Próxima turma em setembro:
Data: 19 de setembro
Horário: Sábado das 9 às 12h (manhã)
(somente 5 vagas cada uma!)
Local: Largo do Machado
Uma oficina que une a experiência da colagem a uma conversa franca sobre nosso cérebro, seu funcionamento e a forma como narramos a nossa existência.
Voltada para público mulheres cis e trans 50+*, a oficina é um amarrado de saberes conjugados para trazer às participantes informações sobre o funcionamento do cérebro, comportamentos e emoções.
Partindo de um olhar sobre a narrativa feminina, as participantes experimentam traduzir esses processos em imagens construídas com os materiais fornecidos, num exercício de liberdade e experimentação visual.
Desejamos propor novos olhares sobre temas como autoconfiança e aprendizagem contínua, sempre utilizando a colagem como ferramenta e metáfora.
(*)indicado para mulheres 40, 50+ (cis e trans) pelos temas que aborda, também acolhe mulheres de todas as idades acima de 20 anos. A ideia da informar a idade mínima é para que as participantes consigam trocar a partir de suas experiências de vida.
---------------------------
A oficina Narrativas Femininas em Colagem – Neurociência e arte para uma vida com mais presença é um amarrado de saberes conjugados que apresenta a criatividade como alavanca nos processos de desenvolvimento pessoal. Trazendo informações sobre funcionamento do cérebro, comportamentos e emoções. Reconhecer processos nos ajuda a nomear o que nos acontece, criando melhores formas de enfrentamento para as situações mais complexas.
Através de uma linguagem simples e acessível, apresentamos conceitos como síndrome do impostor, autoconfiança, neuroplasticidade e aprendizagem contínua, como base para uma gestão mais compassiva com nossas dificuldades e limitações. Utilizando a colagem como metáfora e processo.
Além de estimular processos subjetivos, a colagem pode nos ajudar a perceber nossa capacidade de se transformar.
A neuroplasticidade é um fenômeno que fala sobre a capacidade de adaptação do nosso cérebro, nos permitindo aprender com as mudanças. "Esse fenômeno permite que nossos neurônios se reorganizem ao formar novas conexões e ajustem suas atividades em resposta a novas situações ou mudanças no entorno." É também um exercício de novos olhares muito favorável a neurogênese (desenvolvimento de novos neurônios em adultos).
Nosso objetivo é ajudar pessoas a gerenciar suas dificuldades e limitações de forma mais compassiva, reconhecendo e se aceitando. Acreditamos que é possível e está ao nosso alcance.
Num mundo em constante mudança, exercitar as mudanças construindo estratégias que no lugar de “controlar” nos permitem “fluir”, pode nos ajudar a construir respostas melhores aos enfrentamentos da vida.
Além de estimular processos subjetivos, a colagem é uma expressão artística altamente acessível. Ao apresentar diversos materiais às participantes, as estimulamos a criar novos olhares. O que, é também, criar novas sinapses nervosas.
Ainda quer saber um pouco mais? Visite nosso site.
-----------------------------------
Hannah23 é especialista em Neurociência e em Design Editorial. Divide seu tempo entre estudos, design e processos de colagem. Como artista investigadora desenha, borda e desenvolve colagens como parte de uma busca pessoal sobre o reflexo desta linguagem no cotidiano. Essa pesquisa tem se desdobrado em ilustrações, quadrinhos, publicações independentes e cadernos, muitos cadernos. Participa do coletivo SBC (Sociedade Brasileira de Colagem) e também de exposições coletivas. Oferece mentorias e imersões (colagem, fanzines e design editorial).