DA IDEIA AO EDITAL
Aproveite oportunidades abertas em Niterói e como comece a transformar sua ideia em projeto
Formato: Masterclass online
Duração: 90 minutos
Criação e Condução: Ana Luiza Cassalta
Proposta
Sua boa ideia pode estar mais perto de virar realidade.
Neste momento, Niterói tem oportunidades abertas para financiar projetos em diferentes áreas da cultura e da economia criativa.
Nesta Masterclass, vamos olhar para oportunidades reais do mês de outubro, como os editais PNAB Niterói 2026 e Cultura Geek 2026, para entender quem pode participar, quais projetos podem ser inscritos, quanto recurso está disponível, prazos, documentação e o que será considerado na avaliação.
A partir deles, vamos percorrer o caminho entre “eu só tenho uma ideia” e “isso pode virar um projeto”, passando pelos principais elementos de uma proposta: apresentação, objetivos, justificativa, público, atividades, acessibilidade, equipe, orçamento e cronograma.
Não é uma oficina de preenchimento de formulário. É um encontro para capacitar você a enxergar melhor as oportunidades, entender a lógica de um edital e começar a olhar suas próprias ideias com cabeça de projeto estruturado.
Como será:
1) ENCONTRO
Breve apresentação para estimular conexões e possíveis parcerias dentro do grupo
2) RADAR
Editais abertos, oportunidades no radar, valores, prazos e quem pode participar
3) LEITURA
Como identificar as informações que realmente importam e que fazem você ser considerado ou eliminado
4) PROJETO
O que precisa ser pensado para uma ideia ganhar corpo de projeto: apresentação, objetivos, justificativa, público, atividades, acessibilidade, equipe, orçamento e cronograma. Ao longo dessa conversa, cada participante poderá individualmente aproveitar o momento para iniciar o exercício de desenvolver sua ideia própria
5) ROTA
Dúvidas, reflexões e conversas sobre próximos passos
6) BAGAGEM
Ao fim dos 90 minutos, a expectativa é que o participante conheça melhor as oportunidades disponíveis, consiga navegar por um edital com mais segurança e entenda o que precisa pensar/articular para desenvolver sua ideia em uma proposta mais consistente e competitiva