Fale com o produtor

O evento já encerrou...

InterEditores 2025

Carregando recomendações...

InterEditores 2025

01 out - 2025 • 09:00 > 01 out - 2025 • 18:00

Evento encerrado

InterEditores 2025

01 out - 2025 • 09:00 > 01 out - 2025 • 18:00

Evento encerrado

Descrição do evento

InterEditores 2025 1º de outubro de 2025 Horário: 9h às 18h

Realização: Zeppelini Publishers e G&F Projetos de Impacto
Curadoria Científica: Marcio Zeppelini e Rui Seabra Ferreira Jr


O III InterEditores faz parte da série especial de comemorações pelos 25 anos da Zeppelini Publishers, celebrando um marco de inovação e qualidade no universo editorial. 

Este evento oferece uma oportunidade excepcional para editores, co-editores, editores associados e secretários editoriais de revistas técnicas e científicas de língua portuguesa explorarem as mais recentes tendências do setor. Com curadoria científica e acadêmica de Marcio Zeppelini e Rui Seabra, a programação inclui discussões aprofundadas sobre a integração da Inteligência Artificial Generativa na pesquisa e publicação científica, os desafios da publicação rápida, novas abordagens para a transparência, financiamento e sustentabilidade dos periódicos científicos brasileiros, bem como abertura nos processos editoriais.

Convidamos você a se juntar a nós no dia 11 de setembro de 2025, para um dia inesquecível repleto de insights valiosos e oportunidades de networking. A celebração deste aniversário é uma data especial e ocasião ideal para aqueles que desejam liderar o caminho no mundo das publicações científicas, adotando práticas inovadoras e ampliando suas conexões profissionais. 

Sua presença é essencial para enriquecer as discussões e contribuir para um avanço significativo do conhecimento científico. Participe desta experiência transformadora e faça parte do legado da Zeppelini Publishers.



8h30 - Recepção e Credenciamento

9h - Abertura e boas vindas

Marcio Zeppelini [Zeppelini Publishers]. Diretor Executivo da Zeppelini Publlishers. Produtor Editorial, Empresário e Empreendedor Social. Ex-Conselheiro da ABEC-Brasil.

Rui Seabra Ferreira Jr. [Unesp / ABEC]. Pesquisador Titular Cevap-Unesp, Editor Chefe JVATiTD, Presidente da Abec 2016-2020, Diretor Científico do Parque Tecnológico de Botucatu, Membro da Academia Brasileira de Ciências Farmacêuticas.

9h15 - Debate: Inteligência artificial na pesquisa científica: Ferramenta revolucionária ou risco ético?

Marcio Zeppelini, Rui Seabra Ferreira Jr. e convidados.

10h - Peer-review automatizado ou humano: possibilidades e desafios. Debate sobre o futuro da revisão por pares com Open Science e com a IA e a publicação de relatórios de revisão.

Sigmar de Mello Rode [UNESP | ABEC Brasil]. Graduado em Odontologia, Mestre em Clínicas Odontológicas e Doutor pela USP. Livre-Docente em Dentística pela Faculdade de Odontologia da USP e Titular pela Faculdade de Odontologia de São Jose dos Campos da UNESP. Ex-presidente da ABEC Brasil. Foi editor científico da Brazilian Oral Research e é editor de área da CLINICS e da Acta Cirúrgica Brasileira. Coordena o Escritório de Ética do SciELO.

10h45 - Sustentabilidade de um periódico científico no Brasil na era da superabundância de informação científica. Desafios e estratégias para a manutenção de revistas em um cenário de recursos limitados e volumes crescentes de artigos.

Benedito Barraviera [UNESP | ABEC]. Professor titular da Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP), editor emérito do *Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases* e ex-presidente da ABEC. Fundador e ex-diretor do CEVAP, é pioneiro na editoração científica no Brasil, liderando iniciativas como a publicação em fluxo contínuo e práticas de ciência aberta na SciELO.

11h30 - PAINEL DE DISCUSSÃO: IA, Ética e Sustentabilidade: Estratégias para a publicação científica na era da informação

Sigmar de Mello Rode e Benedito Barraviera. Mediação: Rui Seabra Ferreira Jr.


12h30 - Almoço (não incluído)


14h - O continuum da comunicação científica: Conectando preprints, periódicos, dados e índices. Os desafios e oportunidades de integrar o modelo Continuum SciELO e o fast-track para fortalecer a ciência aberta

Abel L. Packer [SciELO]. Diretor do Programa SciELO, com ampla experiência em políticas de editoração, acesso aberto e curadoria de coleções científicas digitais. Atua há décadas promovendo inovação e qualidade no acesso à informação científica.

14h45 - Inovação na Publicação Científica: Formatos Digitais e Multimídia. Exploração de podcasts, vídeos e novas mídias para disseminação de pesquisas.

Silvia Galleti [INSTITUTO BIOLÓGICO/ABEC-BRASIL]. Graduada em Biologia pelo Mackenzie e Mestre em Biotecnologia pela USP. Coordena a Comissão de Integridade Científica do Instituto Biológico. Editora-chefe dos Arquivos do Instituto Biológico (AIB) e é editora do SciELO Preprints na área de Agrárias. Membro do Conselho Consultivo da SciELO Brasil.

15h30 - Open Access e Inovação: Estratégias para Causar Impacto e Visibilidade em Revistas Científicas. O case da Revista Núcleo do Conhecimento e o caminho para maior engajamento e reconhecimento acadêmico.

Miguel Dendasck [DASCKUP/NÚCLEO DO CONHECIMENTO]. Administrador de empresas e engenheiro de software, com especialização em marketing digital, tecnologia e segurança da informação. É diretor executivo da Dasckup e CEO da Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento.


16h15 - Coffee-Break

16h30 - PAINEL DE DISCUSSÃO:  Inovação e Criatividade na Comunicação Científica: Conectando Preprints, Multimídia e estratégias inovadoras

Abel Packer, Sílvia Galetti e Miguel Dendasck. Mediação: Rui Seabra Ferreira Jr.

17h30 - ENCERRAMENTO

Palavras Finais e Coquetel de confraternização - 25 anos de Zeppelini

Marcio Zeppelini e Rui Seabra Ferreira Jr.



Política do evento

Cancelamento de pedidos pagos

Cancelamentos de pedidos serão aceitos até 7 dias após a compra, desde que a solicitação seja enviada até 48 horas antes do início do evento.

Saiba mais sobre o cancelamento

Edição de participantes

Você poderá editar o participante de um ingresso apenas uma vez. Essa opção ficará disponível até 24 horas antes do início do evento.

Saiba como editar participantes

Local

Espaço Abrahão & Rosa

Rua Nestor Pestana, 101 Consolação

São Paulo, SP

Termos e políticas

Sobre o produtor

Gestão Filantropia Projetos de Impacto

Métodos de pagamento

Parcele sua compra em até 12x

Compre com total segurança

Os dados sensíveis são criptografados e não serão salvos em nossos servidores.

Google Safe BrowsingPCI compliant

Precisando de ajuda?

Acessa a nossa Central de Ajuda Sympla ou Fale com o produtor.