Você já foi interpretado de uma forma totalmente diferente daquela como se expressou??
Comigo já aconteceu muito isso e também o contrário, onde entendi algo longe daquilo que a pessoa havia me falado. Quando isso acontece, causa um misto de incômodo, insatisfação e também julgamentos, porque nos frustramos uns com os outros, e o pior é que às vezes sem nem sabermos o motivo. Ficamos naquela espécie de vácuo.
A Comunicação Não Violenta pode te ajudar e muito a se comunicar e ser entendido. Você sabia disso?
Vou te explicar um pouco: Quando usamos a linguagem da Comunicação Não Violenta que iremos chamar de CNV, para nos expressarmos, criamos uma forma de conexão honesta e empática com o outro e com nós mesmos. As conversas que antes vinham cheias de julgamentos, críticas e juízos de valor, podem se tornar conscientemente, conversas que você irá se orgulhar em desenvolver com seus amigos, colegas e liderados, pois ela te apoia em criar ambientes que permitem compartilhar sentimentos e necessidades de uma forma transparente e genuína.
Vou te dar uma exemplo de um diálogo feito em uma reunião ou bate-papo numa empresa:
Sem CNV - "João você NUNCA entrega os relatórios em dia, é um PREGUIÇOSO mesmo."
Com CNV - "João verifiquei que nas duas últimas semanas você atrasou a entrega do relatório. Eu fico angustiado pois temos compromissos a cumprir que dependem destas informações e quero ver com você se podemos acertar a entrega para as datas conforme combinado, ou então caso necessário nos peça ajuda."
Sem CNV note que ao falar com João, foi usado um exagero na linguagem usando a palavra NUNCA e também um JULGAMENTO ao ser chamado de preguiçoso pelo atraso na entrega dos relatórios. Talvez você já tenha visto ou presenciado formas de comunicação como esta, ou similares, não necessariamente no ambiente corporativo mas nas relações de família com seu marido, esposa ou com filhos. Acontece muito também nas relações sociais com nossos amigos onde a saia justa vem em ocasiões em que menos estamos preparados.
Já na forma com CNV o que está em questão é o fato em si que são os relatórios e as datas, notem que o acordo com João é reiterado de forma harmônica e educada, sem julgamentos ou críticas. A pessoa sente que tem seu valor assegurado e respeitado, e o pedido de entrega dos relatórios feitos em concordância com os critérios da empresa.
Depois de ler isso você pode estar se perguntando:
E se eu não conseguir implementar???
Olha só, a Imersão em Comunicação Não Violenta - Curso Básico vai te apresentar o passo a passo, dicas práticas e exercícios para você se sentir seguro, confortável e também capaz de melhorar seus relacionamentos com uma linguagem que é sincera e conhecida no mundo todo como a linguagem do coração. Sua adesão vai acontecer de acordo com o desenvolvimento das suas ações e seu desejo de se nutrir com conexão e empatia nos relacionamentos pessoais e profissionais. Faça esse desafio à você mesmo, se provoque nessa mudança e perceba como pode ser diferente e conciliador a tua jornada a partir desse novo olhar.
Quanto tempo até dar resultado????
*A CNV é "treino" e "treino diário", mas uma coisa é certa, você não precisa usar como uma ferramenta e estar com ela conectada o tempo todo. Você vai saber usar na hora e no momento certo. Vai chegar aquele dia em que você nem vai perceber e já vai estar aplicando naturalmente nos seus diálogos, principalmente quando sentir que existe alguma situação de conflito, que é onde a CNV exerce uma experiência muito positiva.
*Não se cobre, use de forma leve mas consistente. Faça com que a CNV esteja presente quando necessária, e caso esqueça ou não aconteça como você esperava, tudo bem. Está tudo bem não dar certo na primeira vez, nem na segunda, nem na terceira... cada pessoa tem seu tempo, e está tudo bem também.
Agora quero te trazer um dado importante que o Grupo Catho que fez com 46 mil executivos brasileiros onde descobriu que mais do que a fluência em inglês, as competências comportamentais são os principais fatores na contratação. A partir disso muitas pessoas perdem grandes oportunidades de carreira por algum gap na forma de se comunicar, por se expressar de forma violenta (que não é o caso de sair no tapa, mas na forma rude e inadequada à ocasião), veja só é na comunicação que consolidamos quem somos, imputando credibilidade, encantando, nos expressando de forma coerente com o ambiente e pessoas que estamos nos relacionando. Somos traídos muitas vezes por vícios de linguagem, julgamentos, que boicotam nosso crescimento e evolução. E você pode entender essa pesquisa a seu favor, sendo aquela pessoa que se liberta desses vícios e crenças que tanto comprometem os perfis, aperfeiçoando todos os dias suas habilidades relacionais e de comunicação.
Lembre-se: Palavras devem ser janelas e não paredes.
Esteja você um passo à frente, e entenda essa forma que em mais de 65 países é adotada e admirada pela maneira simples de sucesso em fazer a diferença ajudando as pessoas na construção de diálogos corajosos.
Vem junto!!
“A maioria de nós cresceu falando uma linguagem que nos encoraja a rotular, comparar, exigir e pronunciar
julgamentos em vez de estar ciente do que estamos sentindo e precisando”. (Marshall Rosenberg)
ESTA IMERSÃO DESTINA-SE À PESSOAS QUE:
- desejam se destacar em sua área e se tornar influentes, desenvolvendo ainda mais uma competência
- necessitam melhorar sua comunicação, se fazer compreender e também compreender o que está sendo dito pelo outro
- tem interesse em lidar de maneira efetiva na condução de conflitos, tanto no ambiente profissional quanto pessoal
- querem ser reconhecidas pela habilidade em alcançar acordos mutuamente satisfatórios, sem deixar de se expressar ou ouvir as partes
- acreditam que aprender a ter compaixão não é ser fraco, e sim, ser humano
- querem desmistificar a questão das necessidades e sentimentos como sendo responsabilidade do outro
NA IMERSÃO EM COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA VOCÊ PODE:
CRONOGRAMA DA IMERSÃO EM CNV
O CRIADOR DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA é o psicólogo estadunidense Marshall B. Rosenberg. Tendo crescido em um bairro violento em Detroit, se interessou por novas formas de comunicação para criar alternativas pacíficas de diálogos que pudessem amenizar os climas hostis iguais aos que conviveu. Teve contato com Gandhi e foi aluno de Carl Rogers onde aperfeiçoou seus estudos, tornando-se doutor em psicologia. Seu livro virou best-seller internacional.
INSCRIÇÃO
Com um número LIMITADO DE VAGAS para proporcionar um melhor aprendizado e conexão com o conteúdo, ao se inscrever na Imersão em Comunicação Não Violenta - Curso Básico você terá direito a:
- Material de apoio, composto por bloco, caneta
- Giraffe = conjunto criado para o curso composto de lista de necessidades, sentimentos e pseudo-sentimentos
- Certificado de 8h
- Cópia do material trabalhado na imersão + Ebook: CNV a Linguagem do Coração, por meio digital
- Almoço e coffe-break (manhã e tarde) já inclusos no valor da inscrição
Categorias Destaques: Autodesenvolvimento, Comunicação Não Violenta, Empatia, Autenticidade, Inteligência Emocional, Comunicação, Relações Interpessoais, Pensamento crítico e analítico .