Fale com o produtor

Minicurso: Mobilidade, Cuidado e Primeira Infância

De 04 de novembro de 2026, às 08h00; até 04 de novembro de 2026, às 12h00.

Minicurso: Mobilidade, Cuidado e Primeira Infância

De 04 de novembro de 2026, às 08h00; até 04 de novembro de 2026, às 12h00.

Descrição do evento

O papel da cidade na tarefa coletiva de criar crianças

Que cidade queremos construir para que criar crianças seja uma responsabilidade compartilhada por toda a comunidade?

Pensar a cidade a partir da perspectiva das crianças é reconhecer que ruas, calçadas, praças e caminhos cotidianos são muito mais do que espaços de circulação: são também ambientes de convivência, aprendizagem, descobertas e desenvolvimento infantil.

O minicurso “Mobilidade, Cuidado e Primeira Infância: o papel da cidade na tarefa coletiva de criar crianças” propõe uma reflexão sobre a relação entre mobilidade urbana, planejamento das cidades e desenvolvimento infantil, destacando a importância de construir espaços públicos mais seguros, acessíveis, acolhedores e adequados às necessidades das crianças e de suas famílias.

Destinado especialmente a profissionais das áreas de arquitetura, urbanismo e mobilidade urbana, o encontro convida os participantes a ampliar o olhar sobre a cidade, compreendendo que o cuidado com a infância é uma responsabilidade coletiva, que também deve orientar as decisões sobre o território e os espaços urbanos.

Tema do encontro: A infância acontece nos trajetos

Neste primeiro módulo, os participantes serão convidados a refletir sobre como as crianças conhecem o mundo e constroem suas relações com a cidade a partir das experiências vividas em seus deslocamentos cotidianos.

Mais do que ir de um lugar a outro, os trajetos representam oportunidades de aprendizagem, interação, construção de vínculos e pertencimento ao território.

Entre os temas abordados estão:

  • A cidade na perspectiva da criança.
  • A cidade como ambiente de desenvolvimento infantil.
  • O cotidiano das crianças e seus deslocamentos.
  • Os trajetos como experiências de aprendizagem.
  • A importância das rotinas e dos rituais para o desenvolvimento.
  • A descoberta do território e a construção do sentimento de pertencimento.

Informações do evento

Data: 04 de novembro de 2026 (quarta-feira)

Horário: Das 8h às 12h

Local: Sala de Treinamento da EMDEC – Campinas/SP

Público-alvo: Profissionais de arquitetura, urbanismo, mobilidade urbana e áreas relacionadas.

Realização: EMDEC e Plano Primeira Infância Campineira - PIC



Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

EMDEC (Sala de Treinamento)

Rua Doutor Sales de Oliveira, 1-1751 Vila Industrial

Campinas, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

PIC - Primeira Infância Campineira

O Plano Primeira Infância Campineira é a iniciativa que visa orientar as ações do poder público e da sociedade civil na defesa, promoção e realização dos direitos da criança. Seu objetivo é pensar e planejar a cidade para as crianças de zero a seis anos de idade para os próximos anos. Contato: [email protected]

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.