11 nov - 2025 • 18:30 > 11 nov - 2025 • 20:30
11 nov - 2025 • 18:30 > 11 nov - 2025 • 20:30
O Fotoclube Câmera & Luz tem o prazer de receber a fotógrafa Luana Martinez para uma conversa sobre olhares demorados, conexões e a poesia do ordinário.
O que você vai aprender e vivenciar:
Luana Martinez apresentará uma conversa sobre como a fotografia cria pontes — entre pessoas, memórias e modos de ver. A partir de projetos como Photo Meetings Brazil, suas participações em publicações como Imagem Vertigem (onde atuou como curadora convidada e autora do tema na edição 2) e de exposições internacionais — incluindo a no Uppsala Foto Festival na Suécia (2022) e mostras recentes no Rome Photolab.
Também compartilhará vivências em palestras remotas para a oficina de fotografia na Galeria IFocus (Atenas, 2024) e projetos colaborativos como Fotografar Palavras. Uma fala sensível sobre ver, trocar e se inspirar.
Sobre Luana Martinez:
Luana Lessa Martinez é fotógrafa entusiasta e arquiteta de São José dos Campos. Seu trabalho explora a beleza que habita o cotidiano, revelando a poesia dos gestos simples e das relações humanas — especialmente com seus filhos, fonte constante de inspiração. Participou de exposições internacionais, como o "Uppsala Foto Festival" (Suécia), "Happening Happenstance" (Tóquio), "Fotografar Palavras" (Leiria - Portugal) e a mais recente a exposição The Street of Avengers no Rome Photolab Festival em Roma. Atuou como curadora convidada e com seu trabalho fotográfico para a revista brasileira "Imagem Vertigem - A fotografia do Ordinário" e coordenou com duas amigas o projeto "Photo Meetings Brazil", que promove diálogos entre fotógrafos. Além disso, teve seu trabalho publicado nos livros: Happening Happenstance da editora Ephemere em Tóquio e Para onde vai o Tempo? Olhares de diferentes geografias publicado pelo projeto Fotografar Palavras em Leiria, Portugal.
Encontra inspiração em fotógrafas como Francesca Woodman e Vivian Maier, bem como em artistas contemporâneos que admira profundamente, entre eles Johanna Rönn, Rafa Rojas e Maria Emilia Dinat. Embora suas expressões fotográficas sejam distintas, a capacidade de revelar o extraordinário no aparentemente banal ressoa profundamente com a sua própria abordagem — lembrando que nada é verdadeiramente comum; é preciso apenas olhar com atenção para perceber a poesia do que nos cerca. Para além da fotografia, também se inspira em livros, música, filmes e nas pessoas com quem cruza caminhos.
Para quem é este evento?
Fotógrafos amadores e profissionais, estudantes e pessoas que desejam ampliar seus conhecimentos e desenvolver seu olhar e sua fotografia.
Data e horário: 11/11/2025, às 18h30
Local: Parque Vicentina Aranha, São José dos Campos, SP
Inscrição:
Associados do Fotoclube Câmera & Luz: gratuito
Público geral: R$ 25 (contribuição para o Coffee Break)
Vagas limitadas!
Garanta já a sua inscrição e venha se conectar com outras pessoas que compartilham a mesma paixão pela fotografia
Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.
Saiba mais sobre o cancelamentoVocê poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Engenheiro Prudente Meireles de Morais, 302, Sala de Leitura, em frente à Capela, Vila Adyana
São José dos Campos, SP

Fotoclube Câmera & Luz
O Fotoclube Câmera & Luz é uma entidade sem fins lucrativos formada por um grupo de amantes da fotografia e foi fundada em junho de 2005, Reúne fotógrafos amadores e profissionais da cidade de São José dos Campos e Região Metropolitana do Vale do Paraíba, São Paulo, Brasil. Associado à Confederação Brasileira de Fotografia (CONFOTO), o Câmera & Luz apoia e divulga o desenvolvimento da arte fotográfica, disseminando conhecimentos fotográficos aos seus associados e à comunidade em geral, através
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.