Fale com o produtor

Lançamento do Livro: Concorrência Desleal E Operações De Influência No Ambiente Digital

23 set - 2026 • 18:00 > 23 set - 2026 • 21:00

Lançamento do Livro: Concorrência Desleal E Operações De Influência No Ambiente Digital

23 set - 2026 • 18:00 > 23 set - 2026 • 21:00

Descrição do evento

Livro analisa os limites jurídicos das estratégias de influência na disputa entre concorrentes
Obra de João Martim de Azevedo Marques examina como fenômenos do ambiente digital podem ser avaliados à luz de princípios consolidados da concorrência desleal

Algoritmos, segmentação de dados, redes sociais, inteligência artificial e novas formas de interação entre usuários ampliaram significativamente as ferramentas disponíveis para empresas disputarem mercado, consumidores e reputação. Estratégias de influência que ganharam notoriedade sobretudo no ambiente político passaram também a ser utilizadas no contexto empresarial, trazendo novas questões para um problema jurídico antigo: até onde um concorrente pode ir na disputa por clientela?

É essa fronteira que o advogado João Martim de Azevedo Marques, sócio da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados, investiga no livro “Concorrência Desleal e Operações de Influência no Ambiente Digital”, publicado pela Thomson Reuters Revista dos Tribunais. O lançamento será realizado no dia 23 de setembro, às 18h, na sede da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados, em Florianópolis.

A premissa da obra é que a disputa entre concorrentes não deve ser vista, por si só, como um problema. Ao contrário, a concorrência pressupõe rivalidade e busca por vantagens competitivas e, quando exercida dentro dos limites jurídicos, estimula inovação, eficiência e melhores condições para o consumidor. O desafio está em identificar quando novas estratégias de comunicação e persuasão deixam o campo da competição legítima e passam a violar deveres de transparência, veracidade e lealdade concorrencial.

Com 146 páginas, o livro é resultado da dissertação de mestrado defendida pelo autor na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e articula Direito da Concorrência Desleal, Psicologia Cognitiva e Publicidade Computacional para analisar fenômenos ainda pouco sistematizados pela doutrina jurídica brasileira.

O livro examina estratégias utilizadas no ambiente digital, entre elas o astroturfing, caracterizado pela criação artificial de uma aparência de apoio espontâneo, e diferentes formas de interação e influência entre usuários. Para cada uma, a obra investiga em que condições a prática permanece dentro da concorrência legítima e a partir de que ponto pode se converter em ilícito. As respostas variam conforme as características de cada estratégia, e é justamente essa análise que permite identificar os critérios capazes de separar formas legítimas de persuasão de práticas contrárias à lealdade concorrencial.

Em vez de tratar as novas tecnologias como um problema em si mesmas, o livro procura compreender como fenômenos recentes do ambiente digital podem ser examinados a partir de categorias jurídicas consolidadas. Ao sistematizar essas práticas, a obra oferece a magistrados, advogados, profissionais de comunicação, gestores e pesquisadores instrumentos para compreender conflitos empresariais que tendem a se tornar cada vez mais frequentes.

Sobre o autor
João Martim de Azevedo Marques é sócio da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados e Mestre em Direito Privado, Processo e Sociedade da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduado em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), atua há 15 anos na advocacia e coordena a vertente contenciosa do Núcleo de Direito Empresarial da Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados. É autor de artigos científicos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior.

Serviço
O que: Lançamento do livro “Concorrência Desleal e Operações de Influência no Ambiente Digital”, publicado pela Thomson Reuters Revista dos Tribunais

Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Menezes Niebuhr Sociedade de Advogados

Rodovia SC, 4120, Primavera Office, 5º Andar

Florianópolis, SC

Termos e políticas

Sobre o produtor

João Martim de Azevedo Marques

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.