04 jul - 2022 • 09:00 > 08 jul - 2022 • 12:00
04 jul - 2022 • 09:00 > 08 jul - 2022 • 12:00
Músicas do Mundo: Encontros entre Brasil e Moçambique
Período: 4 a 8 de julho, 9h às 12h
Ementa: Neste curso, vamos explorar as particularidades e similaridades entre as músicas do Brasil e Moçambique. A ideia é promover o intercâmbio entre músicos dos dois países, permitindo a troca de experiências, fazeres e saberes musicais. Os participantes devem trazer seus instrumentos (melódicos, harmônicos, percussivos e eletrônicos), bem como propostas de repertórios para essa vivência musical.
Ministrantes: Gil Mabota (Moçambique), Mauro Albino Muhera (Moçambique) e João Valter Ferreira Filho (Brasil)
Gil Mabota, mestrando em Música na UNESPAR-Curitiba, é professor na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), na Escola de Comunicação e Artes (ECA). Como contrabaixista, atua em grupos de jazz e também no campo da música popular de Moçambique. Como produtor, tem divulgado o trabalho de músicos moçambicanos além fronteiras, nomeadamente em Angola.
Mauro Albino Muhera, moçambicano, possui Licenciatura em Música, com ênfase em Piano, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (2015), tendo estudado com Helena Jossai (Piano), Oscar Castro (Regência) e Ciro Pereira (Violino). É mestrando em Música na Universidade Federal da Paraíba, sob a orientação do Dr. Vladimir Silva. Ao longo da sua carreira, foi professor de Educação Musical no Colégio Adventista da Liberdade, na Willow Internacional School da Matola, criou a Academia de Música Castelo Forte da Liberdade e foi júri do concurso de canto da SOICO TV (2018). Como pianista, trabalhou com vários grupos, incluindo Coral Tlendlemuka, da Cidade de Chókwè, Maranata, Castelo Forte e a Orquestra da ECA. Gravou o álbum do projecto Um Piano Uma voz, exercendo a função de compositor e arranjador. Atualmente, pesquisa sobre o canto coletivo e coral em seu país.
João Valter Ferreira Filho é Doutor em Música (UFPB), Mestre em Educação (UFPI) e trabalha como professor dos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Canto Gregoriano, foi regente da Schola Cantorum do Instituto Católico de Estudos Superiores do Piauí e dos Coros da Catedral Metropolitana e do Mosteiro Carmelita de Teresina. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa EHMMus (UFCG/CNPq), que se dedica à pesquisa histórica em torno da música vinculada a tradições populares no contexto cultural paraibano. Como instrumentista, tem direcionado seus trabalhos ao universo dos teclados/samplers e também à sanfona, instrumentos nos quais desenvolve pesquisas e performances que buscam explorar as inter-relações entre o modalismo medieval e os repertórios tradicionais típicos do Nordeste brasileiro.
Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.
Saiba como editar participantesRua Aprígio Veloso, 882, BW 4, Universitário
Campina Grande, PB
Affins Produções
Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.
Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.