Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Ópera Serafim e o lugar onde não se morre - Guilherme Bernstein e Antonio Karnewale

Carregando recomendações...

Ópera Serafim e o lugar onde não se morre - Guilherme Bernstein e Antonio Karnewale

07 abr - 2022 • 15:00 > 07 abr - 2022 • 16:30

Evento encerrado

Ópera Serafim e o lugar onde não se morre - Guilherme Bernstein e Antonio Karnewale

07 abr - 2022 • 15:00 > 07 abr - 2022 • 16:30

Evento encerrado

Descrição do evento

ESTRÉIA MUNDIAL DA ÓPERA

- Serafim e o lugar onde não se morre –

a mais antiga história da humanidade, recriada como

fábula musical nordestina para todos os públicos

 

Ariano Suassuna dizia que “ou Deus existe ou a vida não tem sentido algum. Bastaria a morte para tirar qualquer sentido da existência”. Serafim vê a Morte como parte essencial da vida; uma vida sem morte seria, ela sim, sem sentido. A Morte é o ponto final que dá sentido à sentença que a precede. Uma sentença sem fim já terá perdido sentido pouco após seu início.

Guilherme Bernstein, compositor

Num Sertão nordestino atemporal e mítico, o jovem Serafim vê seu melhor amigo, Januário, morrer ao cair de uma árvore. Inconformado com a futilidade da morte, o jovem deixa sua mãe para buscar o "Lugar onde não se morre". Nesta sua jornada, Serafim encontra um velho; depois outro e ainda um terceiro. Cada um destes lhe conta sobre sua forma de lidar com a  morte. Como nenhuma delas interessa a Serafim, ele continua sua busca e, seguindo o curso da sua vida, vai amadurecendo: encontra e perde o amor, encontra uma velha, um sábio e outros, mas não encontra o "Lugar onde não se morre". Envelhecendo,  encontra três jovens e vislumbra então uma nova forma de lidar, não com a morte, mas com a vida. Desta, já lhe sobra pouco tempo. Mas ainda lhe falta um derradeiro e definitivo encontro.

 

Uma ópera leve, alegre, de curta duração (1 hora e 20 minutos), de autor brasileiro contemporâneo vivo, cantada em português, com história de temática regional, acessível para todos os públicos e faixas etárias. A composição é de Guilherme Bernstein sobre texto original de Antonio Karnewale.

 

A direção musical e regência é de Guilherme Bernstein e a direção cênica de Licio Bruno. A cenografia é de Adalgisa Rosa e os figurinos e visagismo de David Scardua.

 

Integram o elenco o jovem tenor Samuel Barbosa, que dá início a sua carreira profissional interpretando Serafim, o papel título. A cantora Adalgisa Rosa - mezzo-soprano - interpreta sua Mãe e uma Velha, Luana Shaeffer – soprano - interpreta Luzia. O baixo-barítono Licio Bruno faz uma participação especial interpretando o amigo Januário. Ao lado dos tenores Arifer Gomes e Max-Michel Alves, os três artistas interpretam 3 Velhos e 3 Jovens. O ator Tadeu Kunzendorff interpreta um velho sábio. 

 

Política do evento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Palácio da Cultura Sônia Cabral

Rua São Gonçalo Centro

Vitória, ES

Termos e políticas

Sobre o produtor

organizer

Adalgisa Rosa

Cantora, produtora cultural, diretora cênica e regente coral, é Bacharel em Serviço Social, Licenciada em Artes Cênicas e Pós-graduação em Canto e Expressão. É professora da CAL – Casa de Artes das Laranjeiras, RJ, no Bacharelado de Teatro. Atualmente faz Mestrado em Educação.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.