Fale com o produtor

Ling Escola|Quadro a Quadro: Oficina de Animação com celular, com Fernando Schmitt

17 out - 2026 • 14:00 > 24 out - 2026 • 17:00

Evento presencial em Instituto Ling, Porto Alegre - RS
Parcele em até 12x

Ling Escola|Quadro a Quadro: Oficina de Animação com celular, com Fernando Schmitt

17 out - 2026 • 14:00 > 24 out - 2026 • 17:00

Evento presencial em Instituto Ling, Porto Alegre - RS
Parcele em até 12x

Descrição do evento

Nesta oficina, vamos aproximar conceitos e experimentar práticas da fotografia, da literatura e do cinema de animação para a produção de conteúdo audiovisual, original e criativo. Os participantes serão estimulados em busca de uma linguagem própria, sem receitas prontas ou tutoriais pasteurizados. Vamos explorar caminhos criativos para produção de vídeos curtos que contam pequenas histórias. E, para isso, vamos utilizar uma ferramenta amplamente difundida: o celular, com sua câmera e aplicativos gratuitos. Em dois encontros, a atividade está organizada da seguinte maneira: no primeiro dia, vamos construir a base conceitual para a prática e realizaremos uma primeira experimentação das técnicas de stop motion e pixilation. No segundo encontro, vamos nos dedicar à realização, apresentação e análise crítica dos resultados.

Não é necessário conhecimento prévio, apenas um celular com câmera e disposição para experimentar! :)
As vagas são limitadas e a classificação indicativa é a partir de 14 anos.

Conheça o programa:

17/10 – Encontro 1: Conceitos e Técnicas
A linguagem fotográfica usada para contar histórias. Microcontos como ponto de partida para concepção e roteirização de narrativas audiovisuais. As técnicas de Stop Motion e Pixilation: experimentação do modo de produção.

24/10 – Encontro 2: Realização, apresentação comentada dos resultados

Programa Ling Escola

O programa Ling Escola oferece cursos livres e oficinas em diferentes áreas do saber. O projeto faz parte do Programa Nacional de Apoio à Cultura - Pronac 254634 e apresenta condições especiais para democratização de acesso e, também, inclusão de pessoas com necessidades específicas. 

- Democratização de acesso: 30% (trinta por cento) dos ingressos são destinados para distribuição gratuita com caráter educativo para professores de escolas públicas.
- Acessibilidade: contamos com intérprete de Libras, sempre que entre os inscritos estiver presente uma pessoa com deficiência auditiva. Informe sua necessidade no fechamento da inscrição.
- Lei da meia-entrada dispõe sobre o benefício do pagamento de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes.

Para mais informações, escreva para [email protected].

Conheça o Ministrante:

Fernando B. Schmitt é professor, fotógrafo e curador. Graduado em Jornalismo com Mestrado em Comunicação Social, ministra cursos livres e orienta individualmente projetos fotográficos, ensaios, livros, exposições etc. Atuou como professor na UNISINOS-RS, PUC-RS, Museu da Imagem e do Som – SP e SESC-SP. Já ministrou workshops em Montevidéu, São Paulo, Porto Alegre, Recife, Belém e mais de 70 municípios do interior do Estado de São Paulo. Participou, entre maio de 2016 e novembro de 2017, da plataforma Caminos Conjuntos do MUFF - Festival Internacional de Fotografia do Uruguai, onde desenvolveu o trabalho A Coleção do que Há com exposição realizada em Montevidéu e Belém do Pará. Foi finalista da convocatória para publicação de fotolivros latino-americanos do CdF com o trabalho Método. Montevidéu, 2017. Realizou com Letícia Schwartz e Magali Hochberg a exposição O Que Você Vê?. Ouro no prêmio Colunistas Sul 2017- Categoria Inovação. Foi finalista do Prêmio Conrado Wessel 2013 com o Ensaio Vocação Singular. Possui trabalhos nas coleções Joaquim Paiva/MAM-RJ, MARGS e MAC-RS.

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Instituto Ling

Rua João Caetano, 440 Três Figueiras

Porto Alegre, RS

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Instituto Ling

Somos um Centro Cultural localizado em Porto Alegre (RS), um lugar cheio de contemporaneidade feito especialmente para acolher pessoas que desejam alimentar a alma através da busca pelo conhecimento, do descobrimento de novas perspectivas e da troca de ideias, de maneira simples e prazerosa. Nossos horários de funcionamento: de segunda a sábado, das 10h30 às 20h.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.