em Diversidade e Inclusão para o ambiente corporativo, além de um acesso a rede de Especialistas e outras pessoas formadas no curso, através do LinkedIn para conectar ações e protagonistas, visando ampliar o alcance das soluções para sua real implantação. Essa premiação será nominal a cada pessoa da equipe vencedora, é intransferível e não envolve nenhum investimento por parte das pessoas premiadas. Data de realização do curso será acordado para até 06 (seis) meses após o evento.

Outras premiações que forem ofertadas, serão divulgadas durante o evento.

10. TERMOS GERAIS

Os Organizadores se reservam, a qualquer momento, o direito de cancelar, suspender ou modificar qualquer item deste Regulamento.

Os prêmios são pessoais e intransferíveis, não podendo ser trocados por dinheiro em espécie, vendidos ou transferidos a outras pessoas. 

O presente regulamento fica sujeito a modificações no decorrer do período, a critério da organização desde que seja comunicado e votado a consenso da maioria simples (50% + 1 voto) dos participantes, mentores, organizadores e staffs com divulgação aos participantes por meio dos grupos de whatsapp e e-mail.

As empresas organizadoras e patrocinadoras concordam e aceitam, expressamente, por intermédio do presente, que nenhum direito detém sobre as ideias, programas e customizações desenvolvidos pelos participantes ou pelos grupos, por força deste regulamento, e que, dessa forma, não poderão utilizá-los para qualquer finalidade, sem o prévio e expresso consentimento do grupo.

Declarando ter lido e compreendido a íntegra deste documento, todo participante declara que concorda e aceita todas as regras estabelecidas neste regulamento e se compromete a dar seu visto na lista de presença como forma de assegurar o seu aceite destes termos.

 

São Paulo, 20 de Agosto de 2022.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Local a definir

Extrema, MG

Termos e políticas

Sobre o produtor

Organização NASA Space Apps Challenge Extrema

Nosso e-mail spaceappsextrema@gmail.com

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