Fale com o produtor

O evento já encerrou...

Laboratório Experimental de Poéticas

Carregando recomendações...

Laboratório Experimental de Poéticas

De 15 de outubro de 2022, às 09h00; até 15 de outubro de 2022, às 12h00.

Evento encerrado

Laboratório Experimental de Poéticas

De 15 de outubro de 2022, às 09h00; até 15 de outubro de 2022, às 12h00.

Evento encerrado

Descrição do evento

A oficina parte do seguinte questionamento: o que pode a escrita a partir do corpo? A partir desta pergunta são abordadas reflexões sobre a relação do corpo com o território e como isso chega na palavra e no ato criativo. Ao longo dos encontros, serão realizadas práticas criativas com um percurso pela cidade (em dois encontros externos) e em diálogo com outras linguagens artísticas além da literatura. Serão propostos processos criativos em vários gêneros como poesia, prosa, dramaturgia, criações artísticas com imagem e palavras, além de propostas livres de acordo com interesse do grupo ou individual. A cada semana, será enviado um diário elaborado e inspirado nas questões de cada encontro.


Cada encontro acontece aos sábados e tem a duração aproximada de 3 horas, totalizando 12 horas + 8 horas de atividades extras.


Encontro 1 - Habitar o corpo que me escreve

Aqui, vamos pensar sobre o corpo dentro do processo criativo. A criação é um ato em movimento que começa pelo corpo.

Encontro 2 - A cidade como território de si mesma*

Neste encontro, vamos refletir sobre a nossa relação com o nosso território. Começando pelo corpo ocupando a cidade e interfere nos nossos imaginários individuais e coletivos, e, consequentemente nos processos criativos.

Encontro 3 - Enraizar a paisagem como uma palavra na ponta da língua 

Aqui, vamos contemplar e nos inspirar a partir da paisagem que nos cerca e fazer um percurso pela região central da cidade enquanto criamos.

Encontro 4 - Tecer a si mesma* como se cultura uma palavra no peito

No último encontro vamos conversar, reunir o que criamos nos encontros anteriores, e, principalmente criar algo coletivamente para tornar público o que fizemos na oficina.


Encontros 2 e 3 são externos, em caso de chuva serão remarcados e todas as pessoas inscritas recebem um material extra sem custo adicional.


*A ministrante da oficina optou pela linguagem em gênero feminino devido a invisibilização das mulheres na Literatura e na Arte ao longo da História, mas a oficina é aberta para todas as pessoas e gêneros.


Sobre a ministrante:


Giana Guterres é escritora e produtora cultural, mestre em Comunicação pela UFPR. É autora de Eu, Passarinho, Como eu sobrevivi quando você trouxe o inverno para dentro de mim e coautora de Luar, o menino que escuta estrelas. Foi artista residente do Núcleo de Dramaturgia do Sesi-PR em 2018, teve um conto infantil intitulado “A menina que queria ser detetive” selecionado para publicação pelo Sesc-PR e o original “Poeminhas - poesias para pessoas de todos os tamanhos” premiado no edital Outras Palavras. Se interessa por produção de arte por mulheres, teatro de animação e espaços cênicos não convencionais. Natural de Bagé-RS, onde é mediadora do Clube de Leitura Leia Mulheres. IG @floresciversos 




Informações:


- Valor promocional para a primeira turma

- Vagas Limitadas

- Haverá inscrições individuais para os encontros 1, 2 ou 3 - caso haja vagas no dia. Mais informações pelo email [email protected]

- Haverá 1 bolsa para estudantes de ensino público (ensino médio ou graduação). Manifestar interesse pelo email [email protected]

- Idade mínima: 16 anos

- Para realizar inscrição diretamente, envie em um email para [email protected]


Ficou com alguma dúvida? É só entrar em contato. :)


Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Piano Studio Cheisa Goulart

Avenida Sete de Setembro, 1050 Centro

Bagé, RS

Termos e políticas

Sobre o produtor

Giana Guterres

Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (PPGCOM/UFPR), com formação em Jornalismo (2008) e em Produção Cênica (2018). Trabalha com produção cultural e seus projetos autorais são relacionados à literatura e teatro e com assessoria de imprensa na área de Cultura. Autora de Eu, Passarinho e Luar, o menino que escuta estrelas. É idealizadora da Casa Espaço de Criação, que edita o Boletim Casa, agenda cultural semanal de Bagé.

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.