Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Mostra Artística "Tocadores de Terreiro" - com a banda Terra Cabula

Carregando recomendações...
Evento encerrado

Mostra Artística "Tocadores de Terreiro" - com a banda Terra Cabula

26 mar - 2024 • 19:00 > 26 mar - 2024 • 21:00

 

Descrição do evento

Serviço:

O curso Tocadores de Terreiro foi realizado de 24/2 a 23/3 no Terreiro de Umbanda Casa de Caboclo e finaliza no dia 26/3 às 19h no Centro Cultural da UFG com a Mostra Artística Tocadores de Terreiro - com apresentação dos participantes do curso e apresentação da banda Terra Cabula.


Mostra Artística Tocadores de Terreiro - com a banda Terra Cabula


26 de Março de 2024 - 19h



Teatro do Centro Cultural da UFG

Q. 71 - Av. Universitária, 1533 - Setor Leste Universitário, Goiânia - GO, 74605-220


Ingressos pelo Sympla


1º Lote - 13/3

2º Lote - 23/3


Entrada - Doação de 1kg de Alimento não perecível a ser entregue na portaria do teatro.


Respeitaremos a capacidade de ocupação da casa, por este motivo, após 15 min, da entrada do evento, as vagas remanecentes, se houver, serão liberadas ao público que não retirou ingresso e estiver aguardando na portaria, por ordem de chegada.

______________________________________________________________________


O que é o projeto Tocadores de Terreiro?

O projeto "Tocadores de Terreiro" é uma ação formativa em percussão, com foco em atabaque. O projeto é uma celebração à música popular com origem nos terreiros e do arcabouço cultural das manifestações de matriz africana, destacando a importância de suas práticas artísticas, a preservação da cultura popular e dos movimentos culturais afrocentrados. O objetivo desta ação formativa é capacitar o povo de terreiro, propiciando novas experiências e aprendizados, bem como formar futuros “tocadores de terreiros”.


Professores - Mestre Alemão e Mestra Geovanna - @corodepau

Mestre Alemão (Claudinei Santos do Amaral), e Mestra Geovanna (Geovanna de Castro Tavares), ambos desenvolvem atividades de aulas de percussão afro brasileira, construção de instrumentos de percussão, e também realizam apresentações artísticas com a banda Coró de Pau. Juntos de sua equipe de percussionistas, formam a Associação Coró de Pau, que existe desde 2002, atuando com os seguintes projetos: Bloco de Rua Coró de Pau, Bloco de Rua Coró Mulher, Aulas de Percussão Afro Brasileira, Fábrica de Instrumentos de Percussão Bambak Artesanal, e Banda Coró de Pau. O intuito da Associação é difundir, divulgar e trabalhar com a cultura popular através da música, com foco na percussão popular.


Realizadores - Terreiro de Umbanda Casa de Caboclo -

Fundada em 1 de maio de 2020, o Terreiro de Umbanda Casa de Caboclo nasce em meio a pandemia, como necessidade e esperança de seus dirigentes Aline Isabel e Vinicius Bolivar, de dar continuidade ao trabalho espiritual que lhes foi confiado. A Casa de Caboclo surge em meio aos turbilhões de pensamentos e crenças de seus dirigentes na ânsia de construir um espaço de comunidade e para a comunidade umbandista, um espaço pautado na liberdade de pensamento e de manifestação não somente religiosa como também social.


Aline Isabel é dirigente espiritual do terreiro Casa de Caboclo, assim como produtora cultural e atriz. Sua trajetória na umbanda tem início em 2009, e em 2020 abre juntamente com Vinícius Bolívar, o terreiro de umbanda Casa de Caboclo, onde busca conciliar tanto o trabalho espiritual quanto sua trajetória cultural e artística. Neste projeto Aline atua como produtora cultural, onde busca reunir suas duas funções, a fim de fomentar o acesso às práticas artísticas no terreiro.


Vinícius Bolívar atua no cenário artístico Goiano como cantor e ator, é, juntamente com Aline Isabel, dirigente espiritual do terreiro de umbanda Casa de Caboclo, vindo de família umbandista, Vinícius inicia sua jornada na umbanda mais ativamente em 2009, em 2020 abre o terreiro de umbanda Casa de Caboclo, e segue ativamente sua caminhada espiritual, aplicando também, seus conhecimentos artísticos e musicais para construção de novos saberes no terreiro.


Terra Cabula - @terracabula


Nascido em 2015 em Goiânia, o Terra Cabula é formado pelo vocalista e compositor Vinicius Bolivar, pela guitarrista e vocalista Ingrid Lobo, pelo contrabaixista e compositor Emanuel Mastrella e pela percussionista Lene Black. O grupo já participou de diversos festivais de música regionais e foi premiado com o 1o lugar no Festival Canta Cerrado 2016 com a música Mulher Demônia, e com o 2o lugar na edição de 2017 do Festival, com a música Vários Lagos.

O nome da banda remete à fusão dos elementos sincréticos que marcam a formação da indentidade cultural e religiosa brasileira: cabula se refere aos volteios em que os negros escravizados encontravam para exercer sua cultura e crença no Brasil diante das barreiras da colonização cristã. Com 7 anos de carreira, o grupo convida a sociedade a discutir seus papéis, suas falas e seus preconceitos por meio de canções e da performance cênica. Através de suas músicas autorais, de domínio público e de parceiros, os músicos reverenciam na pulsação da percussão, o jongo, o maracatu, o coco, o samba, o baião, o ijexá, os sons de terreiro e a força da cultura popular em contraponto com guitarras distorcidas, grooves de contrabaixo e intervenções eletrônicas.





Apoio institucional:

Lei Municipal de Incentivo a Cultura - Secult - Prefeitura de Goiânia


Apoio Cultural:

PROEC - Centro Cultural da UFG


Realização:

Terreiro de Umbanda Casa de Caboclo - @terreirocasadecaboclo

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Teatro do Centro Cultural UFG

Avenida Universitária, 1533 Setor Leste Universitário

Goiânia, GO

Termos e políticas

Sobre o produtor

Aline Isabel

Aline Isabel é dirigente espiritual do terreiro Casa de Caboclo, assim como produtora cultural e atriz. Sua trajetória na umbanda tem início em 2009, e em 2020 abre juntamente com Vinícius Bolívar, o terreiro de umbanda Casa de Caboclo, onde busca conciliar tanto o trabalho espiritual quanto sua trajetória cultural e artística. Neste projeto Aline atua como produtora cultural, onde busca reunir suas duas funções, a fim de fomentar o acesso às práticas artísticas no terreiro.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.

O App está de cara nova!

baixe agora