- Capitaneada pelos produtores culturais Henrique Ramos, Argeu Brust e Marvio Ciribelli, o Mantiqueira Jazz vai acontecer, em sua primeira edição, na Região de Maringá, lado Minas, promovendo a Alameda Gastronômica Tia Sofia, materializando um espaço de valorização da música brasileira, em especial, o jazz nacional, bossa nova e o samba-jazz.
- O Mantiqueira Jazz acontecerá nos dias 12 e 13 de Julho de 2024, no Espaço Cultural Bühler, área de lazer, em frente ao Hotel Bühler.
- A apresentação do evento, será feita pela jornalista Mylena Ciribelli, que brilhou nos programas da TV Globo, Esporte Espetacular e Globo Esporte. Mylena que também gosta de cantar Bossa Nova, promete uma “canja” no show do irmão Marvio Ciribelli.
- O ingresso é solidário, levando 1kg (ou mais) de alimentos não perecíveis, você pode adquirir ingressos de meia entrada, aqui mesmo, para o Sábado, 13/JUL, segundo dia de show. Segue a programação do Sábado:
Sábado, 13 de Julho de 2024
16h: Abertura do Espaço
17h30min: Nilton Santiago Quarteto
18h30min: Nico Rezende apresentando uma “Homenagem a Chet Baker”
19h30min: Marvio Ciribelli. Participação Especial de Maurício Einhorn (harmônica) e Jakaré Garcia (percussão)
Com Adalberto Miranda (baixo) e Flavinho Santos (bateria)
Resumo da carreira de cada artista:
Nilton Santiago
Baixista e arranjador, Nilton Santiago, fez apresentações com Juarez Moreira e Helvius Vilela, participando também de Festivais de jazz e blues como o Vijazz e Rio das Ostras. Também já se apresentou na França em uma temporada de 3 meses. Para o show traz releituras de standards de jazz e música brasileira como ‘Yes or no’ de Wayne Shorter, ‘Receita de samba’ de Jacob do Bandolim, entre muitas outras.
Nico Rezende
Nico Rezende assina arranjos para discos de Marina Lima, Gal Costa, Roberto Carlos, Lulu Santos, Beto Guedes, Simone, Zizi Possi, Cazuza, Barão Vermelho, Erasmo Carlos, Kiko Zambianchi e Dalto, entre outros. Nico gravou Bete Balanço, com o Barão Vermelho. Entre seus sucessos estão também, Penso Nisso Amanhã, Finge Que Não Falou, Natureza Viva, Além da Sedução, Porque a Gente é Assim e Noves Fora. Nico Rezende tem um show em homenagem ao cantor e trompetista americano Chet Baker. E vai apresentar este trabalho no Mantiqueira Jazz.
Marvio Ciribelli
O pianista Marvio Ciribelli faz arranjos inconfundíveis e tem composições próprias, lançadas no Brasil, Alemanha, Inglaterra e Japão. Ciribelli produziu CD com a banda holandesa, Focus (com Thijs van Leer e Pierre van der Linden) e gravou com Jan Dumée e John Lawton (do Uriah Heep). Com 18 discos gravados, Marvio Ciribelli tocou no Montreux Jazz Festival (Suíça), Java Jazz (Indonesia), Adelaide Fringe (Australia), Jazz Plaza (Cuba) e Rio das Ostras Jazz e Blues (Brasil). No show, tocará alguns de seus sucessos instrumentais, como Mantra, Tian e Sans Souci (parceria com Giovanni Bizzotto).
Maurício Einhorn
Filho de poloneses (e gaitistas), o brasileiro Maurício Einhorn é referência ao instrumento, tendo tocado com outros consagrados artistas, como Tania Maria, Eumir Deodato, Sérgio Mendes, Waldir Azevedo, Chico Buarque, Gilberto Gil e João Donato, além dos expoentes do jazz, Jim Hall, Ron Carter e Toots Thielemans. No repertório, sucessos de Maurício, como Batida Diferente (Maurício Einhorn e Durval Ferreira) Estamos Aí (Maurício Einhorn, Durval Ferreira e Regina Werneck) e Tristeza de Nós Dois (Maurício Einhorn e Bebeto Castilho). Aos 92 anos, Maurício Einhorn está em plena atividade e merece ser homenageado neste festival. E será convidado especial do pianista Marvio Ciribelli.
Jakaré Garcia
O Percussionista Jakaré Garcia formou por muitos anos na banda do cantor Emílio Santiago. Mas tocou também com Gal Costa, Vanessa Rangel, Altay Velloso, Leny Andrade, Leila Pinheiro, Arthur Maia e até Bom Jovi. Com Marvio Ciribelli gravou muitos discos e tem participado dos shows do pianista no Circuito SESC de Jazz Blues (Rio das Ostras, Ipiabas, Paraty, Búzios…. Com Ciribelli, Jakaré tocou no Montreux Jazz Festival (Suíça). E gravou no CD ao vivo do pianista. No Mantiqueira Jazz, é outro convidado muito especial do pianista, para fechar o evento no Sábado.
Adalberto Miranda e Flavinho Santos
Adalberto Miranda e Flavinho Santos formam uma das melhores “cozinhas” da música Brasileira. O termo “cozinha” é ligado aos músicos que, frequentemente, fazem base para cantores e instrumentistas famosos. Adalberto toca, atualmente, com o pianista Marvio Ciribelli e a cantora Ludmilla. Flavinho tem em seu currículo, as cantoras Sandra de Sá e Thaís Motta